CREMOS,
professamos e ensinamos que a cura divina é um ato da soberania, graça e
misericórdia divina,1 que, através do poder do
Espírito Santo,2 restaura física e/ou
emocionalmente aqueles que demonstram fé em Jesus Cristo.3 Deus fez o homem um ser integral,
formado por uma parte material e outra imaterial.4
A parte material, o corpo, é tão importante quanto a imaterial, a alma e o
espírito.5 A Bíblia mostra que a obra redentora
de Cristo incluiu também o corpo: "Gememos em nós mesmos, esperando a
adoção, a saber, a redenção do nosso corpo" (Rm 8.23). A vontade de Deus
é, portanto, curar tanto a alma como o corpo: "É ele que perdoa todas as
tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103.3). Faz parte
da natureza divina curar os enfermos, e Deus assim o faz para demonstrar o seu
poder e amor pelos afligidos.6
1. A origem da enfermidade.
As
Escrituras ensinam claramente que as doenças e a morte são resultantes da
entrada do pecado no mundo: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no
mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens,
por isso que todos pecaram" (Rm 5.12). As doenças e enfermidades
existem como consequência da Queda e da desobediência humana.7 Há doenças que são consequências de um pecado
especifico;8 todavia, nem toda doença e enfermidade são decorrentes de um
pecado pessoal.9 As Escrituras ensinam que
existem doenças e enfermidades que são resultados da ação direta de Satanás e
seus demônios,10 enquanto outras são apenas
resultados de nossa condição humana pós-queda: "Não bebas mais água só,
mas usa um pouco de vinho, por causa do' teu estomago e das tuas frequentes
enfermidades" (1 Tm 5.23). A Bíblia ensina que Deus, na sua soberania,
pode permitir a doença11 e, em situações
específicas, usá-la como instrumento de correção.12
2. A
cura divina na Antiga e Nova Aliança.
Deus
prometeu curar o seu povo na Antiga Aliança.13 A cura fazia parte da aliança
que Deus estabeleceu com seu povo Israel no Sinai: ‘‘Servireis ao Senhor, vosso
Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as
enfermidades" (Êx 23.25). A obediência às exigências da aliança produzia
cura, enquanto a não observância de seus preceitos trazia doenças.14 A lei da
retribuição do pecado e suas consequências é uma realidade bem documentada na
Antiga Aliança: "Eu dizia:
Senhor, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti"
(Sl 41.4). Todavia, nem sempre as doenças e as curas na Antiga Aliança estão
condicionadas ao princípio de causa e efeito.
Como
exemplo, a doença de Jó e o consequente sofrimento não ocorreram em razão de
seu pecado pessoal, mas, sim, da maldade de Satanás contra ele e contra Deus.15
No Novo Testamento, as curas e os milagres de ressurreição de mortos efetuados
por Jesus faziam parte da sua revelação messiânica, da demonstração da sua
compaixão pelos doentes e da manifestação da vinda do Reino de Deus.16 A
expressão "Reino de Deus ״ deve ser entendida como sendo o domínio de
Deus.17 A vinda do Reino de Deus proveu tanto o bem-estar espiritual como o
físico: "E logo se lhe secou a fonte de sangue, e sentiu no corpo estar já
curada daquele mal" (Mc 5.29). Ao curar os enfermos e ressuscitar os
mortos, Jesus demonstrava que o Reino de Deus havia chegado: “e enviou-os a
pregar o Reino de Deus e curar os enfermos" (Lc 9.2); "e falava-lhes
do Reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura" (Lc 9.11).
3. A
cura divina e a expiação.
As
Escrituras revelam que a cura divina é um dos benefícios da obra expiatória e
redentora de Cristo. Ele proveu na cruz tanto a salvação da alma quanto a cura
do corpo: "ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou
sobre si [...] pelas suas pisaduras, fomos sarados" (Is 53.4,5). Essa
palavra profética foi cumprida em Jesus,18 o qual demonstrou que a cura divina
faz parte da provisão que Deus deixou para seus filhos: "Então, chegou ela
e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondendo, disse: Não é
bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos" (Mt 15.25,26).
4. A
oração pelos enfermos e a cura divina nos dias atuais.
A
oração em favor dos enfermos é uma prática presente tanto no Antigo como no
Novo Testamento. A primeira oração de cura registrada no Antigo Testamento é
feita por Abraão: “E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e a sua
mulher, e as suas servas, de maneira que tiveram filhos” (Gn 20.17).
Moisés
orou pela cura de Miriã, sua irmã: "E eis que Miriã era leprosa como a
neve: e olhou Arão para Miriã, e eis que era leprosa [...] Clamou, pois, Moisés
ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures” (Nm 12.10,13).
Naamã,
o siro, foi curado de sua lepra pelo ministério do profeta Eliseu.19
O
Novo Testamento registra que a oração em favor dos enfermos era uma prática
constante na Igreja Primitiva.20 Visando o bem-estar espiritual e físico do seu
povo, Deus equipou a Igreja com os dons de curar: "e a outro, pelo mesmo
Espírito, os dons de curar" (1 Co 12.9); "Está alguém entre vós
doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele; ungindo-o com azeite
em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o
levantará" (Tg 5.14,15).
A
oração pelos enfermos não entra em conflito com o tratamento médico. O rei Ezequias
foi curado de uma úlcera após ter uma pasta de figos posta sobre a sua
enfermidade: "E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos e a ponham como
emplasto sobre a chaga; e sarará" (Is 38.21). O Senhor Jesus reconheceu o
valor dos médicos: "Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de
médico os sãos, mas sim, os doentes" (Mt 9.12). Paulo, o apóstolo,
aconselhou Timóteo a beber vinho com fins terapêuticos 21 e tinha entre seus
colaboradores um médico: "Saúda-vos Lucas, o médico amado" (Cl 4.14).
5. A
unção com óleo.
A
ministração da unção com óleo sobre os enfermos é uma doutrina do Novo
Testamento ensinada e incentivada como prática de fé para os crentes: “Está
alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele,
ungindo-o com azeite em nome do Senhor" (Tg 5.14).
A
unção sobre os enfermos era um ritual comum nos tempos bíblicos do Novo
Testamento. Os discípulos usavam a unção com óleo desde os dias do ministério
terreno de Jesus: "e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam"
(Mc 6.13). A ênfase, entretanto, não está no azeite, mas, sim, na oração da fé,
que salva o doente.22 A única unção estabelecida como prática na igreja foi a
unção com óleo, ministrada· somente sobre os enfermos. Essa é uma prática
exercida nos moldes do Novo Testamento, sendo, portanto, efetuada somente pelos
que exercem a liderança da igreja. Entre nós, é praticada por presbíteros,
evangelistas e pastores.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
1. "E aproximou-se dele um leproso,
que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia:
Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus,
movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê
limpo!" (Mc 1.40,41); "E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e,
possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos" (Mt
14.14).
2. "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré
com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a
todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" (At 10.38); "O
Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos,
a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano
aceitável do Senhor" (Lc 4.18,19).
3. "E, pela fé no seu nome, fez o seu
nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este,
na presença de todos vós, esta perfeita saúde" (At 3.16); "E estava
assentado em Listra certo varão leso dos pés, coxo desde o seu nascimento, o
qual nunca tinha andado. Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e
vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre
teus pés. E ele saltou e andou" (At 14.8-10).
4 "E formou o Senhor Deus o homem do
pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma
vivente" (Gn 2.7).
5 "Ou não sabeis que o nosso corpo é
o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não
sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a
Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1 Co
6.19,20); "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso
espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.23).
6 "E eis que estava ali uma mulher
que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e
não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e
disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E impôs as mãos sobre ela, e
logo se endireitou e glorificava a Deus" (Lc 13.11-13).
7 "E ordenou o Senhor Deus ao homem,
dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência
do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres,
certamente morrerás" (Gn 2.16,17).
3 "Depois, Jesus encontrou-o no
templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não
suceda alguma coisa pior" (Jo 5.14).
9 "E, passando Jesus, viu um homem
cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem
pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele
pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de
Deus" (Jo 9.1 -3); "Então, Satanás respondeu ao Senhor e disse: Pele
por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende, porém, a tua
mão, e toca-lhe nos ossos e na came, e verás se não blasfema de ti na tua face!
E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua
vida" (Jó 2.4-6).
10 "E, havendo-se eles retirado,
trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. E, expulso 0 demônio, falou o mudo;
e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel" (Mt
9.32,33); “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de
Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?" (Lc 13.16).
11 "E vós sabeis que primeiro vos
anunciei o evangelho estando em fraqueza da came. E não rejeitastes, nem
desprezastes isso que era uma tentação na minha carne; antes, me recebestes
como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo" (Gl 4.13,14); "Erasto
ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto" (2 Tm 4.20).
12 "Examine-se, pois, o homem a si
mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe
indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo
do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que
dormem" (1 Co 11.28-30).
13 "E disse: Se ouvires atento a voz
do Senhor, teu Deus, e fizeres 0 que é reto diante de seus olhos, e inclinares
os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos,
nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou 0
Senhor, que te sara” (Êx 15.26).
14 "Será, porém, que, se não deres
ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus
mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão
todas estas maldições e te alcançarão" (Dt 28.15); "O Senhor te ferirá
com a tísica, e com a febre, e com a quentura, e com o ardor, e com a secura, e
com destruição das sementeiras, e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças"
(Dt 28.22).
15 "E disse o Senhor a Satanás:
Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem
sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua
sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Então, Satanás respondeu ao Senhor e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem
tem dará pela sua vida. Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na
carne, e verás se não blasfema de ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás:
Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida. Então, saiu Satanás da
presença do Senhor e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até
ao alto da cabeça" (Jó 2.3-7).
16 "E Jesus, respondendo, disse-lhes:
Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos
andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são
ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho" (Mt 11.4,5);
"Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de
Simão estava enferma com muita febre; e rogaram-lhe por ela. E, inclinando-se
para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo,
servia-os" (Lc 4.38,39).
17 "E, interrogado pelos fariseus
sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse:
O Reino de Deus não vem com aparência
exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus
está entre vós" (Lc 17.20,21).
18 "E, chegada a tarde, trouxeram-lhe
muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e
curou todos os que estavam enfermos, para que se cumprisse o que fora dito pelo
profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as
nossas doenças" (Mt 8.16,17); "levando ele mesmo em seu corpo os nossos
pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver
para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" (1 Pe 2.24).
15 "Então, chegaram-se a ele os seus
servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma
grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e
ficarás purificado. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a
palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e
ficou purificado" (2 Rs 5.13,14); "E muitos leprosos havia em Israel
no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o
siro" (Lc 4.2 7).
20 "De sorte que transportavam os
enfermos para as ruas e os punham em leitos e em camilhas, para que ao menos a
sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades
circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e
atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados" (At
5.15,16).
21 "Não bebas mais água só, mas usa
um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes
enfermidades" (1 Tm 5.23).
22 "e a oração da fé salvará o
doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão
perdoados" (Tg 5.15).
Fonte: Declaração de Fé das Igrejas Assembleias de Deus no
Brasil