👇 Destaque do mês

Os Herodes da História da Judéia dos tempos de Jesus

Quantos e quais Herodes fizeram parte da história da Judéia dos tempos de Jesus? Qual o legado deixado por eles ao cristianismo?

💡 VEJA MAIS: Perguntas e Respostas Bíblicas
É comum confundirmos a identificação dos personagens bíblicos conhecidos pela alcunha de Herodes, considerando que este não era propriamente um nome pessoal, mas um título familiar. Por exemplo, nos dias do nascimento de Jesus Cristo, a terra de Israel estava sob domínio do Império Romano, que constituiu governadores ou reis sobre as províncias estabelecidas.

Uma dessas províncias era a Judéia, governada a partir de 37 a.C. por Herodes, o Grande, filho de Antipáter. Por ocasião do anúncio do nascimento de Jesus pelos reis magos, o monarca ordenou a execução dos meninos de Belém (Mt 2.11-18; Lc 1.5). Entretanto, a Bíblia menciona outros Herodes nos dias da Igreja Primitiva, os quais descreveremos aqui.

O primeiro a usar esse nome e deu início a dinastia dos Herodes, foi o Herodes, o Grande. A palavra Herodes significa “heroico”. Há registro de pelo menos cinco governantes que usaram este nome. Herodes, o Grande era idumeu ou edomita, descendente de Edom (Esaú), povo conquistado e levado ao Judaísmo. Assim, originaria -mente, a dinastia herodiana não era judaica, mas aceita religiosamente como tal por questões políticas.

Herodes, o Grande, nasceu em 72 a.C., governou de 37 a.C. até sua morte por volta do ano 4 da era Cristã (Mt 2.20). Após sua morte, seu reino foi dividido.
👉 A Idumeia, Samaria e a Judéia ficaram com seu filho Herodes Arquelau;
👉 a Galiléia e Peréia foram destinadas ao outro filho, Herodes Antipas;
👉 e Ituréia e Traconites foram governadas por Herodes Felipe. Esses três Herodes são alguns dos filhos de Herodes, o Grande, que não foram mortos ou deserdados por este, tamanha foi a crueldade de seu pai.

🎯 Herodes Arquelau (Mt2.22), Herodes Felipe (Lc 3.1) e Herodes Antipas (Lc 3.19), receberam destaque por serem citados na Bíblia e contemporâneos de Jesus.

A Judéia, Samaria e Idumeia eram, sem dúvida, as regiões mais importantes. Herodes Arquelau deu continuidade a prática de seu pai nas grandes construções e edificações. Porém, foi um governante cruel e prepotente. Cometeu várias arbitrariedades. Acabou deposto e Roma indicou para assumir seu lugar o procurador Pôncio Pilatos, responsável pelo julgamento e crucificação de Jesus.

Herodes Antipas (Lc 3.19 e 9,27) governou a Galiléia e Pereia e seus arredores. O profeta João Batista denunciou-o pelo seu pecado de tomar para si a mulher de seu irmão Filipe, filho de Mariamne. Este Filipe (Mt 14.3) não é o personagem mencionado em Lucas 3.1, que governou Ituréia e Traconites.

Antipas foi o responsável pela morte de João Batista. Ele também recusou julgar Jesus, quando o Senhor foi encaminhado por Pilatos (Lc 23.7). Este Herodes acabou exilado, como consequência de seus abusos e desmandos no governo.

Quando Herodes Antipas foi banido, seu sobrinho Herodes Agripa 1°, filho de Aristóbulo assumiu o governo, inclusive, mais tarde a própria Judéia foi incorporada sob o domínio do imperador Cláudio. Este monarca tentou agradar os judeus, prendeu e decapitou a Tiago, irmão de João.

O rei acabou comido por bichos por causa de suas palavras (At 12.23). O seu filho, Herodes Agripa 2°, sucedeu-o (50 a 70 d.C.). O apóstolo Paulo fez a sua defesa diante deste rei. Ele chegou a falar que, por pouco, o prisioneiro o convence a ser um cristão. “Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias” (At 26.28,29), respondeu Paulo.

O rei mostrou-se favorável a soltura do apóstolo, mas este já houvera apelado para César (At 26.31,32).

Outro feito interessante é que Agripa 2° tentou pacificar judeus e romanos. Após a queda de Jerusalém (70 d.C.), o monarca e sua esposa Berenice foram residir em Roma. Ele morre no ano 100 d.C. sem deixar herdeiros.

💡 VEJA MAIS:

Referência: SOARES, Jossy. Os Herodes da História da Judéia dos tempos de Jesus. Mensageiro da Paz, setembro, 2019

Compartilhar:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !