Lição 3 – Autenticidade que Leva à Prática da Palavra

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro | Data da Aula:  19 de janeiro de 2025

TEXTO PRINCIPAL

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho." (SI 119.105)

RESUMO DA LIÇÃO

A autenticidade no Cristianismo se revela na prática da Palavra de Deus por meio da escuta atenta, obediência e serviço, conforme o exemplo de Jesus.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA-FEIRA

Mt 7 26,27 - O insensato edifica sobre a areia

TERÇA-FEIRA

Sl 119.9 - O sábio observa a Palavra

QUARTA-FEIRA

Sl 119.8 A decisão pessoal de observar os estatutos

QUINTA-FEIRA

Sl 119.89 - A Palavra é eterna

SEXTA-FEIRA

Sl 119.97 Quanto amo a tua lei

 SÁBADO – Sl 119.112

Aguardar e cumprir a Palavra

OBJETIVOS

1. CONSCIENTIZAR da importância de ser pronto para ouvir, tardio para falar e se irar:

2. EXPLICAR as ações que devemos ter referentes à Palavra de Deus:

3. DESTACAR a Palavra e a verdadeira religião.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor (a). na lição deste domingo veremos que a autenticidade no Cristianismo se revela na prática da Palavra de Deus por meio da escuta atenta, obediência e serviço, conforme o exemplo de Jesus.

Como servos(as) de Deus, precisamos ser ouvintes atentos e praticantes dedicados da Palavra de Deus, pois assim daremos o testemunho de que temos uma religião pura e imaculada. Ao ouvir com humildade, agir com obediência e servir com compaixão, demonstramos uma fé viva e verdadeira. Este chamado à prática não só transforma nossas vidas, mas também impacta positivamente nossos alunos, refletindo a luz de Cristo. Assim, somos convidados a viver uma fé autêntica que transcende palavras e se manifesta em atos de amor e justiça.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a) sente-se com seus alunos em círculo. Converse com eles explicando que Tiago exorta os crentes a respeito do ouvir e do falar, dizendo: ‘sabei isto" (19). Depois, faça a seguinte pergunta: "O cristão sábio e piedoso, segundo as Escrituras é o que sempre tem algo a falar?" Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em seguida. explique que, de acordo com a Palavra de Deus. o crente sábio não é aquele que tem sempre algo a dizer, mas é o que ouve o que lhe é necessário ouvir, e só então tem algo a falar (Pv 17.27.28). Comente com os alunos a respeito do provérbio popular que diz: “Temos dois ouvidos, mas apenas uma boca: assim podemos escutar mais e falar menos." O problema de algumas pessoas é que elas não querem ouvir. Explique que a palavra “pronto", no grego, significa rápido, ligeiro, veloz. Devemos ter rapidez e disponibilidade para ouvir e não para falar ou se irar.

Conclua a roda de conversa explicando que também precisamos estar sempre prontos para ouvir, primeiramente, a voz de Deus. O rei Salomão disse que quando formos à Casa de Deus, melhor é ouvir do que oferecer sacrifícios de tolos (Ec 5.1). Qual foi a última vez que você ouviu a voz de Deus?


TEXTO BÍBLICO: Tiago 1.19-27

19 Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus

21 Pelo que. rejeitando toda imundícia e acúmulo de malicia. recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.

22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural

24 Porque se contempla a si mesmo, e foi-se. e logo se esqueceu de como era.

25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera. não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

26 Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã.

27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai. é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tributações e guardar-se da corrupção do mundo.

INTRODUÇÃO

A Carta de Tiago é conhecida por sua abordagem prática e direta. Em Tiago 119-27. o servo do Senhor desafia os seus leitores a serem “cumpridores da Palavra e não somente ouvintes", enfatizando a importância de vivermos nossa fé de maneira prática

Nesta lição, estudaremos a respeito da importância da prática da Palavra de Deus, destacando três pontos principais: o ouvir atentamente, o agir sobre a Palavra e a verdadeira religião.


I - PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR E SE IRAR (Tg 1.19)

1. Pronto para ouvir (v. 19).

Tiago nos aconselha a sermos “prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar" Ouvir atentamente é o primeiro passo para compreender a Palavra de Deus e então aplicá-la à nossa vida. A escuta atenta é fundamental. Somente os tolos falam sem ouvir primeiro. No entanto, os sábios ouvem atentamente e preparam o coração para receber a instrução divina. O sábio Salomão nos ensina que “responder antes de ouvir é estultícia e vergonha" (Pv 18.13). É importante ressaltar que ouvir não é apenas captar sons, mas prestar atenção, compreender e responder de maneira apropriada.


Ouvir implica:

a) Querer aprender A sabedoria começa com a capacidade de ouvir;

b) Ter empatia e compreensão. Ter empatia. elemento essencial para construir relacionamentos saudáveis e resolver conflitos;

c) Ter discernimento espiritual. O discernimento espiritual nos livra de muitos dissabores em nossa jornada de vida.


2. Tardio para falar (v. 19).

Tiago nos exorta a sermos cuidadosos e refletir antes de abrir a boca e fazer uso das palavras. Esse cuidado nos leva a evitar respostas impulsivas, precipitadas, que possam causar mal a nós ou àqueles que nos ouvem. Precisamos de sabedoria para utilizar as palavras, falando somente aquilo que é bom para edificar, confortar e instruir, evitando fofocas, criticas destrutivas ou mentiras. Se você não tem. peça a Deus o controle da sua língua. Em sua Carta. Tiago destaca o poder da língua para o bem e para o mal (Tg 3.5-10). Controlar esse pequeno órgão do aparelho fonador é sinal de maturidade espiritual pois "na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente" (Pv 10.19).


3. Tardio para se irar.

Tiago revela a necessidade de o crente desenvolver o controle emocional e a paciência, fruto do Espirito, para que ele não venha a dar lugar à ira e se torne uma pessoa iracunda. Tenha a certeza de que o furor leva a ações e palavras das quais nos arrependermos mais tarde, fazendo com que venhamos a ferir a nós e ao próximo. A Palavra de Deus nos desafia a exercer a paciência e o autocontrole a fim de responder com paciência, mesmo em situações difíceis de provocação e injustiça.


Em Gaiatas 5.22.23 somos desafiados a desenvolver o fruto do Espirito (que inclui domínio próprio). Tiago orienta os crentes a reconhecerem que a ira não produz a justiça de Deus (Tg 1.20 - NVT). Além do mais, ela leva a ações destrutivas. Temos de seguir o exemplo do nosso Deus que é tardio em irar-se e cheio de misericórdia (Êx 34.6). Seguir esse exemplo deve ser o ideal do crente. Em Efésios 4.26.27, Paulo traz uma recomendação muito importante a respeito da ira, ele mostra que ficar irado por muito tempo, por um dia, é dar lugar ao Diabo.


PENSE!

Você fala antes de ouvir? Se ira com facilidade?

PONTO IMPORTANTE!

O crente deve aprender a ouvir, mais, falar menos e não se irar.

SUBSÍDIO 1

Prezado (a) professor (a), explique "que Tiago não tem muito a dizer a respeito de pecados da carne, tão característicos dos gentios do primeiro século. Em vez disso, ele nos adverte em relação aos pecados que os judeus estavam mais inclinados a praticar — orgulho, impaciência e outros pecados do temperamento e da língua. Dessa forma, o apostolo cita três preceitos que provavelmente eram conhecidos aos seus leitores: Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar' (v.19). Visto que ele está prestes a apresentar uma advertência severa. Tiago inicia suas palavras com uma expressão de profunda afeição e nela identifica-se com os seus ouvintes — 'meus amados irmãos'. Parece mais certo considerar o ouvir e o falar em um sentido geral em vez de restringir o significado (como alguns fazem) ao ouvir e falar a mensagem do Evangelho Tiago mais tarde (vv. 21-25) trata especificamente do homem com a palavra' salvadora.


O homem tem dois ouvidos, mas somente uma boca. ele. portanto, deveria ouvir duas vezes mais do que falar Há uma conexão intima entre o ouvir e o falar: também entre o falar e a ira Aquele que ouve mais atentamente entende melhor o seu próximo; entender leva a um falar ponderado e a uma resposta branda que 'desvia o furor'. O falar impensado. por outro lado, com frequência produz a palavra pesada que suscita a ira' (Pv 15.1) (Comentário Bíblico Beocon Vol. 10 Rio de Janeiro CPAD. 2014. p 155 )

II - AÇÕES REFERENTES Á PALAVRA DE DEUS

1. Receber a Palavra com mansidão.

Tiago 1.21 (NVT) nos encoraja a receber com mansidão a Palavra em nós implantada. Isso significa reconhecer que não sabemos tudo, que temos sempre algo a aprender. Temos a necessidade de orientação diária de Deus, mantendo um coração ensinável. Entretanto, apenas ouvir, sem praticar, é insensatez. É construir utilizando como alicerce a areia (Mt 7.26,27). Tiago afirma também que agir assim é “como o homem que observa o seu rosto natural no espelho' e depois se esquece de sua aparência (Tg 1.23,24) É preciso receber a Palavra com humildade, reconhecendo seu poder e a necessidade que temos de ser transformados (Rm 12.2).


Ouvir a Palavra é importante, mas agir conforme ela ensina é crucial para se ter uma vida cristã saudável, abundante. Tiago 1.22 nos exorta a sermos “praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes", pois a fé genuína se manifesta em ações que refletem a Jesus Cristo.


2. Receber e praticar a Palavra.

A prática da Palavra de Deus leva â transformação pessoal e por essa razão. Tiago exorta aos seus leitores a serem 'cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (v.22). Ler, meditar e não praticar os preceitos divinos é tolice. Na atualidade, muitos tem o conhecimento. a informação, a formação teológica, mas não são praticantes da Palavra e o conhecimento torna-se apenas teórico. Deus deseja que você conheça a sua Palavra e a pratique, pois, a verdadeira fé cristã se manifesta em ações. Quando aplicamos os princípios bíblicos em nossas vidas, nossas ações e palavras revelam o Deus Pai e o Deus Filho. Praticar a Palavra é amar o próximo (Tg 2.8). mesmo aqueles que não seguem a nossa fé, praticar a justiça é viver com integridade (Tg 3.1718). Somente aqueles que desejam cumprir a Palavra, e se esforçam para isso, são capazes de cuidar dos necessitados conforme nos ensina o Senhor (Tg 1.27), controlar a língua (Tg 3.2-12) e evitar o favoritismo (Tg 2.1-9).


3. Receber a Palavra e obedecê-la.

A obediência à Palavra de Deus nos leva a desfrutar de uma vida abundante (Sl 1). Tiago afirma que a prática da Palavra promove felicidade: "Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito (Tg 125)' A lei perfeita é a Palavra de Deus e a verdadeira liberdade é encontrada na obediência a Deus (Jo 8.31.32).


A bênção não está em apenas ouvir, mas em perseverar e colocar em pratica os ensinamentos bíblicos. Isso implica um compromisso continuo e dedicado à aplicação dos princípios bíblicos em todas as áreas da vida (Sl 1.1-3). A Bíblia está repleta de promessas de bênçãos para aqueles que obedecem a Deus, como por exemplo, paz (Fp 4.7). direção (Pv 3.5.6) e prosperidade espiritual (Js 1.8).


PENSE!

Como você tem recebido a palavra que vem da parte de Deus?

PONTO IMPORTANTE!

Ouça sempre o que Deus tem a dizer com mansidão e temor.


SUBSÍDIO 2

"Tiago -1.22-25. Tiago em nenhum lugar chega mais próximo dos ensinamentos do seu Irmão e Senhor do que na ênfase dessa passagem. Jesus declarou: ‘Nem todo o que me diz: Senhor. Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai. que está nos céus' (Mt 7.21). Tiago ecoa esse ensinamento na forma imperativa: 'E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos (v. 22). Tiago provavelmente tinha em mente o cenário de uma típica congregação cristã primitiva com seu estilo de adoração típica da sinagoga. O líder lia textos do Antigo Testamento e do Novo para a edificação dos ouvintes O imperativo aqui não significa simplesmente 'sede', mas sim. ‘mostrem-se cada vez mais'.


O homem que ouve a verdade, mas não a aceita, e molda sua vida de acordo com essa verdade, é semelhante a um homem que olha para sua imagem no espelho (v. 23). mas para revelar-nos qualquer mancha de sujeira que precisa ser limpa ou sinais de doenças que precisam ser curadas. ‘Seu rosto natural' é Literalmente o rosto do seu nascimento’ O espelho da Palavra de Deus revela o homem como ele ê: ele mostra que há algo seriamente errado com a natureza que trouxe para o mundo com ele'


No versículo 25. Tiago continua descrevendo a figura de um espelho, mas sua imagem não pode transmitir toda a verdade. Um espelho reflete somente o rosto que está diante dele, mas a Palavra de Deus nos mostra tanto o que é a nossa natureza humana quanto o que é o ideal divino para nós.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 10 Rio de Janeiro: CPAD. 2014. p 163.)


III - A PALAVRA E A VERDADEIRA RELIGIÃO

1. A religião pura e imaculada.

A verdadeira religião manifesta-se em atos e palavras, pois Deus espera de seus filhos ações condizentes com a nova vida em Cristo (2 Co 5.17), ou seja, ações mais éticas, de compaixão e misericórdia. Sabemos que nas Escrituras existem várias recomendações para que venhamos a cuidar dos órfãos e das viúvas, ou seja, dos mais vulneráveis. Por essa razão. Tiago enfatiza que os atos de bondade, misericórdia e amor revelam uma fé autêntica. Cuidar dos necessitados é uma demonstração prática do amor de Cristo (Mt 25.35-40).


2. Vida irrepreensível.

Tiago nos adverte a vivermos de modo santo, ou seja, sem a mácula do mundo e isso implica viver de acordo com os princípios bíblicos, resistindo às influências da nossa cultura. Uma vida incontaminada é um testemunho poderoso da autenticidade da nossa fé. Para se ter uma vida ilibada, é preciso estar em constante vigilância contra o pecado e as tentações do mundo.


A Carta de Tiago é muito prática, pois viver uma vida pura e íntegra é um poderoso testemunho da autenticidade da fé cristã. Muitos são levados a Cristo por meio do exemplo de vida dos crentes.


PENSE!

Como posso aplicar os ensinamentos de Tiago em minha vida cotidiana para demonstrar uma fé autêntica e viva?

PONTO IMPORTANTE!

A verdadeira fé cristã se manifesta em ações concretas de amor e justiça.


CONCLUSÃO

A autenticidade no Cristianismo se revela na prática da Palavra de Deus. Tiago nos chama a ser ouvintes atentos. praticantes dedicados. Tais atitudes revelam uma religião pura e imaculada. Ao ouvir com humildade, agir com obediência e servir com compaixão, demonstramos uma fé viva e verdadeira. Este chamado à prática não só transforma nossas vidas, mas também impacta positivamente o mundo e os que estão ao nosso redor. Assim, somos convidados a viver uma fé autêntica que transcende palavras e se manifesta em atos de amor e justiça.


HORA DA REVISÃO

1. Segundo a lição, qual o primeiro passo para entender a Palavra?

Ouvir atentamente e o primeiro passo para compreender a Palavra de Deus e então aplica-la a nossa vida

2. Como as Escrituras denominam quem fala sem ouvir?

Tolo

3. Controlar a língua é um sinal de quê?

Controlar esse pequeno órgão do aparelho fonador é sinal de maturidade espiritual

4. Segundo a lição, como devemos receber a Palavra?

Tiago 1.21 nos encoraja a 'receber com mansidão a Palavra em nós implantada".

5. Como se manifesta a religião pura e imaculada?

A verdadeira religião manifesta-se em atos e palavras, pois Deus espera de seus filhos ações condizentes com a nova vida em Cristo (2 Co 5.17), ou seja, ações mais éticas, de compaixão e misericórdia.

VEJA TAMBÉM

Lição 1- Um Convite À Autenticidade

Lição 2- Autenticidade Em Meio Às Provas E Tentações

Lição 4- A Autenticidade Contra A Parcialidade


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Lição 4 – A Autenticidade Contra a Parcialidade

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro | Data da Aula:  26 de Janeiro de 2025


TEXTO PRINCIPAL

"Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas." (Dt 10.17)

 

RESUMO DA LIÇÃO

Deus não faz acepção de pessoas, por isso precisamos tratar todos com igualdade e amor.

 

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA-FEIRA - At 10.34,35

Deus não faz acepção de pessoas

TERÇA-FEIRA - Tg 2.9

Fazer acepção de pessoas é pecado

QUARTA-FEIRA - At 10.35

Temer a Deus e fazer o que é justo

QUINTA-FEIRA - Dt 1.17

"Ouvireis assim o pequeno como o grande"

SEXTA-FEIRA- 1Pe 1.17

Andai em temor a Deus

SÁBADO -1 Tm 5.21

Não faça nada por parcialidade

 

OBJETIVOS

COMPREENDER a proibição de se fazer acepção de pessoas;

EXPLICAR as consequências de se fazer acepção de pessoas;

DESTACAR a chamada à prática da misericórdia.

 

INTERAÇÃO

Prezado (a) professor (a), na lição desse domingo vamos tratar a respeito da discriminação e a parcialidade com as pessoas. Veremos que segundo a Palavra de Deus, este é um grave erro, um pecado contra o Senhor. Tal atitude parecia estar prejudicando os irmãos da igreja do primeiro século e tem prejudicado a Igreja na atualidade. Fazer acepção de pessoas é estabelecer um juízo de valor baseado em conceitos desse mundo, como a aparência física (exterior), status social, cor da pele, cultural ou etnia. Estudaremos a abordagem da Carta de Tiago a respeito desse pecado segundo as Escrituras. Não podemos jamais esquecer de que servimos a Deus e que Ele não faz acepção de pessoas (Dt 10.17; Rm 2.11). É impossível ter fé em Deus e fazer acepção de pessoas.

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Para essa aula, sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para apresentar aos alunos porque é errado mostrar favoritismo.

 

POR QUE É ERRADO O FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS

1.É incompatível com os ensinos de Cristo.

2. Resulta de pensamentos maus.

3. Insulta as pessoas feitas à imagem de Deus.

4. É um subproduto de motivos egoístas.

5. É contrário à definição bíblica de amor.

6. Mostra falta de misericórdia pelos menos afortunados.

7. É hipocrisia.

8. É pecado.

 

TEXTO BÍBLICO

Tiago 2.1-13

1 Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

2 Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta.

3 E atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado.

4 Porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?

5 Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais?

7 Porventura, não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?

8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redarguidos pela Lei como transgressores.

10 Porque qualquer que guardar toda a Lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.

11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da Lei.

12 Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia: e a misericórdia triunfa sobre o juízo.

 

INTRODUÇÃO

Na Carta de Tiago encontramos um chamado à autenticidade na fé cristã, especialmente no que diz respeito ao tratamento das pessoas. O texto bíblico que estudaremos nesta lição, nos ensina que não devemos tratar as pessoas com parcialidade, interesse ou preconceito. Juntos vamos examinar esse ensinamento que será dividido em três pontos: a proibição da parcialidade, o impacto do preconceito e a chamada para a misericórdia.

Veremos, mediante o texto bíblico, como esses princípios se aplicam à nossa vida cristã diária.

I - A PROIBIÇÃO DA ACEPÇÃO DE PESSOAS

1. O mandamento.

O texto de Tiago 2.1 nos exorta a não fazermos distinção entre as pessoas: “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas." A fé cristã exige que os discípulos de Jesus amem a Deus e ao próximo (Mt 22.39). Quem demonstra favoritismo insulta ao Criador e as pessoas feitas à sua imagem.

 

O termo grego para acepção é prosõpolêpsía. Esse termo se refere as pessoas que, erroneamente, consideram ser mais importantes aqueles que são ricos, famosos ou influentes na sociedade. Essa prática era comum na sociedade antiga, onde os ricos e poderosos eram frequentemente tratados com maior respeito e privilégio do que os pobres. Logo, percebemos que essa não é uma prática nova. No entanto, as Escrituras a condenam e nos levam a valorizar as pessoas independente dos seus bens materiais, sexo, cor da pele e segmento religioso a que pertence etc. O tempo . passou e as sociedades mudaram, mas a Palavra de Deus é imutável e eterna (Mt 24.35).

 

Não é só Tiago que trata a respeito dessa temática no Novo Testamento encontramos várias referências que mostram que Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2.11; Ef 6.9; CL 3.25).


2. Tratamento injusto não deve existir entre os santos.

Tiago exorta a respeito do tratamento diferenciado que era dado aos ricos (Tg 2.2-4). Ele critica a distinção feita pelos irmãos em relação à aparência pessoal e ao status social, pois tais atitudes vão contra os ensinamentos das Sagradas Escrituras. A Palavra de Deus deixa claro que a acepção de pessoas é incompatível com a fé cristã.

 

É dever do cristão tratar a todos com respeito e dignidade, independentemente de sua posição social, seja na igreja, seja no trabalho ou em família. É preciso refletir o caráter de Deus, apesar de ainda conviver com as duas naturezas: a nova, gerada pelo Espírito Santo e a caída, implantada em nós pela Queda. Como novas criaturas (2 Co 5.17), temos o Espírito Santo habitando em nós e precisamos permitir que Ele corrija nossas atitudes, produzindo o seu fruto em nós.

 

3. “A lei real”.

Em Tiago 2.8, ele menciona a "lei real" encontrada nas Escrituras. O que seria essa “lei real"? É amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo (Mt 22.37,38). Este ê um dos princípios centrais do Cristianismo que deve governar nossas ações.

 

A igreja deve ser um lugar de acolhimento, onde todos são bem-vindos e valorizados. Isso inclui ser hospitaleiro, cuidadoso com os pobres, marginalizados e todos aqueles que são frequentemente discriminados pela sociedade. É importante ressaltar que acolher e valorizar o indivíduo não significa acolher o pecado, as práticas contrárias à Palavra de Deus. Não podemos confundir não fazer acepção de pessoas com o apoio ao erro, às práticas contrárias aos preceitos divinos. A igreja deve acolher a todos, e, nesse acolhimento, demonstrar o amor de Deus que transforma qualquer realidade mediante a obra vicária de Jesus Cristo, o nosso Salvador.

 

PENSE!

Por que não devemos fazer acepção de pessoas?

PONTO IMPORTANTE!

Porque, segundo as Escrituras Sagradas, é pecado.


SUBSÍDIO 1

Prezado (a) professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que significa fazer acepção de pessoas?" Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção. Em seguida, explique que significa tratar as pessoas de maneira diferente, usando medidas diferentes segundo a condição social, a cor da pele, o grau de estudo etc. Explique que a acepção de que Tiago fala é um favoritismo maléfico e incompatível com a fé cristã. Jesus morreu na cruz e ressuscitou para destruir todo favoritismo: “Onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre: mas Cristo é tudo em todos" (Cl 3.11). A Palavra de Deus também afirma que, como nova criatura, "não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Rm 8.4). Um autêntico cristão jamais será partidário da acepção de pessoas que é uma forma de discriminação, seja ela qual for.


II - AS CONSEQUÊNCIAS DO FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS

1. Divisão.

O preconceito, além de ferir os princípios divinos, causa divisões dentro da igreja. Quando tratamos as pessoas de maneira diferente, estamos ferindo a unidade que Cristo deseja para o seu Corpo, a Igreja. A unidade do Corpo de Cristo é um tema central do Novo Testamento. Qualquer forma de preconceito e exclusão atenta contra essa unidade, causando o enfraquecimento da comunhão entre os irmãos. As Escrituras Sagradas enfatizam, repetidamente, a importância da unidade entre os crentes (Ef 4.3-6; 1 Co 12.12,13).


2. Julgamento.

Tiago 2.6,7 nos adverte a respeito do perigo de menosprezar os pobres e favorecer os ricos. Lembrando de que, naquele contexto social, os ricos frequentemente oprimiam os pobres e blasfemavam contra o nome de Cristo. É errado julgar uma pessoa por sua condição econômica ou aparência.

 

Jesus, segundo o texto de Isaías 61, veio para os pobres: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos pobres [...]" (Is 61.1 - NAA). O texto do profeta Isaías destaca a missão de Cristo e a sua chamada para cuidar dos pobres e oprimidos. Todo julgamento humano é contrário ao Evangelho, pois Cristo veio por amor a fim de restaurar a toda a humanidade perdida (Jo 3.16).

 

3. Desvalorização do ser humano.

A acepção de pessoas desvaloriza a dignidade do ser humano, criado à imagem de Deus. Quando tratamos alguém de forma diferenciada por sua posição social ou econômica, estamos desrespeitando a imagem divina que cada pessoa carrega. Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança (Gn 1.27), mas o pecado, que entrou na humanidade por um ato de desobediência, produziu muitas mazelas e uma delas é o fazer acepção de pessoas e o preconceito. Como cristãos, somos chamados a honrar e a respeitar a todos, reconhecendo que a imagem de Deus, embora distorcida pelo pecado, está em cada indivíduo, podendo assim, ser alcançado pela graça salvífica de Deus em Cristo Jesus e serem restituídos à comunhão com o Criador.

 

PENSE!

No Reino de Deus toda ação tem uma reação?

 

PONTO IMPORTANTE!

 

Sim. O fazer acepção de pessoas, assim como outras ações contrárias às Escrituras Sagradas, terão consequências ruins.

 

SUBSÍDIO 2

Tiago - 2.1-7. Professor (a), enfatize que "Tiago condena o favoritismo. Diga que na sociedade atual, infelizmente, as pessoas tendem a tratar melhor, uma pessoa bem-vestida e de aparência impressionante do que alguém que parece maltrapilho e pobre. Essas pessoas fazem isto porque preferem se identificar com as pessoas bem-sucedidas do que com aqueles que são aparentemente fracassados.

 

A ironia, como Tiago nos lembra, é que os supostos vencedores naquele contexto, podem ter conquistado seu estilo de vida impressionante às custas dos pobres. Além disso, muitos ricos consideram difícil identificar-se com o Senhor Jesus, que veio como um humilde servo. Para concluir o tópico, faça as seguintes perguntas, promovendo um debate: “Você fica facilmente deslumbrado pela posição social, riqueza ou fama?" “Você é parcial com o ‘ter’, enquanto ignora o ‘ser’?"

(Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Rio de Janeiro: CPAD, p. 1754)

 

III - UMA CHAMADA À MISERICÓRDIA

1. Agindo sem misericórdia.

Tiago 2.12,13 mostra que o juízo será sem misericórdia sobre aqueles que não fizeram uso dela. Deus nos chama a exercitar a misericórdia para com todos, sejam eles maus ou bons, justos ou injustos (Mt 57:6.14.15).

 

Tiago também menciona a “Lei da liberdade" em 1.25 e 2.12, referindo-se aos mandamentos de Deus interpretados à luz do evangelho de Jesus Cristo. Esta lei é descrita como "perfeita" e capaz de trazer liberdade porque, em Cristo, os crentes são livres do poder do pecado e capacitados a viver em obediência e em bondade. A misericórdia é um reflexo do caráter de Deus e um fruto esperado na vida daqueles que foram transformados pela graça de Jesus Cristo (Gl 5 22).

 

2. A prática da misericórdia.

Ser autêntico na fé significa viver de acordo com a misericórdia de Deus e isso envolve tratar a todos com compaixão e respeito, independentemente de sua posição social ou segmento religioso.

 

A compreensão de que todos serão julgados por Deus deve motivar-nos a viver de forma que venhamos refletir os valores do Reino de Deus, onde a misericórdia e o amor são centrais. Somos chamados a viver de acordo com os princípios do Evangelho que incluem a obediência a Deus e a prática da justiça e da misericórdia.

 

3. A recompensa da misericórdia.

A misericórdia deve ser um distintivo do cristão, refletindo o caráter de Deus. A sua prática beneficia o próximo e nos aproxima do Senhor. Jesus ensinou que "bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5.7). Pelo fato de que todos os dias experimentamos a misericórdia divina, precisamos exercê-la como uma prática natural da fé em Cristo.

 

Exercer misericórdia significa agir com compaixão e empatia, oferecendo ajuda e perdão aos outros, especialmente aos que estão em necessidade ou sofrimento. Esta prática reflete a verdadeira natureza da fé cristã, que se manifesta em ações. Quando praticamos a misericórdia, mostramos ao mundo o caráter de Deus e vivemos de acordo com os ensinamentos de Jesus.

 

PENSE

Como podemos, em nossa vida diária, praticara misericórdia e evitara parcialidade, refletindo o caráter de Deus?

 

PONTO IMPORTANTE!

Não trataras pessoas com parcialidade ou interesse, mas com amor e justiça, é fundamental para uma vida cristã saudável.

 

CONCLUSÃO

Somos desafiados a viver uma fé autêntica, livre de parcialidade e preconceito. Quando seguimos o exemplo de Deus revelado nas Escrituras Sagradas, refletimos o caráter de Cristo. Não tratar as pessoas com interesse, mas com amor e justiça, é fundamental para uma vida cristã saudável. Assim, somos convidados a cultivar uma fé que se manifesta em ações, com respeito e com misericórdia, promovendo a dignidade de todos como criaturas de Deus.

 

A “lei da liberdade" não é uma licença para o pecado, mas um chamado a uma vida de obediência e compaixão.

 

HORA DA REVISÃO

1. A que nos exorta o texto de Tiago 2.1?

O texto de Tiago 2.1 nos exorta a não fazermos distinção entre as pessoas.

2. Qual o significado do termo grego para "acepção"?

O termo grego para acepção é prosõpolêpsía.  Esse termo se refere às pessoas que, erroneamente, consideram ser mais importantes aqueles que são ricos, famosos ou influentes na sociedade.

3. Segundo a Lição, como devemos tratar a todos?

Devemos tratar a todos com respeito e dignidade, independentemente de sua posição social, seja na igreja, no trabalho ou em família.

4. O que significa a “lei real"?

É amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo (Mt 22.37.38).

5. Quais são as consequências de se fazer acepção de pessoas?

Divisão, julgamento e desvalorização do ser humano.

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