👇 Destaque do mês

Caraterísticas do bom planejamento para a Escola Dominical

O planejamento é imprescindível em qualquer atividade humana, especialmente no que diz respeito à educação. Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino.

 

CARACTERÍSTICA 1: Unidade.

No planejamento, é fundamental fazer convergir todas as atividades para a conquista dos objetivos visados; eles são a garantia de unidade da operação docente.


CARACTERÍSTICA 2: Continuidade.

Sem planejar o professor corre o risco de perder o “fio da meada”, dispersando-se e valorizando pontos secundários em detrimento de pontos prioritários da matéria. O professor precisa prever todas as etapas do trabalho em pauta, desde a inicial até a final.


CARACTERÍSTICA 3: Flexibilidade.

Se durante a execução do planejamento, o professor perceber a impossibilidade de cumpri-lo em razão de um imprevisto qualquer, poderá alterá-lo sem problema, desde que não se distancie dos principais objetivos. O plano, mesmo em marcha, pode ser modificado ou reajustado sem quebra de sua unidade e continuidade.

CARACTERÍSTICA 4: Objetividade e realismo.

O plano deve ser objetivo e estar baseado nas condições reais e imediatas de local, tempo, recursos, capacidade e preparo de seus alunos. De que adianta planejar a utilização de recursos didáticos de alta tecnologia se na sua Escola Dominical não há possibilidade sequer de ter um quadro-de-giz? Se esse for o caso, o planejamento, baseado na irrealidade, só causará frustração.


CARACTERÍSTICA 5: Precisão e clareza.

É preciso caprichar nos enunciados do planejamento. O estilo deve ser sóbrio, claro, preciso, com indicações bem exatas e sugestões bem concretas para o trabalho a ser realizado. Um planejamento com enunciados mal elaborados poderá dificultar a tomada de decisão.

💥 Siba mais:

Três Etapas para o Preparo da Aula da Escola Dominical

Reflexões Fundamentais para a Liderança Cristã

 

Artigo: Pr.  Marcos Tuler |Adaptação: www.cristaoalerta.com.br


VEJA TAMBÉM ESSAS PUBLICAÇÕES:

Compartilhar:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !