Revista Cristão Alerta: Nova

Lição 6: O Filho É igual com o Pai [ 1° trimestre 2025 CPAD]

EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Comentarista: Esequias Soares | Data: 9 de Fevereiro de 2025



TEXTO ÁUREO

"Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino." (Hb 1.8)

VERDADE PRÁTICA

O termo teológico "Filho de Deus" é título, sendo assim, a existência de Jesus é desde a eternidade junto ao Pai.

LEITURA DIÁRIA

Segunda S1 8.4

O termo "filho" na Bíblia indica, muitas vezes, "a mesma espécie"

Terça Am 7.14

A expressão bíblica "os filhos dos profetas" equivale a expressão "os profetas"

Quarta Mt 23.30, 31

A palavra "filho" indica também "a mesma índole"

Quinta Jo 5.18

Jesus falava da sua divindade quando se disse Filho de Deus

Sexta Jo 16.28

Jesus como Filho refere-se à sua origem divina, à mesma essência e natureza do Pai

Sábado 1 Jo 4.15

Quem confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:  João 10.30-38

30 - Eu e o Pai somos um.

31- Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem.

32 - Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais?

33 - Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

34 - Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?

35 - Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),

36 - àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

37 - Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.

38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim, e eu, nele.

Hinos Sugeridos: 154, 277, 400 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA [DO PROFESSOR (a)]

1. INTRODUÇÃO

Aproveite a oportunidade desta aula para esclarecer alguns termos teológicos que surgem em face do tema estudado, como por exemplo: Subordinacionismo, Trindade, Consubstancialidade etc. Para isso, recomendamos que você tenha e, se possível, sempre leve para a classe um bom Dicionário Bíblico. Por meio de atividades de pesquisa, seus alunos têm a sede de conhecimento aguçada, além de aprenderem a como utilizar ferramentas de busca confiáveis para melhor estudar e compreender a Palavra de Deus.

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Mostrar a doutrina bíblica da relação entre Deus Pai e o Filho Unigênito;

II) Refutar biblicamente a heresia do Subordinacionismo; III) Exemplificar como o Subordinacionismo está presente na atualidade.

B) Motivação: Desde os tempos mais remotos, conhecer o Criador é um anseio do coração humano. Há inúmeros registros históricos, por diversas civilizações, ao longo dos séculos, atestando isso. Jesus disse que aprouve ao Pai ocultar dos sábios e instruídos sua grandeza e revelá-la aos pequeninos. Pois que, "ninguém conhece o Filho, se não o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar" (Mt 11.27). Aprofundemo-nos, portanto, nessa infinita graça e riqueza de conhecer o Deus Todo-Poderoso, por meio do Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

C) Sugestão de Método: Previamente, providencie pelo menos três dicionários, de preferência bíblicos, ou mesmo comuns da Língua Portuguesa. Dada a profundidade e complexidade do tema, sugerimos a leitura do significado de alguns termos a fim de clarificar e aprofundar o entendimento; tais como: Autoridade, Essência, Filho, Subordinacionismo, Trindade, Unigênito etc. Deixe tais palavras destacadas e peça que alguns voluntários as leiam em momentos-chave da lição.

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: Em toda a Sagrada Escritura observamos a perfeita unidade na pluralidade de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Essa plena harmonia, igualdade de essência e autoridade entre as pessoas da Trindade, é enfatizada no

Novo Testamento, funcionando, inclusive, como modelo de comunhão para a Igreja de Cristo, na qual cada membro está ligado uns aos outros.


4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

Veja também a Revista Cristão Alerta clicando AQUI

A) Revista Ensinador Cristão.

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, P.39, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto "Filiação de Cristo", logo após o primeiro tópico, dá um panorama das interpretações teológicas acerca da natureza do Filho de Deus;

2) O texto "A Palavra na Eternidade", ao final do segundo tópico, aprofunda a natureza eterna de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

INTRODUÇÃO

Essa porção bíblica do Evangelho de João é uma das mais contundentes em mostrar que o Filho é igual ao Pai. Afirmar que Jesus é o Filho de Deus, mas não o próprio Deus, é uma contradição em si mesma. O embate de Jesus com os religiosos do templo de Jerusalém revela essa verdade. É isso que a presente lição pretende mostrar e explicar com sólidos fundamentos escriturísticos.

Palavra-Chave Unidade

I - A DOUTRINA BÍBLICA DA RELAÇÃO DO FILHO COM O PAI

1. Ideia de filho.

O conceito de filho no pensamento judaico implica a igualdade com o pai (Mt 23.29-31). Uma das ideias de filho na Bíblia é a identidade de natureza, isso pode ser visto no paralelismo poético do salmista: "que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Sl 8.4). Esse paralelismo é sinonímico em que o poeta diz algo e em seguida repete esse pensamento em outras palavras. A ideia de "homem mortal" é repetida em "filho do homem". Outro exemplo encontramos nas palavras de Jesus: "Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas" (Mt 23.31). Isso porque os escribas e fariseus consideravam os matadores dos profetas como seus pais (Mt 23.29,30).

2. Significado teológico.

Indica igualdade de natureza, ou seja, mesma substância. É o que acontece com Jesus, Ele é chamado Filho de Deus no Novo Testamento porque Ele é Deus e veio de Deus. Jesus mesmo disse: "eu saí e vim de Deus" (Jo 8.42); "Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai" (Jo 16.28). Quando Jesus declarou: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (Jo 5.17), estava declarando que Deus é seu Pai; no entanto, os seus interlocutores entenderam com clareza meridiana que Jesus estava reafirmando a sua deidade, pois: "dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (Jo 5.18).

3. O Filho é Deus.

Filho de Deus é uma expressão bíblica para referir-se à relação única do Filho Unigênito com o Pai. A expressão "Filho de Deus" revela a divindade de Cristo. Essa verdade está mais clara na Bíblia que o sol do meio-dia. Por isso, é estranho como pode haver tantos debates sobre o tema. O texto sagrado: "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino" (Hb 1.8) é o mais crucial, pois é uma citação direta de Salmos 45.6,7. É importante prestar melhor atenção naquelas passagens conhecidas dos crentes: "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros" (Sl 45.6,7). Que história é essa de o Deus do versículo 7 estar ungindo o Deus do versículo 6? Isso tem intrigado alguns rabinos desde a antiguidade. Mas, a Epístola aos Hebreus traz a explicação e revela que Deus nessa passagem é uma referência a Jesus. A explicação está em Hebreus 1.8, trata-se do relacionamento entre o Pai e o Filho e que a unidade de Deus é plural.

SINOPSE I

A doutrina bíblica mostra a relação de unidade entre Deus Pai e seu Filho Unigênito.


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

"FILIAÇÃO DE CRISTO

Três principais pontos de vista são apresentados quanto à filiação de Cristo:

1. Criação em uma época passada.

Esse foi o ponto de vista de Ário ao argumentar que Jesus Cristo foi criado em uma época passada, à semelhança de Deus Pai, e é homoioitsios com Ele (isto é, de substância similar) [...].

2. Geração eterna.

Orígenes e outros que sustentaram essa opinião consideravam a palavra grega monogenes como derivada de gennao, 'gerar' (vários tradutores seguiram os seus passos), e traduziram o termo como "Unigênito" (Jo 1.14,18; 3.16,18; Hb 11.17; 1 Jo 4.9).

No entanto, trata-se na verdade de um derivado de genos e, portanto, significa 'único' ou 'único do seu género'. Por causa disso, a Bíblia Francesa o traduz como 'Son Fils Unique', o que significa 'o seu único Filho' (veja NASB marg. em João 3.16,18). Em Hebreus 11.17, com referência a Isaque, monogenes deve significar "único", porque Abraão teve outros filhos (Ismael e os filhos de Quetura).

3. O Filho Único de Deus.

Esta opinião tem o apoio dos argumentos acima. Exemplos de tal uso podem ser encontrados na expressão hebraica do Antigo Testamento: 'filhos de...', que significa 'da ordem de...' em frases como 'filhos dos profetas' (1 Rs 20.35; 2 Rs 2.3,5,7,15; 4.38; 5.22 etc.); 'filho de um dos boticários' (Ne 3.8); 'filhos dos cantores' (Ne 12.28). A partir daí pode-se compreender como os contemporâneos do Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento entenderam a sua declaração de que Ele era o Filho de Deus, significando que Ele afirmava ser igual a Deus, ou o próprio Deus. O Evangelho de João mostra que este é o caso" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.802).


II - A HERESIA DO SUBORDINACIONISMO

1. Orígenes.

O Subordinacionismo é toda doutrina que declara ser o Filho subordinado ao Pai ou um deus secundário ou menos divino que o Pai. Os monarquianistas dinâmicos, ou adocionistas, e os arianistas são os principais representantes dessa heresia. Mas Orígenes (185-254), foi o seu principal mentor. Há, na vastíssima e complexa produção literária de Orígenes, ideias de acordo e contrárias à ortodoxia da igreja, como também ideias neoplatônicas e obscuras de modo que, desde a antiguidade, os estudiosos do assunto estão divididos. Ele exerceu grande influência no Oriente por mais de 100 anos.

Nas controvérsias em Niceia, havia os que apoiavam Ário usando Orígenes como base; como também os que apoiavam Alexandre, opositor de Ário, também se baseando no mesmo Orígenes. Segundo seus críticos, parece que a Trindade defendida por ele era subordinacionista: o Filho subordinado ao Pai e o Espírito Santo subordinado ao Filho. No entanto, a Bíblia revela a igualdade das três pessoas da Trindade (Mt 28.19; 2 Co 13.13).


2. No período pré-niceno.

O Subordinacionismo foi, nos Séculos II e III, uma tentativa, ainda que equivocada, de preservar o monoteísmo, mas que negou a divindade absoluta de Jesus. Seus expoentes consideravam Cristo como Filho de Deus, inferior ao Pai. Eles afirmavam que o próprio Cristo declarava a sua inferioridade, e isso eles o faziam com base numa exegese ruim e numa interpretação fora do contexto de algumas passagens dos Evangelhos.


3. Métodos usados pelos subordinacionistas.

Já estudamos, até agora, o ensino bíblico sobre Jesus como o verdadeiro homem e ao mesmo tempo o verdadeiro Deus. Somente Ele é assim, e ninguém mais no céu e na terra possui essa característica (Rm 1.1-4; 9.5). No entanto, os subordinacionistas pinçam as Escrituras aqui e ali se utilizando das passagens do Novo Testamento que apresentam o Senhor Jesus como homem e descartam e desconsideram as que afirmam ser Jesus o Deus igual ao Pai.


SINOPSE II

O Subordinacionismo afirma ser o Filho subordinado ao Pai, sendo, portanto, um deus secundário.


AUXÍLIO TEOLÓGICO

"A PALAVRA NA ETERNIDADE (1.1-5)

Os versículos 1 a 4 narram o estado preexistente de Jesus e como Ele agia no plano eterno de Deus. 'No princípio' (v.1a) fala da existência eterna da Palavra (o Verbo). As duas frases seguintes expressam a divindade de Jesus e sua relação com Deus Pai. Esta relação é uma dinâmica na qual constantemente são trocadas comunicação e comunhão dentro da deidade. O versículo 2 resume o versículo 1 e prepara para a atividade divina fora da relação da deidade no versículo 3. No versículo 4 Ele é o Criador mediado. O uso da preposição 'por' informa o leitor com precisão que o Criador original era Deus Pai que criou todas as coisas pela Palavra. Os verbos que João usa nestes versículos fazem distinção entre o Criador não-criado, a Palavra (o Verbo) e a ordem criada. Numa boa tradução, a ARC observa esta distinção: a Palavra (o Verbo) ‘era’, mas todas as coisas foram feitas. O versículo 4 conta várias coisas para o leitor:

1) A Palavra divina, como Deus Pai, tem vida em si mesma, vida inchada (ou seja, é a fonte da vida eterna).

2) Esta vida revelou a pessoa e natureza de Deus para todas as pessoas.

3) 'Luz' neste ponto pertence à revelação autorizada e autêntica de Deus [...]" (ARRINGTON, F. L; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD, 2004, p.496).


III - COMO O SUBORDINACIONISMO SE APRESENTA HOJE

1. No contexto islâmico.

O Islamismo não considera Jesus como o Filho de Deus, mas como messias e profeta, e coloca Maomé acima dele. Nenhum cristão tem dificuldade em detectar o erro de doutrina (Ef 1.21; Fp 2.8-11). O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, isso com base numa péssima interpretação, pois significaria uma relação íntima conjugal entre Deus e Maria. O mais grave é que seus líderes afirmam que os cristãos pregam esse absurdo (Jd 10). Lamentamos dizer que até mesmo Satanás e os seus demônios reconhecem que Jesus é o Filho do Deus Altíssimo (Mc 5.7). A expressão "Filho de Deus" no Novo Testamento significa a sua origem e a sua identidade (Jo 8.42) e não segue o mesmo padrão de reprodução humana. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo (Mt 1.18, 20; Lc 1.35).

2. O movimento das Testemunhas de Jeová.

Este confessa publicamente que crê na existência de vários deuses: o Deus Todo-poderoso, Jeová; depois o deus poderoso, Jesus; e em seguida outros deuses menores, incluindo bons e maus. Mas a fé cristã não admite a existência de outros deuses. É verdade que a Bíblia faz menção de deuses falsos. Se são falsos, não podem ser Deus (Gl 4.8). Declara o apóstolo Paulo: "todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele" (1 Со 8.6). Eis uma boa pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová: "Jesus Cristo é uma divindade falsa ou verdadeira?" Se a resposta for positiva, elas são obrigadas a reconhecer a divindade de Jesus e a Trindade; mas, se a resposta delas for negativa, elas estão admitindo que são seguidoras de um deus falso.


SINOPSE III

O Subordinacionismo se apresenta no contexto islâmico e das Testemunhas de Jeová.

CONCLUSÃO

O termo "filho" em relação a Jesus tem sido assunto de debate teológico desde o período dos Pais da Igreja. A interpretação bíblica que se faz é: Jesus é Filho Unigênito não porque foi gerado, mas sim porque é da mesma substância do Pai.


REVISANDO O CONTEÚDO

1. Por que Jesus é chamado "Filho de Deus" no Novo Testamento?

Jesus é chamado Filho de Deus no Novo Testamento porque Ele é Deus e veio de Deus.

2. O que revela a expressão "Filho de Deus" em relação a Jesus?

A expressão "Filho de Deus" revela a divindade de Cristo.

3. O que é Subordinacionismo?

O Subordinacionismo é toda doutrina que declara ser o Filho subordinado ao Pai ou um deus secundário ou menos divino que o Pai.

4. Por que o Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus?

O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, isso com base numa péssima interpretação, pois significaria uma relação íntima conjugal entre Deus e Maria.

5. Qual a pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová?

Eis uma boa pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová: "Jesus Cristo é uma divindade falsa ou verdadeira?"

VEJA TAMBÉM

Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus

Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana

Lição 9: Quem É o Espírito Santo

Lição 10: O Pecado Corrompeu a Natureza Humana

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Lição 5: Jesus é Deus [ 1° trimestre 2025 CPAD]

EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Comentarista: Esequias Soares | Data: 2 de Fevereiro de 2025

TEXTO ÁUREO

"No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (Jo 1.1)

VERDADE PRÁTICA

A divindade de Jesus está muito clara e direta na Bíblia, além de ser revelada no seu ministério terreno, na manifestação dos seus atributos e obras divinas.

LEITURA DIÁRIA

Segunda Sl 45.6,7

A divindade de Jesus segundo o salmista

Terça - Is 9.6

A deidade absoluta do Messias segundo o profeta

Quarta Jo 8.58

Jesus é o mesmo "Grande Eu Sou", do Antigo Testamento

Quinta - Tt 2.13

A divindade do Senhor Jesus segundo o apóstolo Paulo

Sexta 2 Pe 1.1

A deidade absoluta de Cristo segundo o apóstolo Pedro

Sábado 1 Jo 5.20

O Senhor Jesus é o verdadeiro Deus segundo o apóstolo João

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 1.1-4,9-14

1 - No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 - Ele estava no princípio com Deus.

3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4- Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;

9 - Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,

10 estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.

11- Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12- Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,

13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

14- E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Hinos Sugeridos: 17, 41, 545 da Harpa Cristã


PLANO DE AULA [do professor]

1. INTRODUÇÃO

A divindade de Cristo é revelada em toda a Bíblia, não apenas no Novo Testamento. Isaías, o profeta messiânico, anunciou aproximadamente em 735 a.C. a vinda miraculosa do Emanuel, cuja tradução literal é "Deus conosco" (Is 7.14). Jesus, o Deus encarnado, veio como o prometido, cumprindo toda a Escritura.


2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Demonstrar na Bíblia a natureza divina de Jesus;

II) Explicar a heresia do Arianismo;

III) Apresentar as implicações do Arianismo na atualidade.


B) Motivação: Jesus disse que só os que permanecessem em sua Palavra seriam de fato seus discípulos; e então "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8.31,32). Sabemos que Cristo é a verdade (Jo 14.6). Por isso, é crucial conhecermos a Palavra encarnada.

 

C) Sugestão de Método: Aproveite as inúmeras referências bíblicas como embasamento dessa lição para envolver a classe no decorrer da aula. Previamente, você pode co- locar as referências que considera de leitura essencial para o debate em classe, separadamente, em tiras de papel e sorteá-las no início da aula para os alunos voluntários as lerem quando você solicitar.

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: Para além do conhecimento teológico sobre a divindade de Cristo, devemos viver em coerência com os ensinamentos dEle; seguirmos os seus passos, proclamar o Reino de Deus com o nosso viver diário.

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão.

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.38, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto "O Filho é Deus", após o primeiro tópico, enfatiza a fundamentação bíblica sobre a divindade de Jesus;

2) O texto "Arianismo e o Concílio de Nicéia e de Constantinopla", ao final do segundo tópico, resume a origem do Arianismo e o posicionamento da Igreja para combatê-lo.

INTRODUÇÃO

O apóstolo João, como judeu monoteísta instruído na sinagoga, não está apresentando um novo Deus, mas colocando o Verbo dentro da divindade dos seus antepassados. O apóstolo não admitia, em hipótese alguma, outra divindade, senão só, e somente só, o Deus Javé de Israel (Mc 12.28-30). Por isso, no prólogo do seu Evangelho ele descreve o Verbo com os atributos da deidade, aqueles que mais se destacam no seu relato do começo ao fim.

Palavra-Chave Emanuel


I- A DOUTRINA BÍBLICA DA DIVINDADE DE JESUS

1. Jesus é Deus.

O Novo Testamento é direto quanto à natureza divina de Jesus: "E o Verbo era Deus" (Jo 1.1); "Ao que Tomé lhe respondeu: Senhor meu e Deus meu!" (Jo 20.28); "mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo" (Fp 2.6, NAA); "para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo" (Cl 2.2, NAA); "e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tt 2.13, NAA); "aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2 Pe 1.1, NAA); "E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 Jo 5.20, NAA).


2. Seus atributos absolutos.

Os atributos são perfeições próprias da essência de Deus. Os atributos absolutos ou incomunicáveis são exclusivos da divindade como onipotência, eternidade, onisciência e onipresença. A onipotência significa "ter todo poder, ser todo-poderoso", Jesus é onipotente (Mt 28.18; Ef 1,21; Ap 1.8). Ele é eterno (Is 9.6; Mq 5.2; Hb 13.8). "No princípio era o Verbo" (Jo 1.1) indica que Ele já existia antes mesmo da criação com o Pai (Gn 1.1). A onipresença é o poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, Jesus é onipresente (Mt 18.20; 28.20). A onisciência é o conhecimento perfeito e absoluto que Deus possui de todas as coisas, de todos os eventos e de todas as circunstâncias por toda a eternidade passada e futura. Jesus possui esse atributo (Mt 17.27; Jo 1.47, 48; 2.24, 25; 4.17, 18; 16.30; 21.17).


SINOPSE I

A Bíblia demonstra claramente a natureza divina de Jesus Cristo, bem como seus atributos.


AUXÍLIO DOUTRINÁRIO

"O FILHO É DEUS

O Senhor Jesus Cristo é, desde a eternidade, o único Filho de Deus e possui a mesma natureza do Pai, como afirmam os credos: 'consubstancial com o Pai', em grego, homooúsion to patrí, que significa 'da mesma substância com o Pai', qualifica a unidade de essência do Pai e do Filho. Jesus disse: 'Eu e o Pai somos um' (Jo 10.30). Ele é a segunda pessoa da Trindade e que foi enviado pelo Pai ao mundo. Ensinamos que o Filho se fez carne, possuindo agora duas naturezas, a divina e a humana, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Acreditamos em sua concepção sem pecado no ventre da virgem Maria.


Negamos que tenha sido criado ou passado a existir somente depois que foi gerado por obra do Espírito Santo. Confessamos que o Filho é autoexistente (Jo 5.26; 8.58) e eterno, que voluntariamente se sujeita ao Pai. Que, em obediência ao plano do Pai, morreu e ressuscitou para que o mundo fosse salvo" (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.43).


II - A HERESIA QUE NEGA A DIVINDADE DE JESUS

1. Arianismo.

Os primeiros a negarem a divindade de Jesus foram os ebionitas, seguidos pelos monarquianistas dinâmicos, mas a heresia principal que abalou os fundamentos da igreja foi o Arianismo. O termo "arianismo" vem de Ário, o expoente dessa doutrina em Alexandria a partir do ano 318. Ele negava a divindade de Cristo e o considerava como um deus de segunda categoria. Ário rejeitava a eternidade do Verbo; embora defendesse sua existência antes da encarnação, recusava que fosse Ele eterno com o Pai, insistindo na tese de que o Verbo foi criado como primeira criatura de Deus. A palavra de ordem arianista era: "houve tempo que o Verbo não existia".

 

2. Suas explicações.

Ário e seus seguidores pensavam as Escrituras aqui e acolá em busca de algumas passagens bíblicas para dar sustentação às suas crenças. Seguem algumas delas, as mais emblemáticas: "O Senhor me criou no princípio dos seus caminhos" (Pv 8.22 LXX); "o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Cl 1.15); "houve tempo em que o Filho não existia". Outra passagem favorita era: "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (Jo 17.3). Com isso ignoravam todo o pensamento bíblico que defende a eternidade e a deidade de Cristo (Jo 1.1-3).


3. Como solucionar a controvérsia?

A tradução "criou" de Provérbios 8.22 da Septuaginta é opcional, pois o verbo hebraico nessa passagem é qānâ, "obter, adquirir, criar", mas o sentido de "criar" para "trazer à existência algo do nada" é o verbo bārā', como em Gênesis 1.1. 

O texto de Colossenses 1.15 diz que Jesus é o primogênito de toda a criação, e não o primogênito de Deus. A palavra prototokos, "primogênito, primeiro, chefe", foi usada pelos escritores sagrados com o sentido de importância, prioridade, posição, primazia, preeminência (Cl 1.15-18). Ou seja, Jesus encarnado tem a primazia na criação, é a imagem do Deus invisível porque é Deus. Conhecer a Deus (Jo 17.3) é o mesmo que conhecer a Cristo, em virtude da unidade de natureza do Pai e do Filho (Jo 10.30).


SINOPSE II

Ário negava a divindade de Cristo e o considerava como um deus de segunda categoria.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

"ARIANISMO E O CONCÍLIO DE NICEIA E DE CONSTANTINOPLA

Arianismo foi a heresia fermentada por um presbítero do 4º século chamado Ário. Negando a divindade de Cristo, ensinava ele ser Jesus o mais elevado dos seres criados. Todavia, não era Deus. Por este motivo, seria impropriedade referir-se a Cristo como se fora um ente divino.

Para fundamentar seus devaneios doutrinários, buscava desautorizar o Evangelho de João por ser o propósito desta Escritura, justamente, mostrar que Jesus Cristo era, de fato, o Filho de Deus. Os ensinos de Ário foram condenados no Concílio de Niceia em 325. [...] O primeiro concílio ecumênico da história, convocado pelo imperador Constantino, teve como objetivo solucionar os problemas que dividiam a cristandade. Problemas esses causados pelo arianismo" (ANDRADE, Claudionor. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.52,88-9).

Capacitação de Professores


III - IMPLICAÇÕES DO ARIANISMO NA ATUALIDADE

1. A Tradução do Novo Mundo.

A exemplo do Arianismo, há um movimento religioso que usa a Bíblia fora do contexto por meio de uma versão exclusiva das Escrituras, denominada de Tradução do Novo Mundo. Trata-se de uma versão tendenciosa. Veja alguns exemplos de suas falsificações: "e a Palavra era um deus" (Jo 1.1), "deus" com "d" minúsculo, visto que o texto correto é: "e a Palavra era Deus" ou "é o Verbo era Deus". O texto sagrado declara: "grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13); "nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (2 Pe 1.1); essas passagens falam textualmente que Jesus é Deus. Entretanto, a Tradução do Novo Mundo diz: "do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo"; "do nosso Deus e do Salvador Jesus Cristo". Mudaram o texto sagrado acrescentando um "do", onde não existe no texto grego para desvincular a divindade de Jesus.


2. Os movimentos orientais.

Nenhum deles reconhece a divindade de Jesus e para os panteístas monistas não existe Trindade e nem Jesus. O movimento Hare Krishna, por exemplo, nega a divindade de Jesus e nem acredita que Ele seja o Salvador, pois vê o Senhor Jesus como um mero guia espiritual e uma das inúmeras encarnações de Krishna.


3. Outros grupos.

O Jesus do Alcorão é um mero mensageiro, não é reconhecido como Deus, nem como o Filho de Deus, nem como Salvador, nem morreu e nem ressuscitou. As religiões reencarnacionistas recusam a deidade absoluta de Jesus, a sua ressurreição dentre os mortos e não reconhecem a sua singularidade. O Jesus deles não passa de mais um médium ou um dos grandes mestres e filósofos. No entanto, a Bíblia nos mostra que Jesus é muito mais (Ef 1.21; Hb 7.26), é o Deus em forma humana (Rm 9.5).

 

SINOPSE III

Grupos religiosos negam a divindade de Cristo alterando o texto sagrado.


CONCLUSÃO

Diante do exposto, a conclusão bíblica é que somente Deus pode salvar, somente Ele é o Salvador (Is 45.21). Se o Senhor Jesus não é Deus, logo não pode ser salvador, então negar a divindade de Jesus é negar a salvação.


REVISANDO O CONTEÚDO

1. Como a Bíblia revela Jesus como o verdadeiro Deus?

"E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 Jo 5.20, NAA).

2. Quais os primeiros grupos religiosos da história a negarem a divindade de Jesus?

Os ebionitas, os monarquianistas dinâmicos, os arianistas.

3. Cite três passagens bíblicas adulteradas na Tradução do Novo Mundo para negar a divindade de Jesus.

João 1.1; Tito 2.13; 2 Pedro 1.1.

4. Cite três grupos religiosos da atualidade que negam a divindade de Jesus.

As Testemunhas de Jeová, os Hare Krishna e os muçulmanos.

5. Qual o ponto mais crucial do Arianismo?

Negar a divindade de Cristo é negar a salvação (Rm 10.9).

VOCABULÁRIO

- Monista: partidário do Monismo; concepção que remonta ao eleatismo grego, segundo a qual a realidade é constituída por um princípio único, um fundamento elementar, sendo os múltiplos seres redutíveis em última instância a essa unidade.

- LXX: Septuaginta

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