Tenho uma chamada missionária! O que fazer agora?

Com muita frequência, recebemos cartas de irmãos, na maioria Jovens, desejosos de fazerem a vontade de Deus e atender à Grande Comissão do Senhor Jesus Cristo. São cartas sinceras, de coração aberto, que demonstram grande interesse em se envolver com a obra missionária. Com toda certeza, o Espírito Santo, o real mentor da obra missionária, é que tem constrangido esses corações a tomarem tais iniciativas.


Na intenção de contribuir com esses servos do Senhor, apresentamos algumas recomendações que julgamos fundamentais.


1) Procure não perder de vista este alvo.

Se, de fato, seu alvo é servir ao Senhor na obra missionária, procure manter todos seus caminhos (atividades, cursos, família) nessa única direção. Paulo afirmou o seguinte: “... mas uma só coisa faço, e é que, esquecendo das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...”, Fp 3.13,14. Esse momento da sua vida requer muito cuidado. O impacto da chamada divina deixou você muito sensível. Lembra o que aconteceu com Paulo, na estrada de Damasco? Ele ficou cego durante três dias (At 9.9). Você pode estar fazendo uma série de questionamentos na sua própria mente. É aí que poderão vir as dúvidas. Não permita que as dúvidas cresçam, mas elimine-as uma a uma. Tiago diz que a pessoa duvidosa é “semelhante à onda do mar, que é levada pelo* vento e lançada de uma para outra parte”, Tg 1.6. Está escrito que essa pessoa não receberá coisa alguma do Senhor.

Uma das mais poderosas armas nas mãos do adversário é a dúvida. Alguns dos questionamentos que surgem são os seguintes: “Mas, eu, um missionário? Não, Deus não teria coragem de chamar uma pessoa como eu. Eu não tenho capacidade”.


2) Converse com seu pastor sobre esse assunto.

Em Hebreus 13.17,18, lemos: “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar contas delas”; certamente, ele é a pessoa mais indicada para o aconselhamento. Partindo do princípio de que o líder é alguém que, da mesma, forma, deseja ver o grande “Ide” de Jesus cumprido, procure compartilhar seus sentimentos em relação à obra missionária. Esteja atento para as palavras que ele irá ministrar ao seu coração. Certamente, o Senhor o usará para isso. Ainda que ele fale algo que você não gostaria de ouvir, não se sinta frustrado.


3) Procure compartilhar esta visão com pessoas de comprovada maturidade espiritual, que não tenham conceitos deturpados sobre a obra missionária.

Muitas pessoas são muito ativas para aconselhamento, mas nem todas são preparadas para isso. Há muitos chamados “profetas” que, nessa hora, logo se apresentam para afirmar que “o Senhor mandou”, “o Senhor falou”, “o Senhor quer isso ou aquilo”. Esteja atento. Deus fala sim, mas esteja alerta para identificar se realmente é o Senhor ou se é apenas alguém tentando dar alguma sugestão pessoal.


Há muitas pessoas bem intencionadas que naufragaram no início da carreira missionária por darem ouvidos a “profetas” que não foram enviados pelo Senhor.

 

4) Procure preparar-se na área teológica, a fim de ministrar a Palavra de Deus (2Tm 2.15).

 

5) Se Deus te chama para uma cultura diferente, procure se preparar para ela.

Há muitas escolas de treinamento especializadas. Se você não dispõe de condições para um curso intensivo de treinamento, faça um curso por correspondência. Você perceberá o quanto essa iniciativa o ajudará.

 

6) Busque intensamente conhecer o tempo de Deus para a sua vida.

Não faça nada sem a absoluta certeza de que o Senhor está dirigindo. Algumas vezes, a chamada de Deus na nossa vida é tão intensa que desejamos partir para uma terra distante logo no dia seguinte. Porém, não esqueça da ração.

 

É indispensável Você talvez argumente que “as almas estão perecendo”. Sim, é verdade, mas se você não estiver preparado para tratar com as almas perdidas, você poderá ter grandes problemas e retornar antes do tempo (Rm 12.2). Se houver dúvidas, peça sinais inequívocos. E bíblico. Lembra-se de Gideão? (Jz 6.17,36-40; 2Rs 20.8 e Êx 4.1,8).

 

7) Se não é casado.

(a) e pretende se casar, procure um cônjuge que possa compartilhar a mesma visão. Muitos projetos foram soterrados porque o cônjuge escolhido não possuía a mesma visão.

 

8) Procure ler livros e revistas que falem sobre missões.


9) Nunca desista

Saiba que o inimigo das nossas almas fará qualquer coisa para criar embaraços na sua caminhada, porque esta é a atividade dele: matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Ele se sente muito bem destruindo sonhos. Entretanto, nós, os salvos estamos colocados nas regiões celestiais (Ef 2.6), acima de todas as trevas que porventura tentem se levantar contra a obra de Deus (Ef 1.21).

 

Artigo: Cyro Mello | Adaptação: www.cristaoalerta.com.br


VEJA TAMBÉM ESSAS PUBLICAÇÕES:

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !