👇 Subsídios Dominical👇

QUERETITAS, QUERETEUS ou PELETEUS

Os queretitas são mencionados em 1 Samuel 30.14 (BJ “cereteus”), 2 Samuel 8.18; 15.18; 20.7,23; 1 Reis 1.38,44; 1 Crônicas 18.17 [em todas essas passagens, a BJ traz feleteus e a Almeida, peleteus]. 

São também citados uma vez cada em Ezequiel 25.16 e Sofonias 2.5 [ARA queretitas; ARC quereteua]. Em 2 Samuel 20.23, o termo Qere tem a leitura variante quereíta. Os peleteus são mencionados nas mesmas passagens em 2 Samuel, 1 Reis e 1 Crônicas, nas quais aparecem ao lado dos queretitas.
👉 Significado.
Apesar do fato de que as versões antigas (Targum, Siríaca) e os comentaristas modernos (KD, Samuel, 367) entendem esses termos como substantivos comuns (“os executores”, “os corredores”), eles devem ser tomados como nomes próprios pelas seguintes razões: a formação das palavras não é explicada na hipótese alternativa, em que o final da palavra é denominativo (não deverbal), uma vez que é frequentemente empregado em nomes próprios. As palavras estão, evidentemente, no mesmo sentido que geteus, que é claramente um nome próprio (2Sm 15.18).
👉 Identificação.
Afirma-se, geralmente, que os queretitas eram os cretenses, devido à semelhança dos dois nomes (havia esse nome em Creta já nos tempos homéricos) e à relação entre os queretitas e os filisteus. Por outro lado, Prignaud acredita que, embora estivessem relacionados aos filisteus, os queretitas nunca estiveram diretamente associados a Creta, e podem ter tido outra origem, mas foram subsequentemente assimilados pelos filisteus.
🎯 Estudiosos sustentam que os peleteus eram filisteus, explicando-se a diferença de nomes de vários modos:
1. O termo “peleteu”, que sempre é usado junto com “quereteu”, é formado, pela analogia com o último termo (Greenfield, IBD);
2. Houve uma assimilação fonética, em que o termo pelisfíse transformou em pelêtí (Montgomery, ICC, Kings);
3. A forma “peleteu” foi intencionalmente criada para evitar a sugestão de que os filisteus estavam intimamente associados a Davi (Prignaud).


📝Seja qual for sua identificação, os queretitas (ou quereteus) e os peleteus aparecem na Bíblia como partes do exército de Davi. Parece que estiveram ativos especialmente em épocas de crise para Davi, permanecendo leais a ele nas três revoltas que ocorreram contra o rei. Eles ficaram do lado do Davi quando este teve de fugir de Absalão (2Sm 15.18); eles perseguiram Seba depois que este se rebelou (20.7); e quando Adonias tentou suceder a Davi como rei, foram os queretitas e os peleteus que formaram o corpo da guarda que levou Salomão para ser ungido (1 Rs 1.38). Seu líder era Benaia, filho de Joiada (2Sm 8.18), também chamado de chefe da guarda de Davi (23.23). E provável que os queretitas e os peleteus fossem a própria guarda do rei.

Publicação: Uikisearch
Referência: J. Montgomery, Kings (1951), 86; J. Prignaud, “Caftorim et Kerétim,” RS (1964), 215-229. 
Compartilhar:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !