Características de um Professor de Escola Dominical

🛑 Características que um Professor de Escola Dominical deve ter em relação aos seus alunos

Introdução.

Bom, a princípio, a característica que mais aprecio não só em relação a professores, mas também a todos, é a sabedoria. Se lermos o livro de provérbios, veremos que a sabedoria é o que nos dá respostas para qualquer situação da vida, seja você professor, líder, pai ou mãe, filho, amigo, ou simplesmente alguém que quer andar de acordo com o que Deus quer. A sabedoria pode se abrir em alguns leques.

 

I. AS CARACTERÍSTICAS QUE PODEMOS REQUERER DE UM PROFESSOR SÃO:

 

1. Percepção clara.

O professor deve perceber e aprender todo dia, captar as coisas com inteligência e perspicácia, compreender mais sobre o que ensina e sobre tudo o que está ligado ao ambiente da sala de aula. Através da percepção, as capacidades analíticas do professor se desenvolvem.


2. Boa harmonia com os alunos.

Não adianta ter percepção se não souber usá-la e manter um ambiente dentro do controle. O professor deve a cada dia aprimorar mais sua inteligência intrapessoal e emocional. Grande parte dos problemas da educação hoje em dia surgiu lá atrás por falta desse importante fator.

 

3. Conhecimento estratégico, juntamente com planejamento a longo prazo.

O professor deve se preparar para qualquer eventualidade em toda situação, tanto sobre como vai dar a aula e fazer o aluno entender quanto a qualquer problema que houver em sala de aula. Ele deve ser proativo, prudente, minucioso, estar passos à frente dos problemas. Tem que estudar e analisar minuciosamente as situações, o aluno e o ambiente de sala de aula, aí sim cumprir seu papel, sem nunca perder de vista a sua posição no lugar onde exerce sua função. Lembre-se: estratégia é analisar claramente uma situação difícil e formular o melhor plano.


4. Informação sobre o rendimento dos alunos.

O professor tem que saber quais os resultados obtidos de suas aulas, se o aluno entendeu, de fato, o que lhe foi passado, se sua linguagem está clara o suficiente para o aluno ter entendido e colocar em prática os ensinamentos. Essa característica é importante para o próprio professor aprender com seus erros e não mais cometê-los. Lembrando que não aprendemos para saber mais, e sim para errar menos.

 

5. Capacidade de análise dos fatores humanos.

O professor deve usar de sinceridade para que seus alunos aprendam com seus resultados, sejam eles positivos ou negativos. Para isso, também deve agir com benevolência, desejando o melhor e orando por eles, simpatizando com eles e sabendo apreciar o engenho, o dom dado por Deus e o esforço dos mesmos.

 

O professor sábio deve saber avaliar suas capacidades, ser conveniente e flexível, para diante da oportunidade, aproveitá-la sem atropelos e hesitações, sem ansiedade e seguindo sempre um plano. Isso faz para evitar aceitar qualquer informação como boa, evitando acreditar ora nisso, ora naquilo, não permitindo assustar-se nem ao entrar nem ao sair. Isso evitará que os alunos se dispersem por qualquer caminho.

Conclusão

Essas são algumas virtudes do professor sábio. É devido a elas que o aluno o considera respeitável e amado.

 

Adaptação e reverberação: Subsídios Dominical

Autor: Miquéias L. Nascimento

Fonte: Ensinador Cristão – N° 68, CPAD

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !