Finalidade da na Música na Igreja

As sete grandes finalidades da música, do louvor e da adoração no culto ao Senhor são:

1) Preparar os corações para a mensagem da Palavra de Deus

Em 2 Reis 3.15,16, encontramos três reis se deslocando para o campo de batalha contra os moabitas: Jorão, rei de Israel; Josafá, rei de Judá; e o rei de Edom. O profeta Eliseu era portador de uma mensagem profética da parte de Deus e solicitou um músico antes da enunciação profética.


Em 1 Samuel 10.5, encontramos o louvor ao Senhor coadjuvando a palavra profética. Em Salmos 146.9, está registrado que o louvor aparece claramente relacionado à Palavra de Deus. Todo pregador do Evangelho é sabedor disso por experiência. Os evangelistas, sempre que saem a pregar a Palavra de Deus, levam consigo um consagrado cantor. Procederam dessa forma, por exemplo, John Wesley, George Whitefield, Dwight Lyman Moody, Billy Graham e Bernhard Johnson.

🔍 Saiba mais – Veja:

A Harpa Cristã e a sua História

Sara Araújo, a Primeira Assembleiana a Gravar um LP

2) Propiciar a manifestação da glória divina no ambiente

Em 2 Crônicas 5.12-14, lemos sobre a inauguração do Templo de Deus em Jerusalém. A mensagem bíblica do canto era: “O Senhor é bom e a sua benignidade dura para sempre”, 2Cr 5.13. A mensagem era simples, curta e conhecida, mas era ungida por Deus e era dEle. E disso que precisamos!


3) Vitória sobre os inimigos

Em 2 Crônicas 20.21,22, vemos que o rei Josafá estava sozinho quando enfrentou três povos inimigos: amonitas, moabitas e edomitas (2Cr 20.22).


Pelo louvor no Espírito, a derrota dos inimigos foi total. A vitória sobre o inimigo está relacionada ao louvor ao Senhor, seja que tipo de inimigo for.


4) Libertação divina

Em Atos 16.25,26, vemos Paulo e Silas aprisionados e precisando sair para continuarem a pregar o Evangelho. Quando Paulo e Silas cantavam e oravam, Deus interveio e os libertou de modo repentino, inesperado e sobrenatural. Em Atos 16.23, lemos que os dois “cantavam hinos a Deus”, ou seja, o nosso louvor precisa ter endereço certo, e também precisa ser aceito nesse endereço.


5) Fortalecer a fé do crente

Em Romanos 4.20, lemos que Abraão fortalecia a sua fé dando glória a Deus. Muitos crentes são fracos e raquíticos porque ainda não descobriram o poder que há em atribuir toda a glória a Deus.


6) Adorar ao Senhor

Em 2 Crônicas 29.29,30, percebemos que louvaram ao Senhor (isto é, cantaram e tocaram ao Senhor), mas também adoraram ao Senhor. E vão cantar e tocar sem adorar ao Senhor. Louvar vem da voz, da boca, do instrumento etc. Adorar vem do coração, da alma, da fé, e é gerado pelo Espírito Santo.


7) Ensinar e admoestar o povo de Deus

Em Colossenses 3.16, o povo de Deus é ensinado e admoestado pelo louvor e pela adoração ao Senhor através da mensagem e da unção divina da música, da melodia, da harmonia, da letra e da presença do Senhor.

Artigo: Pastor Antonio Gilberto | Reverberação: www.cristaoalerta.com.br


VEJA TAMBÉM ESSAS PUBLICAÇÕES:

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !