A Escola Dominical pode ser instrumento de continuidade do discipulado?

Atualmente, muito se tem falado em discipulado ou fazer discípulos no meio cristão. Tal ideia nos remete às Escrituras, quando o Senhor ordena em Mateus 28.19: "Fazei discípulos". 

Essa é uma ordem do nosso Mestre Jesus. Se pararmos para refletir nessa ordem divina, perceberemos que só podemos cumpri-la através do Evangelho sagrado. Outra ordem que encontramos nas Escrituras Sagradas é o "Ide" (Marcos 16.15). Fazer discípulo é mais profundo do que só ir. O "fazei discípulos" só pode ser realizado através dos ensinamentos constantes da Palavra de Deus.

 

A Escola Dominical é sem dúvida de suma relevância para discipularmos vidas a cumprir o Ide de Jesus, a fazer parte da sua comissão levando a mensagem salvífica da Cruz aos perdidos. E o discipulado que faz o cristão crescer verdadeiramente só é possível se sua base estiver firmada na Palavra de Deus. O discipulador tem a missão de fazer o discípulo amar a Palavra e meditar nela dia e noite conforme Josué 1.8, e escondê-la em seu coração (S1119.11). Agindo dessa forma, ele irá gerar discípulos maduros (1Co 13.11).

 

É de fundamental importância que o discipulador tenha suas orientações baseadas na Palavra de Deus, jamais em experiências pessoais, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17).

 


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Não podemos deixar de citar que o discipulado foi um método utilizado por Jesus. Ele é o nosso melhor exemplo, pois andou durante muito tempo cuidando e formando discípulos para viver de acordo com a Sua vontade. Quando discipulamos, estamos criando também um relacionamento sólido com o discipulador, e iremos ensinar também com o exemplo. Podemos afirmar, então, que o discipulado é a prática de Cristo, é um instrumento de Deus para edificação do cristão, é o investimento de uma vida na vida do outro para Jesus. Veja o que nos afirma a Palavra de Deus em Filipenses 4.9: "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco."

 

Em vista disso, podemos afirmar que a ED é um instrumento de continuidade do discipulado, porém este ensino não pode ser resumido apenas a um encontro semanal. Necessita ser uma prática constante que o discípulo precisa adquirir, pois se trata do seu crescimento espiritual.

 

Artigo: Rosilene Silva Sousa – Ensinador Cristão, N° 85

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !