Como Refletir a Santidade de Deus?

A santidade tem de estar refletida no seu povo, sobretudo na vida dos seus ministros. “Escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1.16).

O impossível toma-se possível pela provisão do seu Filho, Jesus Cristo, e pelo poder do seu Espírito Santo. Wesley disse que o Espírito Santo é a “causa imediata da santidade”.

💡 Então, como refletir a santidade de Deus?

1. Rejeitar o pecado

🔥 Primeiro, a santidade de Deus é refletida em uma aversão incondicional ao pecado. Provérbios 6.16-19 registra: “Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.

Refletir a santidade de Deus significa rejeitar o pecado. “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu” (1 Jo 3.6).

2. Não excluir os outros

🔥 Segundo, a santidade de Deus é refletida em um amor incondicional pelo seu povo. “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus” (1 Jo 3.1). O coração de Deus olha além da ação do fazedor.

Ele não pode aceitar o pecado, mas pode envolver os braços de aceitação e perdão em volta do pecador arrependido.

Refletir a santidade de Deus quer dizer não excluir os outros. Isso não significa carimbar aprovação no pecado — de forma alguma. Significa, porém, ter um coração que é inclusivo em vez de exclusivo. Na mensagem intitulada “O Caminho da Santidade”, Jonathan Edwards declarou que o caminho “é doce e estonteantemente agradável”.

3. Colocar de lado o eu e o egoísmo

🔥 Terceiro, a santidade de Deus é refletida no sacrifício incondicional pelo bem-estar dos outros. João 3.16 têm sido escarnecido por fãs de futebol, promotores de luta livre e comediantes. Mas nunca será substituído como a palavra definitiva sobre o compromisso de Deus para com a criação.

Refletir a santidade de Deus significa colocar de lado o eu e o egoísmo em prol da redenção dos outros. De acordo com o apóstolo Paulo, isso ocorre em casa como também nas ruas. Efésios 5.25 nos previne: “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.

Embora não sejamos “pequenos deuses”, como ensinam certas religiões, podemos ter um pouco de Deus em nós. “Vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Co 1.30).

🎯 Como escreveu John Brown, teólogo escocês do século XIX: “Santidade consiste em pensar como Deus pensa e querer como Deus quer”. O que é isso? Refletir a santidade de Deus!

💻Adaptação: Cristão Alerta
📝Referência: TOLER, Stan.  A Excelência do Ministério. Orientações práticas para o pastorado. Ed. 2011, Rio de Janeiro. Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !