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SUBSÍDIO Lição 4. Paulo, a Vocação para ser Apóstolo

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  4° Trimestre de 2021

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O termo Apóstolo tem dois significados. No sentido mais restrito, é aplicável aos Doze originais (Mc 3.14; Lc 6.13), mas em um sentido mais abrangente é usado para incluir Barnabé (At 14.4,14), talvez Tiago, o irmão de Jesus, (Gl 1.19) e outros (Rm 16.7).

I. PAULO, SEPARADO E CHAMADO PARA SER APÓSTOLO

 

Possuir um “chamado” é ter sido convocado por Deus para o cumprimento de uma tarefa que, com base em sua autoridade, é Ele mesmo quem estabelece o que deve ser feito, como deve ser feito e por quem deve ser feito.


1. O chamado divino (Gl 1.15).

Paulo não é meramente um apóstolo pelo fato de possuir as qualificações descritas em Atos 1.21-22, mas por meio de um encontro pessoal com o Cristo ressuscitado (1 Co 15.8; Gl 1.1,15-16). “O seu chamado para ser um apóstolo, uma comissão especial de Cristo, veio diretamente, ele afirma, de ‘Jesus Cristo, e de Deus Pai’ (Gl 1.1), que lhe atribuíram a responsabilidade de proclamar o evangelho ao mundo gentílico (Gl 1.16)”.


2. A finalidade do chamado de Paulo (At 9.15,16).

“[...] este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante dos gentios e reis, bem como diante dos filhos de Israel” (Atos 9.15 – NAA).


“[...] fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios” (2 Tm 1.11 – ARC).


3. Paulo, um servo apóstolo.

“PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus (Rm 1.1)”.

A) Servo

Paulo se apresenta como sendo servo (doulos, servo sem liberdade, ou escravo) de Jesus Cristo.


Isto é mais do que uma expressão de humildade; Paulo está completamente à disposição do seu Mestre. “O homem que fala agora é um emissário, compelido a cumprir sua obrigação; o ministro do seu Rei; um servo, não um amo. Por mais importante e grandiosa que possa ter sido a pessoa de Paulo, o tema essencial da sua missão não está nele, mas acima dele”.

B) Um servo entre os servos de Deus

Abraão (Gn 26.24; Sl 105.6, 42), Moisés (Nm 12.7-8), Davi (2 Sm 7.5-8) e os profetas (Am 3.7; Is 20.3; Jr 7.25) foram chamados de servos do Senhor.


C) Apóstolo

Ele ainda se identifica como alguém chamado para apóstolo. A expressão grega (kletos apostolos) significa literalmente “um apóstolo chamado”.

 

Abraão (Gn 12.1-3), Moisés (Êx 3.10) e os profetas (Is 6.8-9; Jr 1.4-5; Am 7.14- 15) eram servos de Deus por uma convocação divina. A mesma coisa aconteceu com Paulo.

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Cultos afro-brasileiros

Os cultos afro-brasileiros são mágicos e necromantes, por­tanto são espíritas, por mais que os kardecistas rejeitem essa ideia. Por definição do próprio Kardec, "espírita é todo aquele que acre­dita na manifestação dos espíritos". A necromancia, em si so­mente, faz do kardecismo espiritismo. Não importa qual seja a origem ou natureza desses espíritos, no conceito deles. Da mes­ma forma os cultos afro-brasileiros, em todos os seus ramos, têm em comum o necromancia e a magia.
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A Igreja Católica e os Irmãos de Jesus

Leitura bíblica em foco: Mateus 12.46-50
46 E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.
47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
48 Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

Catolicismo Romano
Declara que a expressão irmãos de Jesus, conforme citada pela Bíblia, não é literal. Segundo acredita, significa simplesmente “seus primos". Seu objetivo, com isso. é sustentar a doutrina da virgindade perpétua de Maria.
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A Igreja Católica e as que as relíquias sagradas

Leitura bíblica em foco: Mateus 14.36
“E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos”.
Catolicismo Romano
Adota este versículo para defender o ensino que diz que as relíquias sagradas são uma fonte ou canal de milagres, portanto, dignas de veneração e de culto.


RESPOSTA APOLOGÉTICA
Não existe, neste versículo, qualquer inferência de que as vestes de Cristo é que produziam a cura entre aqueles que buscavam tocá-las. O elemento determinante da ação de Deus foi - e continua sendo - a fé, como o próprio Jesus declarou à mulher com fluxo de sangue: "A tua fé te salvou", além de outras citações, como, por exemplo, Marcos 5.34; 10.52 e Lucas 7.50; 8.48.
Considerando, ainda, que a fé é dom de Deus (Ef 2.8), não há que se atribuir méritos ao homem pelo exercício desta faculdade. Todo e qualquer benefício do Senhor em prol do homem é fruto de divina compaixão e não de merecimento (Tt 3.5).


Artigo: Bíblia Apologética de Estudos - ICP

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