👇 Destaque do mês

O nascer de “novo” indica que Jesus ensinou a doutrina da reencarnação?

Texto Bíblico João 3.3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o  Reino de Deus”.

O fato de “nascer de novo” indica que Jesus ensinou a doutrina da reencarnação?
Alguns grupos sectários -— incluindo as seitas da Nova Era — citam esse verso para apoiar a visão de que Jesus ensinou que era necessário ser reencarnado.
REFUTAÇÃO BÍBLICA
O que Jesus está ensinando nessa passagem (João 3.3) não é a reencarnação, mas sim a regeneração.
 
A doutrina da reencarnação ensina que, depois que uma pessoa morre, ele ou ela entram em um outro corpo mortal para viverem novamente nesta terra. Esse processo se repete sucessivamente, em um ciclo virtualmente interminável de nascimento, morte e renascimento, contudo em um outro corpo mortal. Se Jesus estivesse defendendo a doutrina da reencarnação, Ele deveria ter dito: “Aquele que não nascer de novo, e de novo, e de novo, e de novo...

A doutrina da reencarnação ensina que as pessoas morrem sucessivamente, até que alcancem a perfeição (o Nirvana). Contudo, a Bíblia ensina claramente que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hb 9.27).


Cada ser humano vive uma só vez como um mortal na terra, morre uma só vez, e então enfrenta o juízo.

Nos versos seguintes, Jesus explica o que Ele quer dizer quando se refere a nascer de novo. Jesus diz: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3.5). Embora existam divergências entre comentaristas a respeito do significado exato dessa “água”, todos estão de acordo que não é possível que essa passagem se refira à doutrina da reencarnação.

Ser nascido novamente, então, é ser limpo de meu pecado e receber a vida de Deus, pelo Espírito de Deus (Rm 3.21-26; Ef 2.5; Cl 2.13).

Jesus ensinou que as pessoas decidem o seu eterno destino em uma única vida (Mt 25.46). Essa é precisamente a razão pela qual o apóstolo Paulo enfatizou que “eis aqui agora o dia da salvação” (2 Co 6.2).

Reverberação: Escola Bíblica ECB
Fonte: Respostas às Seitas: Um manual popular sobre as interpretações equivocadas das seitas – CPAD | Autores: Norman L. Geisler e Ron Rhodes

Compartilhar:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !