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Revista Cristão Alerta – Edição 21 | 2° Trimestre 2025: O Verbo se Fez Carne

Muitas Moradas na casa do Pai de Jesus

Muitas Moradas na casa do Pai de Jesus

João 14:2 em português é traduzido como: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar."


Vamos analisar João 14:2

João 14:2 é uma passagem bíblica que, no Novo Testamento, é originalmente escrita em grego koiné. A exegese dessa passagem envolve a análise das palavras gregas utilizadas. A passagem em questão é:

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar."


- Casa (οκος - oikos): Refere-se ao lar, à morada. Neste contexto, simboliza o domínio divino, a esfera celestial.


- Pai (πατήρ - patēr): Indica Deus como o Pai, a fonte da existência e autoridade divina.


- Moradas (μονή - monē): Pode ser traduzido como moradas, residências ou lugares de permanência. Sugere a variedade de lugares preparados por Deus.


- Assim (ε - ei): Expressa uma condição hipotética, enfatizando a certeza do que está sendo dito por Jesus.


- Preparar (τοιμάζω - hetoimazō): Refere-se ao ato de preparar ou dispor. Jesus indica que Ele próprio está engajado na preparação desses lugares.


- Vos (μς - hymas): Indica os discípulos de Jesus, e por extensão, aqueles que O seguem.


- Lugar (τόπος - topos): Refere-se ao espaço ou local. Jesus promete preparar um lugar específico para seus seguidores na presença divina.


Essa exegese destaca a promessa de Jesus de preparar moradas celestiais para Seus seguidores na casa de Deus, simbolizando a garantia da vida eterna na presença divina.

O lugar das moradas 


1. Onde fica a casa do Pai

   - João 14:2 menciona que há muitas moradas na casa do Pai. Considerando Filipenses 3:20, que fala sobre a nossa pátria estar nos céus, podemos entender que a casa do Pai está no céu, na esfera celestial.


2. De onde Jesus virá buscar os Crentes

   - João 14:3 indica que Jesus voltará para levar os crentes. Filipenses 3:20 reforça que esperamos o Salvador do céu. Portanto, Jesus virá do céu para buscar Seus seguidores.


3. Para onde Jesus levará os seus seguidores

 - João 14:2 e 3 sugerem que Jesus levará Seus seguidores para as moradas preparadas na casa do Pai, que entendemos como estando no céu, de acordo com Filipenses 3:20.


4. Estarão com Ele para sempre

 - João 14:3 indica que, após serem levados por Jesus, os seguidores estarão com Ele. Isso é consistente com Filipenses 3:21, que fala sobre a transformação dos nossos corpos para serem semelhantes ao corpo glorioso de Cristo, sugerindo uma união eterna com Ele.


A casa do Pai está no céu, Jesus virá do céu para buscar os crentes, os levará para as moradas celestiais preparadas e os manterá com Ele para sempre. Essa compreensão é apoiada pelos textos em João e Filipenses.



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A Preexistência da Sola Scriptura na Igreja Primitiva

A Preexistência da Sola Scriptura na Igreja Primitiva

A doutrina da Sola Scriptura, frequentemente associada ao protestantismo, encontra raízes sólidas na teologia da igreja primitiva. Este artigo busca destacar declarações significativas de líderes cristãos anteriores a Lutero, demonstrando que a ênfase na suficiência das Escrituras transcende o contexto reformador.

I. A ênfase na suficiência das Escrituras transcende o contexto reformador


1. A Afirmação de Atanásio (Quarto Século)

Atanásio, no quarto século, proclamou que as "Escrituras santas e inspiradas são suficientes para a comunicação da verdade." Esta declaração ressalta a convicção de que a Palavra de Deus é completa e capaz de transmitir a verdade essencial para a fé cristã.


2. A Ênfase de Cirilo de Jerusalém (Quarto Século)

Cirilo de Jerusalém, contemporâneo de Atanásio, destacou a importância das Escrituras Sagradas em assuntos divinos e santos. Ele argumentou que nenhuma declaração deveria ser feita sem referência às Escrituras, indicando uma dependência fundamental na revelação escrita como guia na fé cristã.

3. A Convicção de Vicente de Lérins (Cerca de 450)

Vicente de Lérins, aproximadamente em 450, afirmou que o cânon da Escritura é completo e suficiente por si mesmo. Essa convicção reforça a ideia de que as Sagradas Escrituras, no Antigo Testamento, eram consideradas adequadas para orientar a fé e a prática cristã, antes mesmo do surgimento do Novo Testamento.


Antes do advento do protestantismo, as declarações desses líderes da igreja primitiva evidenciam a presença da doutrina da Sola Scriptura. A convicção na suficiência das Escrituras para orientar a fé e a prática cristã já era uma parte intrínseca da teologia cristã muito antes do período reformador, desafiando a narrativa de que essa doutrina é uma inovação exclusiva do protestantismo.


II. A Suficiência das Escrituras na Igreja Primitiva


O debate sobre a importância da tradição católica frequentemente destaca a ausência do Novo Testamento na primeira geração cristã. No entanto, uma análise do ensinamento de Paulo em 2 Timóteo 3.15-17 revela uma ênfase na suficiência das Sagradas Letras (Antigo Testamento) na igreja primitiva.


1. Paulo e a Suficiência do Antigo Testamento

O apóstolo Paulo, em 2 Timóteo 3.15-17, destaca que as Sagradas Letras são capazes de fazer sábio para a salvação pela fé em Cristo. Essa afirmação enfatiza a confiança na Palavra de Deus antes mesmo do surgimento do Novo Testamento.


2. Confiança de Jesus e da Igreja Primitiva nas Escrituras

A atitude da igreja primitiva reflete a visão de Jesus Cristo, que constantemente apelava à Bíblia do seu povo. A igreja confiava na Palavra de Deus total e suficiente, representada pelo Antigo Testamento, antes mesmo da inclusão do Novo Testamento.


III. Compreendendo a Sola Scriptura na Luz da Escritura


Alguns questionam a validade da Sola Scriptura, alegando que a Escritura não ensina explicitamente essa ideia.


1. O que a Escritura Ensina

A Escritura ensina várias doutrinas, como a Trindade, descrevendo Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. No entanto, podemos nos perguntar: a Escritura ensina claramente essas doutrinas? Se alguém pensa que a Escritura deveria ensinar de maneira explícita, então concordamos que a Trindade não é ensinada dessa forma.


2. Paralelo com Outras Doutrinas

Assim como algumas doutrinas, como a Trindade, não são explicitamente ensinadas na Escritura, a Sola Scriptura também não é mencionada de forma direta. Entretanto, tanto teólogos católicos quanto evangélicos aceitam essas doutrinas, justificando-as como resumos apropriados das afirmações da Escritura ou decorrências lógicas de outras crenças.


Conclusão

A ideia de que a Escritura não ensina explicitamente a Sola Scriptura, e por isso seria contraditória a crença nela, não se sustenta. Tanto a teologia católica quanto a evangélica aceitam crenças que a Escritura não ensina diretamente, explicando-as como resumos adequados ou conclusões lógicas. A Sola Scriptura, nesse contexto, é uma crença simples e coerente com a abordagem teológica geral.


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A brevidade da vida: a sabedoria do Salmo 39:4

a sabedoria do Salmo 39:4

TEXTO BÍBLICO:

"Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias; faze-me saber quão transitória é a minha existência." (Salmos 39:4)


Este versículo é um dos muitos exemplos no livro dos Salmos em que o autor expressa sua angústia diante da transitoriedade da vida e sua inevitável mortalidade. O salmista, provavelmente Davi, está clamando a Deus para que lhe revele o fim de sua vida e o número exato de seus dias.

A palavra "קִצִּי" (kitsi) é traduzida como "fim" ou "final" e pode se referir ao final de sua vida ou ao fim de uma situação ou problema específico. A palavra "מִדַּת" (middat) é traduzida como "número" ou "medida", referindo-se ao número exato de dias que o salmista tem para viver.

 

O salmista reconhece a limitação de seu conhecimento e capacidade de entender a profundidade da vida e, portanto, pede a Deus que lhe revele o que ele não pode ver ou entender por si mesmo. A palavra "דִּעְתִּי" (da'ati) é traduzida como "saber" ou "conhecer" e implica uma busca por compreensão.


Em resumo, Salmos 39:4 é uma oração humilde e sincera que reconhece a transitoriedade da vida e a dependência de Deus para entender a profundidade da existência humana.


O verso também expressa a sensação de que a vida é passageira e frágil, como uma sombra que desaparece rapidamente. O salmista busca compreender e aceitar a brevidade da vida e sua própria mortalidade, a fim de viver com mais sabedoria e propósito.

A última parte do verso, "אֵ֝פֹּה אֶדְעָֽה" (efoh eda'ah), é traduzida como "faze-me saber" ou "dá-me conhecimento". A palavra "אֵ֝פֹּה" (efoh) é uma interrogação retórica que pode ser traduzida como "onde" ou "como", mas neste contexto significa "quão". A palavra "אֶדְעָֽה" (eda'ah) significa "saber" ou "conhecer" e implica uma busca por compreensão.


A oração do salmista é um reconhecimento da soberania de Deus sobre sua vida e sua morte. Ele busca compreender e aceitar a brevidade da vida e sua própria mortalidade, a fim de viver com mais sabedoria e propósito. Esta é uma lição importante para todos nós, que muitas vezes nos distraímos com as coisas do mundo e nos esquecemos da fragilidade da vida.


CONCLUSÃO

O Salmos 39:4 é uma oração de humildade e sabedoria, que reconhece a limitação humana diante da transitoriedade da vida e a necessidade de buscar a Deus para encontrar propósito e significado em nossas vidas.

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