Revista Cristão Alerta: Nova

Lição 13 Conselhos para uma Vida Autêntica

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro | Lição 13 Conselhos para uma Vida Autêntica | Data da aula: 30 de Março de 2025


TEXTO PRINCIPAL

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1 Jo 1.9).

RESUMO DA LIÇÃO

Na Carta de Tiago encontramos importantes conselhos para que tenhamos uma vida cristã frutífera.


LEITURA SEMANAL

SEGUNDA– Sl 50.15 Deus nos ouve no dia da angústia

TERÇA– SL 103.3 O Senhor é quem nos perdoa e cura

QUARTA– Is 53.5 Pelas suas pisaduras somos sarados

QUINTA – Lc 17.19 A fé que salva

SEXTA– Jo 14.13,14 Pedir em nome de Jesus

SÁBADO – 1 Pe 2.24 Viver para a justiça


OBJETIVOS

1. CONSCIENTIZAR da importância da oração;

2. COMPREENDER o poder da confissão;

3. MOSTRAR a responsabilidade da restauração.

Auxílio Bíblico Dominical Jovens – 2º Trimestre 2025


INTERAÇÃO

Prezado (a) professor (a), com a graça de Deus, chegamos ao final da série de lições a respeito da Carta de Tiago. Ele inicia trazendo aos crentes uma palavra de encorajamento, pois ao que tudo indica, eles estavam sendo duramente provados (1.2.3). Sabemos que as provações não são para nos abater, mas para nos lapidar, fortalecer e amadurecer. Tiago finda sua Carta também com uma consolação a respeito da paciência em meio às aflições e cita Jó como exemplo de vida e paciência (5.11). Este servo de Deus, depois de experimentar terríveis sofrimentos, recebe do Todo-Poderoso a sua vitória. Tiago lembra aos irmãos que Jesus em breve voltará e que toda tribulação terá o seu fim, pois desfrutaremos da misericórdia e bondade de Deus para todo o sempre.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a), para o encerramento do estudo da Carta de Tiago, sugerimos que você reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para fazer um resumo geral dos últimos conselhos de Tiago.


CONCLUSÃO DA CARTA DE TIAGO

1. O mau uso dos bens materiais (5.1-6);

2. Paciência e constância nas provações até a volta de Jesus (5.7-11);

3. Não ao juramento (5.12);

4. A oração e unção em favor dos enfermos (5.13-18);

5. A restauração dos irmãos que se desviaram (5.19.20).


TEXTO BÍBLICO: Tiago 5.13-20

13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor.

15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17 Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

19 Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converte.

20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.


INTRODUÇÃO

Chegamos à última lição do trimestre. Foram lições em que estudamos a Carta de Tiago, conhecida por seu caráter prático, com orientações para uma vida cristã autêntica. Nos versículos finais (5.13- 20). Tiago oferece conselhos valiosos a respeito de importantes temas, como por exemplo: oração, confissão e restauração. Vamos concluir nosso estudo abordando três pontos relevantes para a vida cristã frutífera: a importância da oração, o poder da confissão e a restauração em Deus.


I - A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

1. A oração. 

Tiago deixa claro que a oração é uma resposta adequada para todas as situações da vida, sejam de aflição, sejam alegria ou doença. Sabemos que a oração, como expressão de fé e dependência de Deus, deve ser a nossa primeira ação em qualquer circunstância, demonstrando nossa confiança em sua soberania e cuidado. A oração nos ajuda a manter uma conexão com Deus, permitindo que Ele intervenha e nos guie em todas as áreas da nossa vida. Quando oramos, abrimos espaço para que Deus opere em nós e por nosso intermédio. 


A prática regular da oração reflete uma vida centrada em Deus. Ao que tudo indica. Tiago foi um homem que orava, pois foi um dos primeiros líderes da igreja em Jerusalém (Mt 13.55: Mc 6.3: At 12.17). A palavra “doente” no versículo 14 tem o sentido de fraco ou frágil No Novo Testamento, esta palavra é utilizada muitas vezes para se referir às doenças físicas, tais como Lucas 4.40, mas também é usada para se referir a “enfermo na fé” (Rm 14.1).


2. Oração da fé. 

O versículo 15 destaca o poder da oração da fé: “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará: e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” Toda oração deve ser feita com fé, crendo no poder de Deus, seja para curar, seja para libertar, perdoar etc. 


A oração da fé torna-se eficaz porque se baseia na confiança nas promessas de Deus e na sua capacidade de operar milagres. Além disso, a oração da fé nos desafia a olhar além das circunstâncias imediatas e a confiar no poder de Deus para realizar o impossível. Essa confiança não é baseada em nossos méritos, mas na fidelidade de Deus. Quando oramos com fé e alinhamos nosso coração com a vontade de Deus, Ele nos responde e, por sua misericórdia, nos concede aquilo que necessitamos.


3. Oração pelo próximo. 

Tiago enfatiza a importância de orarmos uns pelos outros (v. 16), pois a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. A oração em favor do próximo promove a comunhão, revela amor e nos leva a experimentarmos a presença de Deus de maneira mais poderosa. O propósito de orar uns pelos outros também é de ajudar a carregar os fardos uns dos outros, fortalecendo os laços fraternos. O momento de oração em um culto é uma expressão de unidade e cooperação, refletindo a interdependência do Corpo de Cristo.


SUBSÍDIO 1

“5.13-ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS AFLITO? […] CONTENTE?

Independentemente de nossas circunstâncias, devemos buscar a Deus e considerar como podemos honrá-lo por meio da oração e da adoração. Quando você está enfrentando problemas, necessidades e aflições, a Palavra de Deus convida você a buscá-lo para obter forças, por meio da oração. Jesus serve como seu mediador, representando a sua situação ao Pai no céu (Hb 7.25). Ele cuidará que você receba a ajuda de que precisa (Hb 4.16). Responda ao misericordioso convite de Deus ‘lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós’ (1Pe 5.7). Se estivermos felizes, devemos aproveitar todas as oportunidades de expressar gratidão e louvor a Deus pela sua bondade (cf. Sl 33.2-3; 81.1-2; 92.1-3: 98.4-6; 144.9: 149.1-5: 150).


5.15 A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE.

Tiago está falando principalmente de doenças físicas, no entanto, é apropriado, em qualquer ocorrência de aflição ou enfermidade física, mental ou emocional, pedir as orações dos líderes da igreja.

(1) Os pastores e líderes devem orar pelos doentes e ungi-los com azeite. Observe que é responsabilidade dos líderes orar a oração da fé. O Novo Testamento atribui a maior responsabilidade do ministério de cura à igreja e aos seus líderes.

(2) O azeite que é derramado ou espalhado sobre a pessoa provavelmente representa a presença e o poder de cura do Espírito Santo. O azeite pode ser usado como um ponto de contato ministerial, e como um auxílio para a fé (cf. Mc 6.13).

(3) É a oração que Tiago enfatiza como sendo mais importante. A oração eficaz deve ser oferecida com fé – com a completa confiança em Deus para que Ele faça o que somente Ele pode fazer para que os doentes sejam curados. O Senhor dará a fé segundo os seus propósitos (veja Mt 17.20).

(4) Poderá acontecer que as pessoas nem sempre sejam curadas instantaneamente; mas ainda assim, a igreja deve continuar a demonstrar a sua fé por meio de oração persistente e confiança no poder de cura do Espírito Santo. Independentemente do que aconteça, o povo de Deus deve confiar tudo a Deus e considerar que a situação está nas mãos de Deus.”(Bíblia de Estudos Pentecostal Para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 1780. 1781)


II - O PODER DA CONFISSÃO

1. Confissão de pecados. 

A confissão de pecados é um passo decisivo para a cura e a restauração (v. 16). Reconhecer e confessar nossos pecados traz o perdão divino e restauração física, emocional e espiritual. A confissão nos liberta do peso da culpa e do pecado, permitindo-nos experimentar a graça e o perdão de Deus. 


A confissão, seja ela pública ou privada, cria um ambiente de responsabilidade e apoio dentro da comunidade cristã. Quando confessamos nossos pecados, primeiramente a Deus e depois a um crente maduro em quem confiamos, ou a um líder, abrimos espaço para a restauração espiritual. A confissão é um ato de coragem e humildade que nos leva a uma maior intimidade com Deus e com os outros (1 Jo 1.9).


2. Cura espiritual e física. 

A confissão não apenas alivia a carga espiritual, mas também pode trazer a cura física (v. 16). Quando confessamos nossos pecados e oramos uns pelos outros, ativamos o poder de cura de Deus em nossas vidas, tanto no plano espiritual quanto no físico. A cura resultante da confissão e da oração reflete a interconexão entre nosso bem-estar espiritual e físico. O pecado e a culpa podem causar doenças espirituais, emocionais e físicas, mas a contrição, a confissão e o arrependimento trazem alívio e restauração para o espírito, alma e corpo. A prática regular da confissão e da oração na igreja nos ajuda a manter uma vida saudável e equilibrada, livre do peso do pecado e aberta à intervenção curativa de Deus. É necessário ressaltar que, diferentemente da Igreja Romana, onde a confissão ao sacerdote constitui uma parte essencial do sacramento, não acreditamos que outro ser humano possua autoridade para absolver de pecados confessados. Somente Deus (e ninguém mais), por meio do sacrifício de Jesus na cruz, mediante a fé, pode perdoar pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).


3. O exemplo de Elias. 

Tiago usa o exemplo de Elias para ilustrar o poder da oração sincera e eficaz (vv. 17,18). Elias, um homem comum, alcançou resultados extraordinários por meio da oração fervorosa, encorajando-nos a fazer o mesmo. O exemplo de Elias nos mostra que a eficácia da oração não depende de nossa perfeição, mas da nossa fé e persistência. Mesmo sendo um ser humano sujeito a falhas e fraquezas, Elias confiou no poder de Deus e viu grandes milagres acontecerem. Sua vida nos desafia a orar com fervor e a confiar que Deus pode operar maravilhas por intermédio de nossas orações, independentemente de nossas limitações humanas. 


Podemos ver, pelo exemplo da vida de Elias, que a fidelidade é um atributo de quem tem fé, e que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Fidelidade torna-se, então, a qualidade de quem é cheio de fé. A proposta de Deus para nossa vida é vivê-la cheia de fé, que, por sua vez, nos levará a uma vida de fidelidade aos princípios do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Viver os princípios do Evangelho não nos garante imunidade de problemas na vida, mas garante-nos a companhia ajudadora de Jesus todos os dias de nossas vidas (Mt 28.20).


SUBSÍDIO 2

“5.15 SE HOUVER COMETIDO PECADOS.

Tiago reconhece que a doença pode, às vezes, ser uma consequência do pecado (v. 16), ou que a pessoa que precisa da cura ainda está vivendo em pecado e não está desfrutando de um relacionamento pessoal com Deus. Por esta razão, sempre que houver alguma doença, a pessoa deve examinar a si mesma, em oração, para determinar se existe algum pecado que possa estar afetando a situação, e que possa estar impedindo a sua fé completa em Deus. A palavra “se” deixa claro que a doença nem sempre é o resultado de um pecado pessoal.” (Bíblia de Estudos Pentecostal Para Jovens: Rio de Janeiro: CPAD, p. 1781.)


III - A RESPONSABILIDADE DA RESTAURAÇÃO

1. A busca dos que se afastaram. 

No versículo 19. Tiago exorta os crentes a buscarem aqueles que se desviaram da verdade. Primar pelas verdades doutrinárias e cuidar daqueles que se desviaram dos caminhos do Senhor é uma das responsabilidades da Igreja de Cristo. A busca por estes demonstra amor e compromisso com o Evangelho de Cristo, refletindo o coração do Bom Pastor que deseja trazer de volta às ovelhas perdidas. A busca por aqueles que se desviaram exige compaixão e oração para ajudá-los a retornarem à fé. A responsabilidade com a restauração dos desviados revela a importância de viver em unidade e estar ligado ao Corpo de Cristo.


2. A restauração dos que se desviaram. 

Buscar e ajudar alguém que, por algum motivo, se afastou da comunhão é uma ação que tem implicações eternas (v. 20). A responsabilidade de buscar e restaurar os desviados é de todos os membros da igreja e não somente dos pastores e líderes. O ato de ajudar na restauração da vida espiritual de pessoas têm um impacto profundo no presente e na eternidade. Cada pessoa restaurada fortalece a unidade do Corpo de Cristo, promovendo o crescimento espiritual de todos. Quando nos empenhamos em ajudar os irmãos na fé, demonstramos o amor redentor de Cristo, estamos contribuindo para o avanço do Reino de Deus. A responsabilidade da restauração é uma expressão do nosso compromisso com a Grande Comissão e com a missão de reconciliar os homens com Deus.


3. A responsabilidade da igreja. 

Cada membro do Corpo de Cristo tem o dever de apoiar e encorajar os outros, promovendo um ambiente de amor e cuidado mútuo. Fazer parte da Igreja, do Corpo de Cristo, nos permite crescer juntos na fé, compartilhar nossas lutas e vitórias, e apoiar uns aos outros em nossa jornada espiritual. Além disso, viver em unidade na Igreja de Cristo nos ajuda a desenvolver um senso de pertencimento. Quando nos envolvemos ativamente na igreja local, contribuímos para a saúde e o bem-estar espiritual de todos os seus membros. A Igreja é o Corpo de Cristo, onde cada membro tem um papel vital a desempenhar e, juntos, podemos cumprir a missão de Deus de maneira mais eficaz.


PENSE! Como posso ajudar aqueles que se desviaram da fé e da igreja?

PONTO IMPORTANTE! Podemos ajudar orando por aqueles que se desviaram e apoiando no que for preciso até que retorne a comunhão com Cristo e com a igreja.


CONCLUSÃO

Os conselhos finais da Carta de Tiago oferecem uma visão clara e prática de como viver uma vida cristã autêntica. A oração, em todas as circunstâncias, a confissão sincera e a responsabilidade de restaurar os desviados são pilares essenciais para uma fé viva e genuína. Tiago nos chama a cultivar uma vida de oração fervorosa, promover a cura através da confissão e exercer um cuidado ativo uns pelos outros. Ao seguirmos esses conselhos, refletimos a verdadeira autenticidade cristã, vivendo de acordo com os ensinamentos de Cristo e impactando positivamente a nossa igreja. Que possamos, com a graça de Deus, incorporar esses princípios em nossas vidas, testemunhando o poder transformador da fé autêntica.


HORA DA REVISÃO

1. Qual a resposta adequada para todas as ocasiões da vida?

Tiago deixa claro que a oração é uma resposta adequada para todas as situações da vida, sejam de aflição, alegria ou doença.

2. Segundo a lição, quais os benefícios da oração?

A oração nos ajuda a manter uma conexão com Deus, permitindo que Ele intervenha e nos guie em todas as áreas da nossa vida.

3. Qual o sentido da palavra doente no versículo 14?

A palavra “doente” no versículo 14 tem o sentido de fraco ou frágil.

4. Qual o passo decisivo para a cura e a restauração?

A confissão de pecados é um passo decisivo para a cura e a restauração (v. 16).

5. O que o pecado e a culpa podem trazer?

O pecado e a culpa podem causar doenças espirituais, emocionais e físicas, mas a contrição, a confissão e o arrependimento trazem alívio e restauração para o espírito, alma e corpo.


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Lições Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos

 

TEMAS DAS LIÇÕES

Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja

Lição 2: Somos Cristãos

Lição 3: A Encarnação do Verbo

Lição 4: Deus É Triúno

Lição 5: Jesus é Deus

Lição 6: O Filho É igual com o Pai

Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus

Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana

Lição 9: Quem É o Espírito Santo

Lição 10: O Pecado Corrompeu a Natureza Humana

Lição 11: A Salvação não É Obra Humana

Lição 12: A Igreja Tem uma Natureza Organizacional

Lição 13: Perseverando na Fé em Cristo

Professores e líderes de igrejas


E o Verbo se Fez Carne: Jesus sob o Olhar do Apóstolo do Amor

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Lição 13 Perseverando na Fé em Cristo [ 1° trimestre 2025 CPAD]

EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Comentarista: Esequias Soares | Aula: 30 de março de 2024

TEXTO ÁUREO

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração.”  (2 Pe 1.19)

VERDADE PRÁTICA

A Bíblia Sagrada é o único instrumento moral e espiritual estabelecido por Deus para aferir a nossa conduta diante do Criador, da sociedade, da pátria e da família.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Êx 5.1

A expressão "assim diz o SENHOR" é o selo da autoridade da Bíblia

Terça - Mc 7.13

As Escrituras Sagradas são a Palavra de Deus

Quarta - Jo 10.35

O Senhor Jesus, a maior autoridade no céu e na terra, disse que a Bíblia é inerrante

Quinta - Hb 4.12

A Palavra de Deus é poderosa para alcançar o mais íntimo do ser humano

Sexta - 1 Pe 1.25

A validade da Palavra de Deus é para sempre

Sábado - 2 Pe 1.20,21

A Bíblia Sagrada foi produzida por homens movidos pelo Espírito Santo

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Timóteo 3.10-17

10 - Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

11 - perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.

12 - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

13 - Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

15 - E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16 - Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

17 - para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

Hinos Sugeridos:  322, 456, 505 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA (do professor)

1. INTRODUÇÃO

Ao longo deste trimestre estudamos as principais heresias que ameaçam a identidade da Igreja de Cristo, mostrando seus enganos e, frontalmente, as respostas bíblicas que as contrapõem. Na presente lição, a última deste trimestre, vamos refletir a respeito da perseverança que devemos demonstrar com a fé que herdamos. Como cristãos, somos herdeiros do cristianismo bíblico e histórico.

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição: 

I) Mostrar que diante das heresias é preciso ter perseverança;

II) Enfatizar a necessidade de sempre aprender com a Palavra de Deus; 

III) Considerar as Escrituras como o fundamento da vida cristã.

B) Motivação: Na fé cristã, a fonte de autoridade é a Bíblia, a Palavra de Deus. Nesse aspecto, a Palavra de Deus é documento final em matéria de doutrina e valores que devem nortear a vida do crente. O que faz, do ponto de vista histórico, uma igreja não se tornar herege é a perseverança em ter a Bíblia como suficiente e autoritativa em nossas vidas. 

C) Sugestão de Método: Estamos encerrando mais um trimestre. Antes de iniciar a exposição desta última lição, sugerimos que você faça uma breve revisão dos principais temas que estudamos ao longo do trimestre. É muito importante que contextualizemos os nossos alunos a respeito do assunto geral do trimestre. Cada lição se encontra dentro de um tema principal que é o fenômeno da nova aparência de antigas heresias. Após a revisão, inicie o conteúdo desta semana.

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: A Palavra de Deus é um guia seguro para as nossas vidas. Trata-se, portanto, de um livro que revela a vontade de Deus para a nossa. Por isso, quem tem a Bíblia como a bússola de sua vida não cairá nos caminhos heterodoxos das mais diversas heresias que atuam em nossos dias.

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.42, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto "Tempos difíceis para o cristão", logo após o primeiro tópico, destaca o contexto de falsos ensinos contra os quais o cristão perseverante terá que lutar; 2) O texto "O que Significa Dizer que Deus Inspirou a Bíblia?", ao final do terceiro tópico, aprofunda a característica autoritativa da Bíblia como Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO

As religiões mundiais e os movimentos dissidentes delas possuem diversos escritos sagrados. No Cristianismo, a fonte de autoridade é a Bíblia Sagrada. A autoridade bíblica deriva sua origem em Deus, o que nos permite chamar a Bíblia de a Palavra de Deus. Isso encerra a superioridade das Escrituras como plena e total garantia de infalibilidade, mas não falta quem indevidamente reivindica essa mesma autoridade ou até mais que as Escrituras.

PALAVRA-CHAVE: PERSEVERANÇA

I – DIANTE DAS HERESIAS É PRECISO PERSEVERANÇA

1. Os falsos mestres. 

As duas epístolas a Timóteo, classificadas com justiça como “Epístolas Pastorais” juntamente com a epístola a Tito, destacam-se também pelo seu caráter apologético. São refutações às heresias contra as “fábulas ou as genealogias intermináveis” (1 Tm 1.4; 4.7; Tt 3.9), e a expressão, “falsamente chamada ciência” (1 Tm 6.20), sem dúvida, é um combate ao pensamento gnóstico, que começou a surgir e chegou ao ápice no século 2. Irineu de Lião (135-204) combateu o tal sistema em sua obra Contra as Heresias. O apóstolo Paulo está combatendo dois principais grupos heréticos em sua geração: os gnósticos de sua geração, como combateu as heresias judaicas, também de sua época, os falsos “doutores da lei” (1 Tm 1.7), da “circuncisão” (Tt 1.10) e as “fábulas judaicas” (Tt 1.14).

2. A experiência apostólica (vv.10,11). 

O apóstolo elogia a perseverança de Timóteo na fé e na doutrina em tempos tão difíceis (v. 10). As perseguições são uma referência à experiência da primeira viagem missionária juntamente com Barnabé (At 13.8-12,50; 14.5-7,19). É verdade que Timóteo se integrou à comitiva de Paulo em Listra na sua segunda viagem missionária (At 16.1-3). Isso aconteceu depois dessas perseguições, e Timóteo, nessa época, ainda não fazia parte da comitiva paulina, contudo deve ter sido testemunha ocular de algumas dessas perseguições, pois vivia na região e a sua mãe era crente, sem dúvida, membro da igreja.


3. Entendendo o “querer” (v.12). 

O verbo “querer” em “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” é mais que um simples desejo, mas uma resolução, ou seja, um propósito de coração, é uma vida com propósito. Sofrer pela causa do Evangelho é motivo para glorificar a Deus “porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus” (1 Pe 4.14). É isso que Deus espera de cada um de nós na atualidade.


4. Características dos enganadores (v.13). 

O termo usado pelo apóstolo para “enganadores” ou “impostores” é goēs, uma palavra que aparece uma só vez no Novo Testamento e nenhuma na Septuaginta, usado na antiga literatura grega como “embusteiro, impostor, feiticeiro, charlatão, encantador”, então, essas pessoas denunciadas por Paulo pertencem ao campo religioso. Isso indica que o apóstolo está se referindo a ensinadores e doutrinadores de mentiras, a falsos mestres, em nada diferem dos falsos doutores. Nenhum deles teve futuro promissor (2 Pe 2.1-3).


SINÓPSE I

A perseverança na fé e na doutrina é fundamental diante das heresias.


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“TEMPOS DIFÍCEIS PARA O CRISTÃO

[...] 3.13 - Não espere que os falsos mestres e as pessoas más mudem de comportamento sozinhos. Deixados a sós, eles irão de mal a pior. Se tiver oportunidade, corrija-os de modo que os conduza de volta à fé em Cristo. Lute pela verdade, especialmente para proteger os cristãos mais jovens.

3.14 - Cercado pelos falsos mestres e pelas inevitáveis pressões de um ministério crescente, Timóteo poderia facilmente ter abandonado a sua fé ou modificado a sua doutrina. Uma vez mais Paulo aconselhou Timóteo a olhar para seu passado e a permanecer nos ensinos básicos a respeito de Jesus, que são eternamente verdadeiros. Como Timóteo, estamos cercados de falsos ensinos. Mas não devemos permitir que a nossa sociedade distorça ou coloque empecilhos à eterna verdade de Deus. Dedique diariamente um tempo para refletir sobre o fundamento de sua fé cristã, encontrado na Palavra de Deus, que são as grandes verdades que edificam sua vida” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.1715).


II – APRENDENDO, SENDO INTEIRADO E SABENDO

1. De quem Timóteo aprendeu as Sagradas Letras? (v. 14). 

O contexto em 2 Timóteo 3.10-17 mostra que a fonte de autoridade do aprendizado de Timóteo são “as sagradas letras”, as Escrituras Sagradas, que são inspiradas por Deus. Interessante que no versículo 14 o apóstolo emprega o pronome relativo, “de quem”, em “sabendo de quem o tens aprendido”, no plural grego, tinōn, literalmente ,“dos quais”, isso permite as seguintes traduções: “Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã” (NTLH); “pois conhece aqueles de quem aprendeu” (NVT); “confiar naqueles de quem você aprendeu” (NBV). Desde a infância (v. 15) seria uma referência natural à sua mãe Eunice e à sua avó Loide (2 Tm 1.5) e ao próprio apóstolo Paulo (2 Tm 2.2).

2. Permanecendo firme nas Sagradas Letras (v.15). 

Timóteo é exortado a permanecer firme “naquilo que aprendeu” e que “acredita”, ou de “que foste inteirado” por duas razões principais: a) porque sabia de quem tinha aprendido; b) porque são as “sagradas letras”, os escritos sagrados, a Bíblia. O que ele aprendeu de sua mãe e de sua avó era uma herança espiritual muito útil para o exercício de seu ministério sob orientação paulina. Aprendemos com isso a importância da educação nos caminhos do Senhor desde a infância no lar (Dt 6.4-8; Pv 22.6). O ensino cristão deve começar em casa, no lar (Dt 6.6-9). A igreja, por meio da Escola Bíblica Dominical, apoia e complementa essa formação. Esse princípio vale para os nossos dias.

3. A Bíblia é divinamente inspirada. 

Está escrito que “toda a Escritura é inspirada por Deus” (v.16 - NAA). O termo grego theopneustos, “inspirada por Deus, divinamente inspirada”, vem das palavras Theos, “Deus”, e pneo, “respirar, soprar”. É oportuno saber a abrangência da inspiração do texto sagrado “toda Escritura” e, também, seus autores humanos, pois, “os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” ou: “movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21 – TB, NAA). Esse caráter especial e único da “palavra dos profetas” a torna única no gênero. Ela pode fazer qualquer pessoa sábia para a salvação em Jesus e é proveitosa para ensinar, repreender, corrigir, instruir em justiça (vv.15-17). Nenhuma literatura no mundo possui essa prerrogativa.

SINÓPSE II

Quem aprende da Palavra de Deus persevera e permanece na verdade.


III – TENDO AS ESCRITURAS COMO O FUNDAMENTO

1. A autoridade apostólica. 

A Igreja se submete inquestionavelmente à autoridade dos apóstolos do Novo Testamento. Sabemos que essa é a vontade de Deus. Se os Evangelhos de Mateus e Lucas, ou pelo menos um deles, são colocados no mesmo nível do Antigo Testamento (1 Tm 5.18; Dt 25.4; Mt 10.10; Lc 10.7), e da mesma forma as epístolas paulinas (2 Pe 3.15,16), isso é uma forma de reconhecer definitivamente o Novo Testamento como Escritura inspirada. Assim, todos os livros da Bíblia têm o mesmo grau de inspiração e a mesma autoridade; logo, devemos dar a mesma atenção e credibilidade tanto aos profetas do Antigo Testamento como aos apóstolos do Novo.

“Todos os livros da Bíblia têm o mesmo grau de inspiração e a mesma autoridade; logo, devemos dar a mesma atenção tanto aos profetas do Antigo Testamento como aos apóstolos do Novo.”

2. Abrangência. 

Em muitas passagens no Novo Testamento, o termo “Escritura” ou no plural, “Escrituras”, se refere ao Antigo Testamento algumas dezenas de vezes (Mt 21.42; Mc 12.10; Lc 24.27; Jo 2.22; 5.39). Mas o contexto da expressão paulina “toda Escritura é inspirada por Deus” não se restringe apenas ao Antigo Testamento e sabemos disso porque a intenção do Espírito Santo é mostrar que se trata de todos os 66 livros da Bíblia: “para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos” (2 Pe 3.2), Antigo e Novo Testamento.

3. O manual de Deus (vv. 16b,17). 

Além de ser valiosa para os quatro propósitos pastorais: a Bíblia é “proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”, não somente para os obreiros, mas para equipar qualquer pessoa que leia as Escrituras para “toda a boa obra” (v.17). Estaríamos à deriva no mundo sem essas palavras, pois elas nos levam à luz de Cristo (Sl 119.105).

SINÓPSE III

Toda a Palavra de Deus é autoritativa e regra fundamental para a nossa vida.


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“O QUE SIGNIFICA DIZER QUE DEUS INSPIROU A BÍBLIA?

Dizer que Deus inspirou a Bíblia equivale a dizer que o Espírito Santo motivou e supervisou, de forma sobrenatural, aqueles que receberam as profecias e revelações apostólicas, em todo o processo de redação de seus livros escriturais. Muitos outros livros têm coautores, de modo que não precisamos imaginar que as Escrituras tenham que ser uma produção humana ou divina. As Sagradas Escrituras originaram-se, não da vontade de seus autores humanos, mas da vontade do Deus Espírito Santo (2 Pe 1.20,21). Os autores bíblicos afirmaram mais de três mil vezes ter recebido as suas mensagens do Senhor. Deus, o Espírito Santo, “inspirou” (soprou ou originou) as Escrituras, por intermédio de autores humanos (2 Tm 3.16).


Deus preparou estes porta-vozes conscientes, ativamente proféticos e apostólicos (e seus secretários) providencialmente, por sua hereditariedade, por seu caráter, pelo vocabulário que usavam e pelo seu estilo de escrita. No momento apropriado, em todos os processos da escrita, eles foram “inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21). Este significado técnico da inspiração não se aplica a nenhuma suposta revelação fora da Bíblia, ou a qualquer literatura que possa, de uma maneira geral, ser considerada inspirada” (Bíblia de Estudo Apologética Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.1930).


CONCLUSÃO

A Bíblia é um guia seguro para toda a humanidade, e não somente para a Igreja. Ela é a única revelação de Deus escrita para o ser humano e a fonte de autoridade espiritual para aferir a nossa conduta diante de Deus, da sociedade e da família. Trata-se de uma orientação segura para a vida humana, a nação de Israel e a Igreja, bem como as exortações para o mundo, incluindo o aspecto político, social e religioso das nações.


REVISANDO O CONTEÚDO

1. Quais os dois principais grupos heréticos que o apóstolo Paulo combatia?

O apóstolo Paulo está combatendo dois principais grupos heréticos em sua geração: os gnósticos de sua geração, como combateu as heresias judaicas, também de sua época, os falsos “doutores da lei” (1 Tm 1.7), da “circuncisão” (Tt 1.10) e as “fábulas judaicas” (Tt 1.14).

2. Qual a fonte de autoridade do aprendizado de Timóteo?

A fonte de autoridade do aprendizado de Timóteo são “as sagradas letras”, as Escrituras Sagradas, que são inspiradas por Deus.

3. Onde deve começar o ensino cristão?

O ensino cristão deve começar em casa, no lar (Dt 6.6-9).

4. Qual a abrangência da inspiração do texto sagrado?

Antigo e Novo Testamento.

5. Como estaríamos no mundo sem a Bíblia?

Estaríamos à deriva no mundo sem essas palavras, pois elas nos levam à luz de Cristo (Sl 119.105).


Lição 13 - Perseverando na Fé em Cristo

Assista à áudio lição da Lição 13 - Perseverando na Fé em Cristo, comentada pelo Pr. Esequias Soares. Este estudo é essencial para compreender a importância da perseverança na fé e como aplicar esse princípio em nossa caminhada cristã.

Confira:

  • I – DIANTE DAS HERESIAS É PRECISO PERSEVERANÇAé
  • II – APRENDENDO, SENDO INTEIRADO E SABENDO
  • III – TENDO AS ESCRITURAS COMO O FUNDAMENTO
  • CPAD Lições Bíblicas Adultos

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