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Revista Cristão Alerta – Edição 21 | 2° Trimestre 2025: O Verbo se Fez Carne

Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus [ 1° trimestre 2025 CPAD]

EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Comentarista: Esequias Soares | Data: 16 de Fevereiro de 2025

TEXTO ÁUREO

"Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!" (Rm 9.5)

VERDADE PRÁTICA

Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e, ao mesmo tempo, o verdadeiro homem.

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda Mt 1.23

As duas naturezas de Jesus reveladas na expressão "Emanuel"

Terça - Fp 2.5-8

O Senhor Jesus possui as naturezas humana e divina em sua Pessoa

Quarta - Jo 10.33

Sendo homem, Jesus afirma ser Deus, as duas naturezas em uma só Pessoa

Quinta At 20.28

Jesus, o Deus-Homem que nos comprou com o seu sangue

Sexta Cl 2.9

As duas naturezas de Cristo continuam para toda a eternidade

Sábado 1 Tm 3.16

As naturezas humana e divina em Jesus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Romanos 1.1-4; Filipenses 2.5-11

Romanos 1

1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

2 - o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras,

3 - acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

4 - declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, - Jesus Cristo, nosso Senhor.

Filipenses 2

5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

6 - que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

7 - Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 - e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

9 - Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,

10 - para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11 - e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

 

Hinos Sugeridos: 25, 154, 183 da Harpa Cristã


PLANO DE AULA [DO PROFESSOR (A) ]

1. INTRODUÇÃO

A lição desta semana tem como propósito reafirmar as naturezas divina e humana de Jesus e, ao mesmo tempo, mostrar as principais heresias contrárias ao ensino doutrinário da natureza cristológica: o Nestorionismo e o Monofisismo. Em seguida, a lição apresenta uma perspectiva atual em que essas heresias se apresentam com uma aparência moderna.

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o ensino bíblico da dupla natureza de Cristo; 

II) Mostrar as heresias contra esse ensino: Nestorianismo e Monofisismo;

III) Identificar o perigo dessas heresias hoje.

B) Motivação: Por mais que se multiplique ideias e pensamentos a respeito de Jesus, o lugar mais seguro, a fonte mais saudável para se conhecer o Senhor Jesus são as Sagradas Escrituras.

C) Sugestão de Método: Na presente lição há duas palavras que muitos de nossos alunos não conhecem, pois fazem parte de um vocabulário técnico em Teologia: Monofisismo; Kenoticismo. Por isso, providencie um Dicionário Teológico, sugerimos o editado pela CPAD, destaque essas palavras e leia juntamente com sua classe antes de tratá-las diretamente no tópico respectivo. Assim, a sua classe poderá se familiarizar com esses dois termos técnicos da Teologia para desenvolver o assunto da presente lição.

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: Conhecer bem a pessoa de Jesus Cristo tal qual revelada nas Escrituras Sagradas nos permite um relacionamento mais profundo e exitoso, ao mesmo tempo que nos protege de criar uma imagem distorcida de nosso Senhor que nada tem a ver com revelação divina tal como se encontra na Bíblia.

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

Veja também a Revista Cristão Alerta clicando AQUI

A) Revista Ensinador Cristão.

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, p.39, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto "A Encarnação: Deus pôde se tornar homem, sem deixar de ser Deus?", ao final do primeiro tópico, aprofunda o ensino sobre a dupla natureza de Cristo;

2) O texto "Nestorianismo e o que a Bíblia diz", logo após o segundo tópico, aprofunda a respeito da heresia nestoriana e a refutação bíblica a respeito dela.


INTRODUÇÃO

Uma vez estabelecida definitivamente a Cristologia em Niceia (325) e a Trindade em Constantinopla (381), surgem novas especulações teológicas em torno das naturezas de Cristo: humana e divina. Essas controvérsias deram origem ao Concílio de Calcedônia (451), hoje um bairro de Istambul, na Turquia. A presente lição é sobre o Nestorianismo e Monofisismo, dois pensamentos considerados heréticos no Concílio de Calcedônia.


I - O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS

1. "Descendência de Davi segundo a carne" (Rm 1.3).

O apóstolo está se referindo aos ancestrais de Jesus. Ele veio de uma família humana de carne e ossos, que vivia entre o povo de Israel. A sua linhagem está registrada na introdução do Evangelho de Mateus e no capítulo 3 de Lucas. Jesus foi concebido no ventre de Maria, uma virgem de Israel, pelo Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.35). Aí está o elo humano-divino, as duas naturezas do Senhor Jesus.


Palavra-Chave: Natureza


2. "Declarado Filho de Deus em poder" (v. 4).

Essa expressão indica a divindade de Jesus e isso é reforçado logo em seguida pelas palavras "Jesus Cristo, nosso Senhor". Mais adiante, Paulo, ao descrever os privilégios que Deus concedeu a Israel como a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas; o apóstolo conclui: "dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!" (Rm 9.5).

O Senhor Jesus é um judeu, descendente de Israel e, ao mesmo tempo, é o "Deus bendito eternamente".


3. O antigo hino cristológico (Fp 2.5,6).

O texto está dizendo que embora Jesus sendo Deus, não usou as prerrogativas da divindade durante seu ministério terreno e, mesmo que fizesse uso delas, não consideraria isso uma usurpação. O apóstolo está se referindo ao status de Cristo antes da encarnação (Jo 1.1,14). Mas enfatiza o aspecto humano (vv.7,8). Ο apóstolo está sendo muito claro no ensino das naturezas humana e divina em uma só Pessoa. Essa passagem é parte de um provável hino que os primeiros cristãos cantavam nos cultos e o apóstolo Paulo a inseriu nessa epístola aos Filipenses. O termo grego morphē, "forma", usado pelo apóstolo Paulo, "sendo em forma de Deus" (v.6), indica essência imutável, portanto, Ele jamais deixou de ser Deus.


SINOPSE I

O Senhor Jesus é declarado "da descendência de Davi segundo a carne" e "Filho de Deus em poder".


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

"A ENCARNAÇÃO: DEUS PÔDE SE TORNAR HOMEM, SEM DEIXAR DE SER DEUS?

[...] A teologia histórica e baseada na Bíblia argumentou que Deus é onisciente (sabe todas as coisas), onipotente (todo-poderoso), sem pecado e não corpóreo (sem um corpo), e que estes atributos são essenciais e necessários para a divindade. Caracteristicamente, os seres humanos não exibem estes atributos. Assim sendo, como pode Jesus ser, simultaneamente, plenamente divino e plenamente humano? Seguindo estas linhas de raciocínio, alguns atacaram a doutrina da encarnação, tentando afirmar que ela é ilógica e contraditória. Esta suposta contradição lógica baseia-se em uma interpretação equivocada fundamental de como a natureza humana é definida, de acordo com Thomas V. Morris em seu livro The Logic of God Incarnate (A Lógica de Deus Encarnado).


[...] O entendimento histórico da Encarnação expressa as crenças de que Jesus Cristo é plenamente Deus - isto é, Ele possui todas as propriedades essenciais de Deus; Jesus Cristo é também plenamente humano - isto é, Ele possui todas as propriedades essenciais de um ser humano" (Bíblia de Estudo Apologia Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1892).


II - AS HERESIAS CONTRA O ENSINO BÍBLICO DA DUPLA NATUREZA DE JESUS

1. Quem foi Nestório?

Ele foi bispo de Constantinopla entre 428-431. Nestório discordava do título dado à Maria, defendido por Cirilo de Alexandria (376-444), "mãe de Deus", em grego theotokos, literalmente "portadora de Deus". Ele sugeriu "receptora de Deus" ou christotokos, "mãe de Cristo". Sim, Maria é mãe do Jesus humano (Mt 2.11, 13, 14, 20, 21), e não mãe de Deus, visto que Deus é eterno (Sl 90.2; 93.2; Is 40.28). A expressão adotada por Cirilo era uma contradição em si mesma. Embora a posição de Nestório fosse bíblica e teologicamente correta, a popularidade do termo "mãe de Deus" de Cirilo impediu o êxito do termo e da explicação de Nestório. A preocupação dele era menos com a Mariolatria e mais com as ideias do Arianismo.


2. Nestorianismo.

Nestório defendia a formulação dos pais nicenos, a divindade de Cristo e a humanidade definida no Credo Niceno-constantinopolitano em 381. Segundo o pensamento nestoriano, as duas naturezas de Cristo, a humana e a divina, eram duas pessoas. Essa foi a acusação contra ele. A ilustração nestoriana era a comparação de marido e mulher serem uma "uma só carne" (Gn 2.4). Essa alegada afirmação nestoriana foi considerada heresia pelo Concílio de Éfeso em 431, ele foi condenado por esse concílio que o declarou herege e o imperador o exilou.


3. Monofisismo.

O termo vem de duas palavras gregas monos, "único", e physis, "natureza". Seu principal expoente foi Êutico, também conhecido como Eutique. Essa doutrina afirma que as duas naturezas de Cristo são fundidas em uma só natureza amalgamada. O sentido de "amalgamar", não o de unir, não se trata de união, mas mistura, fusão, assim, seria uma só natureza híbrida, nem totalmente Deus e nem totalmente homem. Essa doutrina foi condenada no Concílio da Calcedônia, em 451.


a) Ilustração. O bronze é uma liga de cobre e estanho, de modo que nem é cobre e nem estanho, mas outro metal; quanto a cor verde, é uma mistura das cores azul e amarela. Assim como bronze não é cobre e nem estanho; e, o verde não é azul e nem amarelo, da mesma forma, de acordo com Êutico, as naturezas de Cristo não são divina nem humana.


b) Resposta bíblica. Segundo a Bíblia, o Senhor Jesus é perfeito quanto à divindade e perfeito quanto à humanidade (Rm 9.5; Fp 2.5-11).


4. O Concílio de Calcedônia.

Essa formulação teológica fala das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa: "as propriedades de cada natureza permanecem intactas, concorrendo para formar uma só Pessoa e subsistência; não dividido ou separado em duas Pessoas, mas um só e mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor". A encarnação do Verbo não é uma conversão ou transmutação de Deus em homem e nem de homem em Deus. A distinção é precisa entre natureza e pessoa, diz o documento. A união dessas duas naturezas é permanente como resultado da encarnação. O documento é uma interpretação precisa das Escrituras (Is 9.5; Jo 10.30-37).

 

SINOPSE II

O Nestorianismo e o Monofisismo são duas heresias contrárias ao ensino bíblico da dupla natureza de Jesus.


AUXÍLIO TEOLÓGICO

NESTORIANISMO E O QUE A BÍBLIA DIZ

"Nestorianismo. É a doutrina que ensinava a existência de duas pessoas separadas no mesmo Cristo, uma humana e uma divina, em vez de duas naturezas em uma só pessoa. Nestor ou Nestório, como aparece em outras versões, nasceu em Antioquia. Ali, tornou-se um pregador popular em sua cidade natal. Em 428, tornou-se bispo de Constantinopla. Embora ele mesmo nunca tenha ensinado essa posição herética que leva o seu nome, em razão de uma combinação de diversos conflitos pessoais e de uma boa dose de política eclesiástica, Nestor foi deposto do seu ofício de bispo, e seus ensinos, condenados. Não há nas Escrituras a indicação de que a natureza humana de Cristo seja outra pessoa. [...]

O que a Bíblia diz. O ensino bíblico a respeito da plena divindade e plena humanidade de Cristo é claro, mediante as muitas referências bíblicas. O entendimento exato de como a plena divindade e a plena humanidade se combinavam em uma só Pessoa tem sido ensinado desde o início pela igreja, mas só alcançou a forma final na Definição de Calcedônia, em 451. Antes desse período, diversas posições doutrinárias inadequadas quanto às naturezas de Cristo foram propostas e rejeitadas. Primeiro, pelos apóstolos. Depois, pelos chamados pais da igreja". (GILBERTO, Antônio et al. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.126-27).


III - O PERIGO DESSAS HERESIAS NA ATUALIDADE

1. Os monofisitas.

Quando a doutrina monofisista foi rejeitada juntamente com o nestorianismo, houve reação. Jacob Baradeus (500-578), um monge sírio, liderou o grupo monofisista e preservou a tradição siro-monofisista, conhecida como tradição jacobita. Ele e seus seguidores rejeitaram a decisão do Concílio de Calcedônia. Quem são eles hoje? São as igrejas ortodoxas, cóptica, armênia, abissínia e jacobitas. É importante conhecer a cristologia dessa tradição cristã e saber como responder seus questionamentos, e, sobretudo, conservar a fé no Jesus, o Deus que se fez homem o Emanuel, "Deus Conosco" (Mt 1.23); o Deus "que se manifestou em carne" (1 Tm 3.16).


2. O kenoticismo.

Do verbo grego kenoō, significa "esvaziar" (Fp 2.7). A doutrina kenótica afirma que Jesus, enquanto esteve na Terra, esvaziou a si mesma dos atributos divinos. São duas linhas principais, o Verbo possuía os atributos divinos, mas escolheu não os usar; e, as prerrogativas da deidade foram usadas, mas na submissão do Pai e na direção do Espírito Santo. Entendemos que, sem atributos divinos, Jesus é menos que Deus. O kenosis é o "esvaziamento" de Cristo. Isso foi uma condição para o seu messiado e por isso Ele abriu mão de sua glória celeste (Jo 17.5). Jesus revelou sua natureza divina quando esteve na Terra, Ele agiu como Deus, pois perdoou pecados (Mc 2.5-7; Lc 7.48), recebeu adoração (Mt 8.2; 9.18; 15.25; Jo 9.38), repreendeu a fúria do mar (Mt 8.26, 27; Mc 4.39). Somente Deus tem esse poder (Sl 65.7; 89.9).


3. Mariolatria.

O catolicismo romano adotou o termo "mãe de Deus" de Cirilo, ou seja, um pensamento antibíblico que se desenvolveu numa teologia e permanece até hoje por conta da sua popularidade. Com isso aprendemos que o que parece certo e a escolha popular nem sempre representam a verdade (At 8.9-11).

 

SINOPSE III

As heresias a respeito da dupla natureza de Jesus trazem implicações para a conservação de nossa fé em Cristo e sua perfeita revelação.

CONCLUSÃO

O Concílio de Calcedônia em 451 reafirma os dois concílios anteriores, o de Niceia, em 325, e o de Constantinopla, em 381, ratificando os credos produzidos por esses conclaves gerais e estabeleceu definitivamente as duas naturezas de Cristo. A melhor maneira de se proteger dessas, e de outras heresias, é conhecer bem no que acreditamos, os ensinos oficiais de nossa igreja e seus respectivos fundamentos bíblicos. Isso serve como nosso referencial quando nos deparamos com doutrinas inadequadas.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

1. Cite três passagens bíblicas que mostram diretamente as duas naturezas de Cristo, em uma só Pessoa.

Romanos 1.3; 1.4; Fp 2.5,6.

2. Qual o pensamento nestoriano sobre as duas naturezas de Cristo?

Segundo o pensamento nestoriano, as duas naturezas de Cristo, a humana e a divina, eram duas pessoas.

3. O que ensina o monofisismo de Êutico?

Essa doutrina afirma que as duas naturezas de Cristo são fundidas em uma só natureza amalgamada, nem totalmente Deus nem totalmente homem.

4. Quais ramos do cristianismo não reconhecem o Credo de Calcedônia e mantêm ainda o monofismo de Êutico?

São as igrejas ortodoxas, cóptica, armênia, abissínia e jacobitas.

5. Mostre como Jesus agiu como Deus, estando na Terra.

Jesus revelou sua natureza divina quando esteve na Terra, Ele agiu como Deus, pois perdoou pecados (Mc 2.5-7; Lc 7.48), recebeu adoração (Mt 8.2; 9.18; 15.25; Jo 9.38), repreendeu a fúria do mar (Mt 8.26, 27; Mc 4.39).

👇 LEIA TAMBÉM:

📖 Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus

🎙️ Comentarista: Pr. Esequias Soares

Estude a Cristologia bíblica e compreenda a dualidade das naturezas de Cristo nesta lição da Escola Bíblica Dominical.

📌 O que você aprenderá nesta lição?

  • ✅ A humanidade de Jesus – evidências e implicações bíblicas
  • ✅ A divindade de Cristo – provas bíblicas
  • ✅O PERIGO DESSAS HERESIAS NA ATUALIDADE

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Lição 6: O Filho É igual com o Pai [ 1° trimestre 2025 CPAD]

EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD

Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ: Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Comentarista: Esequias Soares | Data: 9 de Fevereiro de 2025



TEXTO ÁUREO

"Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino." (Hb 1.8)

VERDADE PRÁTICA

O termo teológico "Filho de Deus" é título, sendo assim, a existência de Jesus é desde a eternidade junto ao Pai.

LEITURA DIÁRIA

Segunda S1 8.4

O termo "filho" na Bíblia indica, muitas vezes, "a mesma espécie"

Terça Am 7.14

A expressão bíblica "os filhos dos profetas" equivale a expressão "os profetas"

Quarta Mt 23.30, 31

A palavra "filho" indica também "a mesma índole"

Quinta Jo 5.18

Jesus falava da sua divindade quando se disse Filho de Deus

Sexta Jo 16.28

Jesus como Filho refere-se à sua origem divina, à mesma essência e natureza do Pai

Sábado 1 Jo 4.15

Quem confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:  João 10.30-38

30 - Eu e o Pai somos um.

31- Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem.

32 - Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais?

33 - Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

34 - Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?

35 - Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),

36 - àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

37 - Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.

38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim, e eu, nele.

Hinos Sugeridos: 154, 277, 400 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA [DO PROFESSOR (a)]

1. INTRODUÇÃO

Aproveite a oportunidade desta aula para esclarecer alguns termos teológicos que surgem em face do tema estudado, como por exemplo: Subordinacionismo, Trindade, Consubstancialidade etc. Para isso, recomendamos que você tenha e, se possível, sempre leve para a classe um bom Dicionário Bíblico. Por meio de atividades de pesquisa, seus alunos têm a sede de conhecimento aguçada, além de aprenderem a como utilizar ferramentas de busca confiáveis para melhor estudar e compreender a Palavra de Deus.

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição:

I) Mostrar a doutrina bíblica da relação entre Deus Pai e o Filho Unigênito;

II) Refutar biblicamente a heresia do Subordinacionismo; III) Exemplificar como o Subordinacionismo está presente na atualidade.

B) Motivação: Desde os tempos mais remotos, conhecer o Criador é um anseio do coração humano. Há inúmeros registros históricos, por diversas civilizações, ao longo dos séculos, atestando isso. Jesus disse que aprouve ao Pai ocultar dos sábios e instruídos sua grandeza e revelá-la aos pequeninos. Pois que, "ninguém conhece o Filho, se não o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar" (Mt 11.27). Aprofundemo-nos, portanto, nessa infinita graça e riqueza de conhecer o Deus Todo-Poderoso, por meio do Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

C) Sugestão de Método: Previamente, providencie pelo menos três dicionários, de preferência bíblicos, ou mesmo comuns da Língua Portuguesa. Dada a profundidade e complexidade do tema, sugerimos a leitura do significado de alguns termos a fim de clarificar e aprofundar o entendimento; tais como: Autoridade, Essência, Filho, Subordinacionismo, Trindade, Unigênito etc. Deixe tais palavras destacadas e peça que alguns voluntários as leiam em momentos-chave da lição.

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: Em toda a Sagrada Escritura observamos a perfeita unidade na pluralidade de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Essa plena harmonia, igualdade de essência e autoridade entre as pessoas da Trindade, é enfatizada no

Novo Testamento, funcionando, inclusive, como modelo de comunhão para a Igreja de Cristo, na qual cada membro está ligado uns aos outros.


4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

Veja também a Revista Cristão Alerta clicando AQUI

A) Revista Ensinador Cristão.

Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 100, P.39, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

1) O texto "Filiação de Cristo", logo após o primeiro tópico, dá um panorama das interpretações teológicas acerca da natureza do Filho de Deus;

2) O texto "A Palavra na Eternidade", ao final do segundo tópico, aprofunda a natureza eterna de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

INTRODUÇÃO

Essa porção bíblica do Evangelho de João é uma das mais contundentes em mostrar que o Filho é igual ao Pai. Afirmar que Jesus é o Filho de Deus, mas não o próprio Deus, é uma contradição em si mesma. O embate de Jesus com os religiosos do templo de Jerusalém revela essa verdade. É isso que a presente lição pretende mostrar e explicar com sólidos fundamentos escriturísticos.

Palavra-Chave Unidade

I - A DOUTRINA BÍBLICA DA RELAÇÃO DO FILHO COM O PAI

1. Ideia de filho.

O conceito de filho no pensamento judaico implica a igualdade com o pai (Mt 23.29-31). Uma das ideias de filho na Bíblia é a identidade de natureza, isso pode ser visto no paralelismo poético do salmista: "que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Sl 8.4). Esse paralelismo é sinonímico em que o poeta diz algo e em seguida repete esse pensamento em outras palavras. A ideia de "homem mortal" é repetida em "filho do homem". Outro exemplo encontramos nas palavras de Jesus: "Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas" (Mt 23.31). Isso porque os escribas e fariseus consideravam os matadores dos profetas como seus pais (Mt 23.29,30).

2. Significado teológico.

Indica igualdade de natureza, ou seja, mesma substância. É o que acontece com Jesus, Ele é chamado Filho de Deus no Novo Testamento porque Ele é Deus e veio de Deus. Jesus mesmo disse: "eu saí e vim de Deus" (Jo 8.42); "Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai" (Jo 16.28). Quando Jesus declarou: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (Jo 5.17), estava declarando que Deus é seu Pai; no entanto, os seus interlocutores entenderam com clareza meridiana que Jesus estava reafirmando a sua deidade, pois: "dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (Jo 5.18).

3. O Filho é Deus.

Filho de Deus é uma expressão bíblica para referir-se à relação única do Filho Unigênito com o Pai. A expressão "Filho de Deus" revela a divindade de Cristo. Essa verdade está mais clara na Bíblia que o sol do meio-dia. Por isso, é estranho como pode haver tantos debates sobre o tema. O texto sagrado: "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino" (Hb 1.8) é o mais crucial, pois é uma citação direta de Salmos 45.6,7. É importante prestar melhor atenção naquelas passagens conhecidas dos crentes: "O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros" (Sl 45.6,7). Que história é essa de o Deus do versículo 7 estar ungindo o Deus do versículo 6? Isso tem intrigado alguns rabinos desde a antiguidade. Mas, a Epístola aos Hebreus traz a explicação e revela que Deus nessa passagem é uma referência a Jesus. A explicação está em Hebreus 1.8, trata-se do relacionamento entre o Pai e o Filho e que a unidade de Deus é plural.

SINOPSE I

A doutrina bíblica mostra a relação de unidade entre Deus Pai e seu Filho Unigênito.


AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

"FILIAÇÃO DE CRISTO

Três principais pontos de vista são apresentados quanto à filiação de Cristo:

1. Criação em uma época passada.

Esse foi o ponto de vista de Ário ao argumentar que Jesus Cristo foi criado em uma época passada, à semelhança de Deus Pai, e é homoioitsios com Ele (isto é, de substância similar) [...].

2. Geração eterna.

Orígenes e outros que sustentaram essa opinião consideravam a palavra grega monogenes como derivada de gennao, 'gerar' (vários tradutores seguiram os seus passos), e traduziram o termo como "Unigênito" (Jo 1.14,18; 3.16,18; Hb 11.17; 1 Jo 4.9).

No entanto, trata-se na verdade de um derivado de genos e, portanto, significa 'único' ou 'único do seu género'. Por causa disso, a Bíblia Francesa o traduz como 'Son Fils Unique', o que significa 'o seu único Filho' (veja NASB marg. em João 3.16,18). Em Hebreus 11.17, com referência a Isaque, monogenes deve significar "único", porque Abraão teve outros filhos (Ismael e os filhos de Quetura).

3. O Filho Único de Deus.

Esta opinião tem o apoio dos argumentos acima. Exemplos de tal uso podem ser encontrados na expressão hebraica do Antigo Testamento: 'filhos de...', que significa 'da ordem de...' em frases como 'filhos dos profetas' (1 Rs 20.35; 2 Rs 2.3,5,7,15; 4.38; 5.22 etc.); 'filho de um dos boticários' (Ne 3.8); 'filhos dos cantores' (Ne 12.28). A partir daí pode-se compreender como os contemporâneos do Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento entenderam a sua declaração de que Ele era o Filho de Deus, significando que Ele afirmava ser igual a Deus, ou o próprio Deus. O Evangelho de João mostra que este é o caso" (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.802).


II - A HERESIA DO SUBORDINACIONISMO

1. Orígenes.

O Subordinacionismo é toda doutrina que declara ser o Filho subordinado ao Pai ou um deus secundário ou menos divino que o Pai. Os monarquianistas dinâmicos, ou adocionistas, e os arianistas são os principais representantes dessa heresia. Mas Orígenes (185-254), foi o seu principal mentor. Há, na vastíssima e complexa produção literária de Orígenes, ideias de acordo e contrárias à ortodoxia da igreja, como também ideias neoplatônicas e obscuras de modo que, desde a antiguidade, os estudiosos do assunto estão divididos. Ele exerceu grande influência no Oriente por mais de 100 anos.

Nas controvérsias em Niceia, havia os que apoiavam Ário usando Orígenes como base; como também os que apoiavam Alexandre, opositor de Ário, também se baseando no mesmo Orígenes. Segundo seus críticos, parece que a Trindade defendida por ele era subordinacionista: o Filho subordinado ao Pai e o Espírito Santo subordinado ao Filho. No entanto, a Bíblia revela a igualdade das três pessoas da Trindade (Mt 28.19; 2 Co 13.13).


2. No período pré-niceno.

O Subordinacionismo foi, nos Séculos II e III, uma tentativa, ainda que equivocada, de preservar o monoteísmo, mas que negou a divindade absoluta de Jesus. Seus expoentes consideravam Cristo como Filho de Deus, inferior ao Pai. Eles afirmavam que o próprio Cristo declarava a sua inferioridade, e isso eles o faziam com base numa exegese ruim e numa interpretação fora do contexto de algumas passagens dos Evangelhos.


3. Métodos usados pelos subordinacionistas.

Já estudamos, até agora, o ensino bíblico sobre Jesus como o verdadeiro homem e ao mesmo tempo o verdadeiro Deus. Somente Ele é assim, e ninguém mais no céu e na terra possui essa característica (Rm 1.1-4; 9.5). No entanto, os subordinacionistas pinçam as Escrituras aqui e ali se utilizando das passagens do Novo Testamento que apresentam o Senhor Jesus como homem e descartam e desconsideram as que afirmam ser Jesus o Deus igual ao Pai.


SINOPSE II

O Subordinacionismo afirma ser o Filho subordinado ao Pai, sendo, portanto, um deus secundário.


AUXÍLIO TEOLÓGICO

"A PALAVRA NA ETERNIDADE (1.1-5)

Os versículos 1 a 4 narram o estado preexistente de Jesus e como Ele agia no plano eterno de Deus. 'No princípio' (v.1a) fala da existência eterna da Palavra (o Verbo). As duas frases seguintes expressam a divindade de Jesus e sua relação com Deus Pai. Esta relação é uma dinâmica na qual constantemente são trocadas comunicação e comunhão dentro da deidade. O versículo 2 resume o versículo 1 e prepara para a atividade divina fora da relação da deidade no versículo 3. No versículo 4 Ele é o Criador mediado. O uso da preposição 'por' informa o leitor com precisão que o Criador original era Deus Pai que criou todas as coisas pela Palavra. Os verbos que João usa nestes versículos fazem distinção entre o Criador não-criado, a Palavra (o Verbo) e a ordem criada. Numa boa tradução, a ARC observa esta distinção: a Palavra (o Verbo) ‘era’, mas todas as coisas foram feitas. O versículo 4 conta várias coisas para o leitor:

1) A Palavra divina, como Deus Pai, tem vida em si mesma, vida inchada (ou seja, é a fonte da vida eterna).

2) Esta vida revelou a pessoa e natureza de Deus para todas as pessoas.

3) 'Luz' neste ponto pertence à revelação autorizada e autêntica de Deus [...]" (ARRINGTON, F. L; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD, 2004, p.496).


III - COMO O SUBORDINACIONISMO SE APRESENTA HOJE

1. No contexto islâmico.

O Islamismo não considera Jesus como o Filho de Deus, mas como messias e profeta, e coloca Maomé acima dele. Nenhum cristão tem dificuldade em detectar o erro de doutrina (Ef 1.21; Fp 2.8-11). O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, isso com base numa péssima interpretação, pois significaria uma relação íntima conjugal entre Deus e Maria. O mais grave é que seus líderes afirmam que os cristãos pregam esse absurdo (Jd 10). Lamentamos dizer que até mesmo Satanás e os seus demônios reconhecem que Jesus é o Filho do Deus Altíssimo (Mc 5.7). A expressão "Filho de Deus" no Novo Testamento significa a sua origem e a sua identidade (Jo 8.42) e não segue o mesmo padrão de reprodução humana. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo (Mt 1.18, 20; Lc 1.35).

2. O movimento das Testemunhas de Jeová.

Este confessa publicamente que crê na existência de vários deuses: o Deus Todo-poderoso, Jeová; depois o deus poderoso, Jesus; e em seguida outros deuses menores, incluindo bons e maus. Mas a fé cristã não admite a existência de outros deuses. É verdade que a Bíblia faz menção de deuses falsos. Se são falsos, não podem ser Deus (Gl 4.8). Declara o apóstolo Paulo: "todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele" (1 Со 8.6). Eis uma boa pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová: "Jesus Cristo é uma divindade falsa ou verdadeira?" Se a resposta for positiva, elas são obrigadas a reconhecer a divindade de Jesus e a Trindade; mas, se a resposta delas for negativa, elas estão admitindo que são seguidoras de um deus falso.


SINOPSE III

O Subordinacionismo se apresenta no contexto islâmico e das Testemunhas de Jeová.

CONCLUSÃO

O termo "filho" em relação a Jesus tem sido assunto de debate teológico desde o período dos Pais da Igreja. A interpretação bíblica que se faz é: Jesus é Filho Unigênito não porque foi gerado, mas sim porque é da mesma substância do Pai.


REVISANDO O CONTEÚDO

1. Por que Jesus é chamado "Filho de Deus" no Novo Testamento?

Jesus é chamado Filho de Deus no Novo Testamento porque Ele é Deus e veio de Deus.

2. O que revela a expressão "Filho de Deus" em relação a Jesus?

A expressão "Filho de Deus" revela a divindade de Cristo.

3. O que é Subordinacionismo?

O Subordinacionismo é toda doutrina que declara ser o Filho subordinado ao Pai ou um deus secundário ou menos divino que o Pai.

4. Por que o Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus?

O Alcorão afirma que é blasfêmia dizer que Jesus é o Filho de Deus, isso com base numa péssima interpretação, pois significaria uma relação íntima conjugal entre Deus e Maria.

5. Qual a pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová?

Eis uma boa pergunta que incomoda as Testemunhas de Jeová: "Jesus Cristo é uma divindade falsa ou verdadeira?"

VEJA TAMBÉM

Lição 7: As Naturezas Humana e Divina de Jesus

Lição 8: Jesus Viveu a Experiência Humana

Lição 9: Quem É o Espírito Santo

Lição 10: O Pecado Corrompeu a Natureza Humana

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