A Harpa Cristã e a sua História

🙌 Ela foi especialmente organizada com o objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus nas diversas liturgias da igreja. 


A Harpa Cristã é Hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil. Ela foi especialmente organizada com o objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus nas diversas liturgias da igreja: culto público, Santa Ceia, batismo, casamento, funeral e outras ocasiões especiais.

Em seus primórdios, as Assembleias de Deus usavam os Salmos e Hinos para o seu cântico congregacional, que também eram utilizados por diversas igrejas evangélicas históricas. Mas, em virtude das peculiaridades históricas e doutrinárias, os pioneiros sentiram a necessidade de um hinário que também enfocasse as verdades pentecostais.

Em virtude dessa premência, os líderes da Assembleia de Deus de Belém (PA), os missionários suecos, preparam um hinário, cuja impressão ficou pronta em 6 de outubro de 1917, e tinha 194 hinos.

🕛 Em 1921,foi lançado o Cantor Pentecostal, impresso pela tipografia Guajarina, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho e que tinha 44 hinos e 10 corinhos. Foi distribuído pela AD de Belém, que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de Janeiro, n° 75.

🕛 Em 1922,foi lançada em Recife (PE) a primeira edição da Harpa Cristã com 100 hinos, que viria a tornar-se o hinário oficial das Assembleias de Deus. Sob a orientação editorial do pastor Adriano Nobre, teve uma tiragem inicial de mil exemplares, impressa nas oficinas do Jornal do Comércio e distribuída para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nystrõm.

🕛 A segunda edição da Harpa Crista, já com 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pongetti, no Rio de Janeiro, em 1923, numa tiragem de 3.000 exemplares. Na terceira edição, de 1932, tinha a Harpa Cristã 400 hinos e uma tiragem de 5.000 exemplares. A quarta edição foi de 10.000 exemplares com 458 hinos e a quinta, com 512 hinos, foi de 8.000 exemplares. Da quarta edição foram publicados mais de 4.000 exemplares. O preço mais barato do hinário foi de 3 mil réis.

Sucederam-se muitas outras edições, vindo a ser impressas nas oficinas da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Com o passar dos tempos, outros hinos foram sendo acrescentados até que o nosso hinário oficial em 1941 atingisse 524 hinos, número esse que, durante várias décadas, caracterizou a Harpa Cristã.

🕛 Até 1981, quase todos os hinos da Harpa Cristã já haviam sido revisados. Os mais altos foram transpostos para tons mais acessíveis ao cântico congregacional. Na elaboração dos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nystrõm. Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o pastor e músico Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o pastor Macalão o principal tradutor e adaptador da Harpa Cristã.

🕛 O primeiro caso de um hinário com música nas Assembleias de Deus ocorreu em 1929, em Belém, quando os pastores Samuel Nystrõm e Julião Silva publicaram naquela cidade uma edição da Harpa Cristã só com música, tendo apenas os títulos dos hinos, por não lhes ter sido possível imprimir letra e música. A gráfica impressora foi a do jornal Boa Semente, que precedeu o jornal Mensageiro da Paz. A gráfica funcionava na Travessa 9 de Janeiro, 75.

🕛 Em 1932, foi lançado no Rio de Janeiro o Livro de Música da Harpa Cristã, mimeografado, contendo a música de 400 hinos. Nessa época, a Harpa Cristã sem música estava na sua quarta edição.

🕛 Em 1937,a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), reunida em São Paulo, convocou uma comissão para editar e imprimir a Harpa Cristã com música. Desta comissão faziam parte Emílio Conde, Samuel Nystrõm, Paulo Leivas Macalão, Jahn Sõrheim e Nils Kastberg. Nesse empreendimento, também tomou parte ativa o Dr. Carlos Brito.

🕛 Em 1979,mediante proposta apresentada pelo pastor Adilson Soares da Fonseca, o Conselho Administrativo da CPAD, cumprindo resolução da Assembleia Geral da CGADB, reunida em Porto Alegre (RS) naquele ano, convocou uma comissão para proceder uma revisão geral das músicas e das letras da Harpa Cristã. A comissão era formada pelos seguintes pastores: Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Nicodemos José Loureiro, Antonio Gilberto e João Pereira. Nessa empreitada, também tomou parte ativa o pastor e consagrado poeta Joanyr de Oliveira. Em termos técnicos, os trabalhos contaram com dois obreiros especializados: João Pereira, na correção e adaptação da música; e Gustavo Kessler, na revisão das letras.

🕛 SURGIU A HARPA CRISTÃ
Com esse trabalho da comissão surgiu a Harpa Cristã atualizada, lançada em 1992, contendo mais 628 hinos com uma nova sequência numérica distribuída em seis grupos temáticos. Mas, a maioria das igrejas optou por ficar com a harpa tradicional. De qualquer forma, a experiência serviu para rever a hinódia pentecostal, tornando-a mais viva e participativa nas reuniões das Assembleias de Deus. Fez-se, então, necessário manter os antigos 524 hinos na sequência numérica tradicional, acrescentando-se os 116 novos hinos da Harpa Cristã atualizada. Surge, assim, em 1996, a atual Harpa Cristã ampliada com 640 hinos.

Referências: Jornal Mensageiro da Paz, setembro de 2010

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !