👇 Subsídios Dominical👇

Paulo: O Príncipe dos Pregadores


Desde seu encontro memorável com o Senhor a caminho de Damasco (At 9.3-5; 1 Co 9.1), Paulo renunciou seu passado como fariseu, isolou-se por um tempo e abraçou a excelência do conhecimento de Cristo Jesus (Fp 3.6-14). Chamado por seu nome romano pela primeira vez no relato de sua passagem por Pafos, na ilha de Chipre, “Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo” (At 13.9), é o principal modelo para todos os pregadores da Palavra de Deus depois de Jesus Cristo.

A carreira de Paulo como pregador do evangelho começou na majestosa cidade de Damasco, descrita pelos poetas como “um punhado de pérolas numa taça de esmeralda” (BALL, p. 62). Era essa a imagem que ele avistava, quase ao meio-dia, quando um raio de luz mais brilhante que o sol em todo o seu esplendor cegou seus olhos, levando-o ao chão. Todos os cristãos sabem muito bem o que aconteceu depois disso (At 9.1-9).

Num instante, tudo mudou na vida de Saulo de Tarso, especialmente em seu íntimo. A arrogância farisaica caiu por terra, e um servo de Deus quebrantado e abatido declarou: “Senhor, que queres que faça?” (At 9.6).

Após deixar Jerusalém, Paulo passou uns dez anos pregando o evangelho em partes da Síria e da Cilícia. Nesse período, segundo ele mesmo relata, sua fama começou a chegar às igrejas da Judeia: “Aquele que já nos perseguiu anuncia, agora, a fé que, antes, destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim” (Gl 1.23,24). Barnabé, então, convidou-o para trabalhar em Antioquia da Síria, e ambos ensinaram muita gente durante um ano (At 11.25,26).

Há uma documentação ampla e excepcional sobre a vida de Paulo, embora as principais — e inquestionáveis — fontes sejam o livro de Atos dos Apóstolos e suas 13 epístolas. Desde a segunda metade do segundo século, há um corpus de escritos que possibilita a reconstrução dos principais traços de sua personalidade, bem como de sua atuação como apóstolo, pregador e mestre dos gentios. Quanto ao período final de sua vida, há, especialmente, tradições preservadas por Clemente de Roma (35–97 d.C.), além de livros apócrifos.



Compartilhar:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !