O Pedro da Bíblia Sagrada

O primeiro pregador pentecostal não foi John Wesley. O pentecostalismo não deriva do movimento holiness. O Movimento Pentecostal, originalmente, não foi propagado pelo Avivamento da Rua Azusa. O que houve ali foi um reavivamento, pois tudo começou no dia de Pentecostes em Jerusalém! Convido, pois, o prezado leitor a conhecer o primeiro pregador pentecostal: o pescador, discípulo de Jesus, apóstolo e autor de epístolas — papa, não! — Simão Pedro.

1. Definindo o seu nome

O nome Pedro, em grego, é Petros; em aramaico, Kepha (Cefas), que significa “pedra” ou “rocha” (Mt 17.25; Mc 14.37; Lc 22.31; Mt 10.2; Jo 1.42). O apóstolo Paulo quase sempre se refere a Pedro como Cefas (cf. 1 Co 1.12; 3.22; Gl 1.18, etc.).

2. Cidade de Pedro

Ele nasceu em Betsaida da Galileia (Mt 4.18-22). Na época de seu encontro com Cristo, Pedro já morava em Cafarnaum — uma espécie de quartel general do ministério do Senhor Jesus.

3. Filiação

Ele era filho de um homem chamado Jonas — ou João (Jo 21.15-17, ARA). Jonas (ou João), “com seus filhos André e Pedro, exercia a profissão de pescador no mar da Galileia.

4. Esposa

Embora, segundo o catolicismo romano, Pedro seja o primeiro papa, ele era casado. Dizem alguns historiadores que ele casou entre 25 e 27 d.C. e teve filhos. Sua esposa, inclusive, acompanhava-o em suas viagens apostólicas (1 Co 9.5).
Pelo que tudo indica, depois de seu casamento, Pedro foi morar na casa de sua sogra, a convite dela, que foi curada pelo Senhor Jesus em certa ocasião (Mt 8.14-17).

5. Formação

Diferentemente de Paulo, o mais proeminente de todos os apóstolos, Pedro — o principal dentre os Doze — não teve uma formação voltada à erudição.
Paulo, antes de converter-se, já era versado nas Escrituras, sabia argumentar filosoficamente, falava idiomas, etc., mas só foi o que foi pela graça do Senhor (1 Co 15.10).

Pedro, por sua vez, ainda que pouco tenha estudado antes de sua conversão, cresceu, a partir desta, “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3.18, ARA), tornando-se um grande referencial para a Igreja em todos os tempos.

6. Atividade, antes de seu ministério como Apóstolo de Jesus

Simão Pedro começou trabalhando com seu pai; era um pescador rude e iletrado (Mt 4.18; Jo 21.3). Jonas, talvez, tenha inserido os filhos nesse mercado de pescaria porque os galileus eram desprezados e marginalizados socialmente, não recebendo muitas oportunidades.

7. Qualidade e Defeitos

As características de temperamento de Pedro foram usadas pelo Espírito Santo, que moldou seu caráter e mudou seu interior, tornando-o “apto para o uso de uma das chaves do Reino — não da Igreja, como geralmente se diz — abrindo a porta, pelo evangelho, aos gentios”.

Qualidades - Ele era dinâmico, leal, sincero, ousado e humilde (Mt 17.4; 26.33; Jo 21.17; Mt 14.28; Lc 5.8).
Pedro tinha uma personalidade forte. Ele vem sendo definido como “o homem mais sanguíneo da Bíblia. [...] O sanguíneo é caloroso, amável e simpático. Atrai as pessoas como se fosse um ímã”. Ele é “generoso, compassivo, adapta-se ao ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios.

Seu dom de liderança é notório; ele sempre tomava a frente para falar. Algumas frases antagônicas dão uma ideia de como ele reagia ao que acontecia à sua volta. Num momento, ele diz a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16); pouco tempo depois, “[...] tomando-o de parte, começou a repreendê-lo”, querendo convencê-lo a desistir da cruz (v. 22).

Primeiro, rejeita um pedido: “Nunca me lavarás os pés” (Jo 13.8); em seguida, quer fazer além do que lhe foi solicitado: “Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça” (v. 9).

Defeitos - Em compensação, era impulsivo por natureza, violento, instável, ansioso, além de inconstante, apressado e com grande propensão para duvidar (Mt 19.27; 14.30; 16.22; 26.75).

8. Quem falou de Jesus para Pedro?

Pedro foi levado a Cristo por André, seu irmão. Este não guardou para si a boa notícia que recebera, mas “achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus” (Jo 1.41.42). Pedro tornar-se-ia o primeiro dentre todos os Doze.

9. O Ministério de Pedro

Vemos, dois momentos decisivos na vida de Pedro: seu chamado no mar da Galileia — também chamado de mar de Quinerete ou Kinnereth (Nm 34.11; Js 12.3; 13.27), lago de Genesaré (Lc 5.1; Mt 14.34) ou mar de Tiberíades (Jo 6.1; 21.1) — e sua confissão de fé em Cesareia de Filipe. Foi neste momento que o Senhor disse a ele: “[...] bem-aventurado-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.17,18, ARA).

Pedro tornou-se o líder dos apóstolos depois da ressurreição do Senhor Jesus porque sempre foi um homem corajoso mesmo antes de converter-se. O que lhe faltava era a intrepidez para pregar a Palavra, o que lhe seria outorgado no dia de Pentecostes, quando todos foram cheios do Espírito Santo (At 2.1-4).

Conclusão

Uns dizem que Pedro é o personagem mais querido do Novo Testamento; outros, que é o mais contraditório da História da Igreja. Esse apóstolo divide as opiniões porque é humano. E, contra todos os prognósticos, foi chamado para ser o líder dos apóstolos antes da morte do Senhor, que, depois de sua ressurreição, confirmou esse chamamento.

Pedro também foi o primeiro pregador pentecostal e o homem que Deus usou para abrir as portas do evangelho a judeus e gentios.

 👉 Veja também AQUI Novos Testudo Bíblicos 

🔥 Adaptação: Site Cristão Alerta
🔥 Referência: ZIBORDI, Ciro Sanches. Pedro, o primeiro apóstolo pentecostal. 1ª edição/2018. CPAD. Rio de Janeiro.

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !