Lição 7 – Autenticidade e Sabedoria

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro | Data da Aula:  16 de fevereiro 2025

TEXTO PRINCIPAL

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência." (Pv 9.10)

RESUMO DA LIÇÃO

A verdadeira sabedoria, proveniente de Deus, é comprovada por boas obras e promove paz e justiça.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA-FEIRA - Pv 2.6

O Senhor concede sabedoria

TERÇA-FEIRA - Pv 3-13

Feliz é o que encontra sabedoria

QUARTA-FEIRA - Ec 7.12

A sabedoria dá vida a quem a possui

QUINTA-FEIRA - 1Co 1.30

Cristo, foi feito sabedoria por nós

SEXTA-FEIRA - Pv 19.20

Ouça conselhos, seja sábio

SÁBADO - Cl 3.16

Que a sabedoria habite em vós

OBJETIVOS

1. COMPREENDER a necessidade da sabedoria autêntica;

2. EXPLICAR os frutos da sabedoria;

3. DESTACAR a humildade e a sabedoria do alto.

INTERAÇÃO

Prezado (a) professor(a), preparado (a) para aprender e ensinar mais uma lição? Hoje estudaremos a respeito das duas sabedorias apresentadas por Tiago — a que vem do alto e a terrena. Tiago dá início a este tema com a seguinte indagação: “Quem dentre vós é sábio e inteligente?" Atualmente vivemos na sociedade da informação, do conhecimento, mas seria este tipo de conhecimento a que Tiago se refere? Certamente que não. Ele estava exortando que o verdadeiro sábio é reconhecido por suas obras, ações. Parece que os destinatários da Carta estavam contaminados pelo orgulho do conhecimento. A altivez destes deu lugar à inveja amargurada, a ambição egoísta e a sentimentos facciosos. Estes sentimentos fazem parte da velha natureza e quem assim procede não tem comunhão com Deus nem a sabedoria que procede do alto.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a), providencie cópias do quadro abaixo para os alunos. Distribua as cópias e introduza a lição com a seguinte indagação: “Quem dentre vós é sábio e inteligente?" Ouça os alunos com atenção. Em seguida explique que de acordo com os ensinos de Tiago, sábio é aquele que apresenta “bom trato com os outros" e "obras de mansidão".

Benefícios da sabedoria do alto

- É amorosa.

- Vida longa e próspera.

- É fiel.

- Tem o favor de Deus e das pessoas.

- Coloca Deus em primeiro lugar.

- Boa reputação.

- Sabe discernir o certo e o errado.

 Resultados da sabedoria terrena, animal e diabólica

- Orgulho.

- Inveja.

- Espírito faccioso.

- Perturbação.

- Ciúme.

- Obras perversas.

TEXTO BÍBLICO: Tiago 3.13-18

13 Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.

14 Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

16 Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.

17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.

18 Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.


INTRODUÇÃO

A Carta de Tiago apresenta uma visão clara e prática da sabedoria, diferenciando a terrena da que vem do alto.

Nesta lição, veremos as características da verdadeira sabedoria e seus efeitos na vida dos crentes. Veremos também a definição de sabedoria e os frutos dela.

I - A SABEDORIA AUTÊNTICA

1. Demonstrada mediante as boas ações.

Você conhece alguém que se diz sábio mas, na verdade, age de forma tola? Infelizmente existem pessoas assim, por isso Tiago faz a seguinte pergunta: "Quem entre vós é sábio e inteligente?" Logo em seguida ele afirma: “Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria." Aprendemos aqui que a verdadeira sabedoria não se limita ao conhecimento intelectual, mas é demonstrada por meio de boas ações.

A sabedoria pode ser medida pelo caráter de uma pessoa. Assim como é possível identificar uma árvore pelo seu fruto, é possível avaliar a inteligência de alguém pela maneira como age. "Sabedoria e inteligência" são sinônimos neste texto, referindo-se à capacidade de viver bem, segundo os princípios bíblicos. Em outras palavras, sabedoria é o conhecimento posto em prática mediante as atitudes.

2. A sabedoria terrena.

Nos versículos 14 e 15, Tiago faz um contraste entre a sabedoria terrena e a divina. Ele descreve a sabedoria terrena como cheia de “inveja amarga e sentimento faccioso", logo ela não procede de Deus, mas é humana e diabólica. Esse tipo de conhecimento leva à desordem e ao caos. O apóstolo Paulo diz claramente que “Deus não é Deus de confusão" (1 Co 14.33). Tiago reforça esse ensino afirmando que onde há invejas e disputas, Deus não está presente.

3. Origem da sabedoria divina.

Tiago mostra que a sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, amável, complacente, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera (v. 17). Ela tem sua origem em Deus e reflete seu caráter santo e amoroso.

Nós podemos atrelar a sabedoria que vem do alto (de Deus) com o fruto do Espírito que Paulo apresenta em Gálatas 5.22.


SUBSÍDIO 1

Sabedoria diabólica - Essa falsa ‘sabedoria’ é, principalmente, ‘diabólica’ (no grego daimoniodes. literalmente ‘demoníaca’. Utilizando este termo, Tiago não está dizendo que ela seja 'do demônio’, no sentindo de ter se originado dele, mas que é ‘demoníaca’ em sua qualidade. Essa assim chamada ‘sabedoria’ tem sua verdadeira natureza exposta pelo fato de resultar em ‘perturbação e toda obra perversa’ (v. 16). Ao invés de ser uma ‘sabedoria’ genuína, é simplesmente igual a mesma ‘concupiscência’ que ‘dá à luz o pecado’ (Tg 1.14.15). a respeito do qual Tiago anteriormente já preveniu seus leitores.

O retrato que Tiago nos oferece daquilo que é considerado como ‘sabedoria’ pela maioria das pessoas é bastante perturbador, mas precisamos ser cuidadosos para não entendermos sua linguagem erroneamente. Ele não está sugerindo que não exista qualquer coisa boa na humanidade. O problema com essa sabedoria 'terrena, animal e diabólica’ é que tem sua origem na alma humana. Sendo assim, participa dos desejos divididos dos ‘inconstantes’; é capaz de fazer o bem, mas também de muitas vezes levar a ‘toda obra perversa"

(Comentário Bíblico Pentecostol Novo Testamento. Vol. 2.4. ed. Rio de Janeiro. CPAD, 2009, p. 876 )

O Deus que Pisou na Terra

II - FRUTOS DA SABEDORIA AUTÊNTICA

1. Paz e justiça.

"Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz (v.18)." Ao contrário da sabedoria do mundo, a divina promove a paz e resulta em justiça. Crentes que buscam adquirir esse tipo de inteligência procuram criar ambientes de harmonia e justiça na igreja, na família e no ambiente corporativo.

É importante ressaltar que em Mateus 5.9, Jesus afirma que os pacificadores serão chamados de filhos de Deus. Estes são os que procuram unir as pessoas para que alcancem harmonia e paz. Uma colheita justa, conforme nos diz Tiago, é semeada pelos pacificadores.

Tiago mostra que não é possível produzir justiça onde impera a amargura e o egoísmo, pois a justiça é alcançada na paz.

2. Amor e bondade.

A sabedoria do alto é “cheia de misericórdia e bons frutos" (v. 17) e nos capacita a agir de maneira que o amor de Deus e o seu caráter sejam revelados em nossas ações. A misericórdia, nesse contexto, vai além da compaixão; ela se manifesta em ações concretas que beneficiam os outros.

A sabedoria celestial não é apenas teórica, mas prática e visível por meio de atos de bondade. Jesus ensinou sobre a importância da misericórdia, dizendo: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5.7). A sabedoria de Deus nos impulsiona a ajudar os necessitados, perdoar os que nos ofenderam e ser um canal de bênçãos para os outros.

3. Sinceridade e imparcialidade.

A sabedoria autêntica é "imparcial e sincera" (v.17). Isso significa que ela não é tendenciosa ou hipócrita, mas sim honesta e justa em todas as circunstâncias. Essa sabedoria promove a integridade e a equidade nas relações entre os seres humanos.

Ser imparcial implica tratar todos com justiça, independentemente de posição social ou riqueza. A sabedoria que vem do alto rejeita favoritismos e discriminações, promovendo um tratamento justo e igualitário para todos.

A sinceridade, ou pureza de coração, é uma qualidade que reflete a integridade. Jesus valorizou a sinceridade, dizendo: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" (Mt 5.8). A sabedoria divina nos chama a viver sem duplicidade, sendo autênticos em nossas palavras e ações. A sinceridade constrói confiança e fortalece as relações, pois as pessoas sabem que podem contar com a nossa honestidade e transparência.

SUBSÍDIO 2

“As ações revelam as origens da sabedoria (3.13-18) - Esse capítulo começa com Tiago prevenindo contra a soberba de sermos ensinadores, e pode estar ampliando esse conceito nos versos 13 e 14. A maneira mais adequada de demonstrar que alguém é ‘sábio e inteligente' não é simplesmente colocar-se à frente dos semelhantes e discursar sobre seus conhecimentos, mas através de mostrar pelo seu bom trato, as suas obras de mansidão de sabedoria’. A verdadeira sabedoria espiritual somente poderá ser demonstrada através da consistência entre palavras e obras, uma consistência que não só expressa a vontade de Deus, mas que também pratica essa vontade no mundo. Se a motivação que leva alguém a ser um ensinador for ‘amarga inveja e sentimento faccioso', mostrará que seus desejos interiores, em seu coração, ainda estão divididos e que ela ainda não aceitou a ‘sabedoria’ como um dom de Deus. Gabar-se de sua sabedoria’, como sendo uma conquista pessoal, é o mesmo que iludir a si próprio e ‘mentir contra a verdade’.’

(Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2.4 ed Rio de Janeiro, CPAD, 2009, P 875 )


III - HUMILDADE E SABEDORIA DO ALTO

1. Reconhecimento da fragilidade humana.

A sabedoria divina nos faz reconhecer nossa fragilidade e dependência do Senhor. Ela não promove arrogância, mas leva à humildade, reconhecendo que todo conhecimento e habilidade vêm do alto, do Eterno. Como criaturas somos finitos e falíveis, suscetíveis ao erro e limitados, entretanto Deus é Onipotente, Onisciente e Perfeito. Tal verdade nos leva a uma postura de humildade e reverência, sabendo que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). É por meio do entendimento dessa verdade que reconhecemos que precisamos da graça e misericórdia de Deus. A sabedoria que procede do Senhor nos faz perceber que todas as nossas capacidades e realizações são dádivas de Deus. Tiago nos lembra que “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes" (Tg 1.17). Ao reconhecer isso, nossa postura deve ser de gratidão e dependência contínua de Deus, evitando a soberba que, frequentemente, acompanha o conhecimento humano.

2. A aceitação dos limites pessoais.

Tiago 3.13 fala de "mansidão de sabedoria", sugerindo que a verdadeira sabedoria nos ensina a aceitar nossos limites e a viver de maneira modesta. Isso evita a arrogância e nos leva a viver de modo mais equilibrado.

Jesus, em Mateus 11.29, convida-nos a aprender dEle, que é "manso e humilde de coração." Essa mansidão reflete uma aceitação serena dos próprios limites e uma disposição para servir aos outros sem buscar reconhecimento ou glória pessoal.

3. Dependência de Deus.

Aquele que é sábio reconhece a sua dependência do Criador em todas as áreas da vida. Quem realmente vive de forma inteligente, busca a orientação divina antes de tomar qualquer decisão e, assim, desenvolve um relacionamento íntimo com Deus. Em Tiago 1.5, somos encorajados a pedir sabedoria a Deus, que a dá liberalmente. Reconhecer nossa necessidade de orientação divina nos mantêm humildes e prontos para receber os ensinos do Espírito Santo. Assim, seja humilde reconhecendo diariamente sua necessidade de Deus, e cultive um relacionamento íntimo com Ele através da leitura regular da Bíblia, da prática da oração e jejum.


SUBSÍDIO 3

Professor (a), inicie o tópico fazendo as seguintes perguntas: "O que a sabedoria divina nos faz reconhecer?" "Quais os benefícios de adquirir a sabedoria autêntica?" Incentive a participação dos alunos, em especial os mais tímidos que sentem mais dificuldades em participar ativamente da aula. Ouça os alunos com atenção e explique "o homem transmite conhecimento. Deus dá sabedoria. O conhecimento nos vem com a educação, seja absorvendo o que os mais educados têm a dizer, seja simplesmente reunindo informações aqui e ali, no caminho da vida. Mas e quanto à sabedoria que vem do alto? Como você já sabe, não há curso, não há escola, não há banco de dados na terra onde possamos acessar a sabedoria. Diga aos alunos(as) que uma pessoa pode adquirir conhecimento, e ainda assim estar distante do Deus vivo. Mas os que são sábios conhecem o Senhor Deus, pela fé no seu Filho, Jesus Cristo, e também o consideram com reverência e respeito. O ‘temor do Senhor’ ainda é o princípio da sabedoria, bem como o mais fiel indicador da sua presença na vida de uma pessoa."

(Adaptado de SWINDOLL, Charles R. Vivendo Provérbios. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 834.)

CONCLUSÃO

Nesta lição, aprendemos que é preciso buscar a sabedoria divina e que essa sabedoria é demonstrada por meio de ações. Ela promove paz e justiça, e é caracterizada por: amor, bondade, sinceridade e imparcialidade. Além disso, essa sabedoria nos conduz à humildade, reconhecimento de nossa fragilidade e dependência de Deus. Como cristãos, somos chamados a buscar a sabedoria divina, permitindo que ela transforme nossas vidas de maneira que venhamos a refletir o caráter de Cristo.


HORA DA REVISÃO

1.Como podemos demonstrar a verdadeira sabedoria?

Por meio de boas ações.

2. De acordo com a lição, o que é sabedoria?

“Sabedoria e inteligência", são sinônimos referindo-se à capacidade de viver bem, segundo os princípios bíblicos. Em outras palavras, sabedoria é o conhecimento posto em prática mediante as atitudes.

3. Quais são os "frutos" da sabedoria?

Paz, justiça, amor, bondade, sinceridade e imparcialidade.

4. O que a sabedoria divina nos faz reconhecer?

A sabedoria divina nos faz reconhecer nossa fragilidade e dependência do Senhor.

5. O que Tiago 1.5 nos encoraja a pedir?

Em Tiago 1.5, somos encorajados a pedir sabedoria a Deus, que a dá liberalmente.

Compartilhar:

Lição 8 – Autenticidade, um Antídoto Contra as Paixões Deste Mundo

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro

Lições Bíblicas Jovens 1° trimestre 2025 CPAD | Comentarista: Eduardo Leandro | Data da Aula:  23 de fevereiro 2025

TEXTO PRINCIPAL

"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas." (2 Co 10.3,4)

RESUMO DA LIÇÃO

A amizade com o mundo resulta em inimizade com Deus.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA-FEIRA - 1 Jo 2.15

Não ame o mundo

TERÇA-FEIRA - 2 Co 6.14

Pode haver comunhão entre luz e trevas?

QUARTA-FEIRA - 2 Co 6.15

Pode o infiel ter parte com o fiel?

QUINTA-FEIRA – 2 Co 7.1

Seja puro

SEXTA-FEIRA – 2 Co 6.17

Seja separado

SÁBADO – Rm 12.2

Não se conforme com esse mundo

OBJETIVOS

1. COMPREENDER a necessidade de resistir às paixões desse mundo;

2. EXPLICAR as consequências das paixões desse mundo;

3.DESTACAR a importância da submissão a Deus e a resistência às paixões desse mundo.

INTERAÇÃO

Prezado (a) professor (a), dando prosseguimento ao estudo da Carta de Tiago, estudaremos o quarto capítulo. Veremos uma advertência a respeito dos perigos de uma aliança com os valores e práticas deste mundo. A Palavra de Deus não permite a nossa amizade com o sistema desse mundo que jaz no maligno. Abordaremos a respeito das paixões mundanas e os perigos da amizade com o mundo, suas consequências e o chamado à submissão a Deus.

No decorrer da lição, enfatize aos alunos que a natureza dos desejos carnais leva a conflitos e distanciamento de Deus, enquanto a verdadeira submissão a Ele resulta em uma vida de pureza e devoção. Como crentes, somos chamados a viver uma fé autêntica, rejeitando as paixões mundanas e buscando um relacionamento íntimo com Deus.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a), converse com os alunos e explique que “a amizade do mundo é adultério espiritual, pois ela mostra infidelidade a Deus e à nossa promessa de devoção a Ele (1 Jo 2.15,17. Cf. Is 54.5; Jr 3.20). Ela envolve a aceitação das atitudes do mundo, dos seus valores, costumes, prazeres profanos e modos corruptos. Deus não aceitará tal amizade (Mt 6.24) porque é zeloso do nosso amor e da nossa lealdade não dividida (Êx 20.5; Dt 5.9). Um exemplo de tal amizade é o envolvimento em clubes, organizações ou ordens secretas que querem que a pessoa participe de atividades ímpias, assuma compromissos ímpios ou faça juramentos não bíblicos. Essas coisas podem forçar a pessoa à devoção integral àqueles que não seguem a Deus, o que é proibido na Palavra de Deus (Mt 5.33-37)- Os cristãos não podem pertencer a tais grupos sem comprometer a fé e o ensino cristão (cf. 2 Pe 3.16) e a lealdade a Cristo (Mt 6.24)" (Bíblia de Estudo Pentecostal para a Juventude, CPAD, p. 1778).

Curso de capacitação de professores da Escola Dominical

TEXTO BÍBLICO: Tiago 4-1-7

1 Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

2 Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.

3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz:  Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes.

7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.


INTRODUÇÃO

Estudaremos, na lição deste domingo, o quarto capítulo da Carta de Tiago. Encontramos aqui uma advertência a respeito dos perigos de uma aliança com os valores e práticas deste mundo. O Cristianismo não permite a amizade com o sistema mundano, que jaz no Maligno.

Vamos ver que Tiago 4-1-7 aborda a respeito das paixões mundanas e vamos tratar a respeito dos perigos da amizade com o mundo, suas consequências e o chamado à submissão a Deus. Veremos também a necessidade de se ter uma vida autêntica e dedicada ao Senhor.


I - RESISTINDO ÀS PAIXÕES DESSE MUNDO

1. Conflitos e disputas.

No primeiro versículo do capítulo 4. Tiago revela a origem dos conflitos humanos: “De onde vêm as guerras e pelejas que há entre vós?" Ele mostra que tudo é resultado das paixões carnais, das obras da carne (Gl 5.19-21). Todo conflito e disputa, principalmente entre os crentes, são prejudiciais e nunca existirá um lado vencedor. Tiago explica que as disputas e discussões que os crentes estavam enfrentando eram o resultado de desejos maus, da velha natureza. O crente carnal sempre quer mais dinheiro e bens materiais, tornando-se um consumista e acumulador. Quando não consegue o que deseja, luta com as "armas" carnais para satisfazer o seu "eu". Somente o Espírito Santo pode nos ajudar a ter uma vida piedosa, simples, sem exageros, sem egoísmo, menos materialista e distante dos conflitos e disputas. É importante ressaltar que aqueles que vivem segundo a carne, não podem agradar a Deus.

2. Problemas com falta de respostas na oração.

Nos versículos 2 e 3, Tiago explica por que muitos dos nossos pedidos em oração não são atendidos. Muitas vezes não recebemos a resposta do Senhor porque não buscamos a aprovação dEle. Fazemos orações egoístas, consumistas e queremos algo para somente satisfazer a nossa vontade.

Temos que colocar diante de Deus, em oração, nossas necessidades reais, mas é preciso pedir com sabedoria e fé, isto é, sem duvidar da força e da bondade de Deus para suprir aquilo de que realmente necessitamos (SI 23.1). Neste caso, ao que parece, os crentes para os quais Tiago escreve pedem e não recebem porque lhes falta fé, mas sobra orgulho, cobiça e inveja.

3. Uma vida prazerosa (3,4).

É errado desejar ter uma vida prazerosa? Não! Como Pai, Deus deseja nos dar boas dádivas (Tg 1.7). O que não podemos é desejar ter amizade com o mundo, às custas da desobediência ao Senhor. No versículo 4. Tiago usa a metáfora do adultério para descrever a infidelidade espiritual, a amizade com o mundo, ou seja, com os seus valores. A busca pelos prazeres mundanos é vista como uma traição ao compromisso com Deus.

Quando o crente assimila os valores deste mundo a respeito do dinheiro, fama, sucesso, reconhecimento, poder e afins, em geral, ele se torna uma pessoa invejosa, orgulhosa e ambiciosa. Tal pessoa não terá suas orações respondidas, pois está distante da presença do Senhor.

PENSE!

Como está seu coração?

PONTO IMPORTANTE!

Não permita que seu coração seja manchado pelos valores desse mundo.

SUBSÍDIO 1

Professor(a), inicie o tópico fazendo as seguintes perguntas: “Como podemos resistir às paixões desse mundo?” “Aqueles que vivem na carne podem agradar a Deus?" Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Explique que o termo “mundo" (gr. kosmos), usado por todo o Novo Testamento, se refere frequentemente ao vasto sistema mundial que existe independentemente de Deus (isto é, seguir o seu próprio caminho sem olhar para Ele) e, essencialmente oposto a Ele. É desta forma que as coisas no mundo têm tendido a operar desde que os primeiros seres humanos cederam à tentação de Satanás, desobedeceram a Deus e trouxeram a maldição do pecado ao mundo. Como resultado da atitude de desafiar a Deus, a humanidade perdeu a autoridade sobre a criação, que Deus lhe havia originalmente delegado (Gn 1.26-30; 2.15,19-20). Satanás então tomou o controle (Jo 12.31:14.30; 16.11) e passou a dominar o mundo com seus propósitos malignos (1 Jo 5.19). Isto significa que o “mundo” em sua condição presente é caracterizado não apenas pelos estilos de vida iníquos, imorais e egoístas, mas também por um espírito de rebelião e indiferença (isto é, apatia, indiferença, falta de preocupação) em relação a Deus e à sua revelação. Esta atitude caracteriza todas as pessoas e esforços humanos que não estão submetidos à liderança e a autoridade de Cristo.

Consequentemente, Satanás usa as ideias, a moralidade, as filosofias, a psicologia, os desejos, os governos, a cultura, a educação, a ciência, a arte, a medicina, a música, os sistemas econômicos, o entretenimento, a moda, a mídia, as religiões, os esportes, a agricultura, e todos os outros recursos do mundo para se opor a Deus, a seu povo, à sua Palavra e aos seus padrões (Mt 16.26; 1Co 2.12; 3.19; Tt 2.12; 1Jo 2.15-16). Obviamente, a maioria destas questões e aspectos da vida não são maus em si mesmos, mas Satanás trabalha através de muitas dessas áreas para promover os seus propósitos e causar o engano espiritual. Por exemplo, Satanás usa profissionais da área médica para promover a matança de bebês em gestação. Ele utiliza a agricultura para produzir drogas que destroem a vida, como o álcool e os narcóticos. Ele usa os sistemas educacionais para promover a filosofia ímpia e humanista (veja Cl 2.8. nota). Ele usa a indústria da moda para quebrar os padrões de modéstia, e usa a mídia do entretenimento para minar os princípios piedosos da moralidade. Os cristãos devem estar conscientes de que por trás de todos os empreendimentos humanos, separados de Deus, há um espírito ou um poder que se move contra Deus e contra a sua Palavra - às vezes em menor grau, às vezes em maior grau. Finalmente, o 'mundo* também inclui todos os sistemas religiosos criados pelo homem e todas as organizações e igrejas 'cristãs' que são antibíblicas, mundanas ou espiritualmente complacentes e comprometidas com a iniquidade." (Bíblia de Estudo Pentecostalpara Jovens. Rio de Janeiro: CPAD. 2023, p. 1812.)

II - AS CONSEQUÊNCIAS DAS PAIXÕES DESSE MUNDO

1. Ignorar o zelo de Deus (v. 5).

Tiago afirma que o espírito humano, que foi dado originalmente por Deus (Gn 2.7). se encontra em uma situação de rebeldia por causa da Queda. Herdamos de Adão e Eva uma natureza caída e pecaminosa que é naturalmente contrária a Deus que é Santo. A nossa velha natureza é odiosa, ciumenta e ávida pelos prazeres desse mundo (v. 4). No entanto, a graça de Deus, o seu favor imerecido em nós, quando nos rendemos pela fé a Jesus Cristo nos torna novas criaturas (2 Co 5.17). Somente o amor divino é capaz de transformar a vida daqueles que humildemente aceitam o perdão de Deus e iniciam um relacionamento pessoal com Ele, pela fé em Cristo (v.6).

2. Orgulho.

No versículo 6, Tiago afirma aos seus leitores que mesmo que a nossa velha natureza possua inclinação à inveja e ao ciúme, Deus nos dá graça para resistir ao orgulho. O Eterno reprova o orgulho e a soberba, que são resultados de uma vida carnal. O Senhor rejeita a todos os arrogantes e que acreditam ser autossuficientes. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos, deixam claro que a soberba é pecado (Pv 11.2; 29.23; Mc 72023; 1 Jo 2.16). Se a soberba nos afasta de Deus, por sua vez, a humildade abre as portas da graça, do favor e da presença dEle.

3. Distanciamento de Deus.

As paixões carnais resultam em um distanciamento espiritual do Pai Celestial. Quando os crentes se envolvem em práticas mundanas, eles se afastam da presença do Eterno e se tornam presa fácil para o Inimigo. Distantes do Senhor, somos tomados por sentimentos negativos, como por exemplo, a vontade de contender e nos vingar, abrindo a porta para tudo que é deste mundo. Quando somos cheios do Espírito Santo, ignoramos totalmente as paixões carnais e desejamos nos voltar totalmente para Deus a fim de agradá-lo.

PENSE!

Você tem tentado agradar a Deus?

PONTO IMPORTANTE!

Para agradar a Deus precisamos resistir às pressões deste mundo.

SUBSÍDIO 2

Professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “Quais são as consequências das paixões desse mundo de acordo com a lição?" Incentive a participação dos alunos e diga que as consequências são: "Ignorar o zelo de Deus, orgulho e distanciamento de Deus. Enfatize que a amizade com este mundo resulta em um distanciamento de Deus. Quando os crentes se envolvem em práticas mundanas, eles se afastam da presença do Senhor e comprometem sua caminhada espiritual.

Enfatize a diferença entre a amizade com o mundo, reprovada no versículo 4, e amor para com o mundo que Cristo revelou (Jo 316).’ (Adaptado de Bíblia de Estudo Explicado Dicionário. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1529.)

 

III - A SUBMISSÃO A DEUS E A RESISTÊNCIA ÀS PAIXÕES DESSE MUNDO

1. Submissão a Deus e resistência ao Diabo.

Como vencer as tentações? Como vencer os desejos desenfreados da natureza humana? Tiago nos mostra que só existe uma maneira: submeter-se a Deus e resistirão Diabo (v. 7). No grego, a palavra resistir é uma atitude voluntária de não ceder e não cooperar. É o mesmo termo que Lucas utiliza quando descreve que Jesus, aos 12 anos, era submisso a Maria e José (Lc 2.51). A submissão a Deus é o primeiro passo para vencer as tentações e os ataques do Inimigo. O Diabo é apresentado como a fonte das tentações, mas que fique claro que todos os crentes têm poder para resisti-lo, assim como Jesus o fez em Mateus 4. 

2. Submissão e humildade.

Tiago 4.6-10 destaca a necessidade da humildade como parte integrante da submissão a Deus. Isso sugere que a humildade é essencial para receber a ajuda e a graça de Deus na luta contra o Inimigo. Humilhar-se diante do Senhor implica reconhecer a própria insuficiência e a total dependência dEle. A humildade nos leva a receber o poder e a autoridade para resistir ao Diabo. O crente deve reconhecer que a autoridade que temos para lutar contra o Inimigo vem de Deus (Lc 10.19).

A oração é uma ferramenta poderosa e essencial na submissão a Deus e na resistência ao Diabo. Por meio dela, não só nos conectamos com Deus, mas também recebemos forças e direção para resistir às tentações. A prática contínua da oração é fundamental para desenvolver um coração humilde e submisso, reconhecendo constantemente a necessidade da intervenção divina. A oração, portanto, não é somente um ato de falar com Deus, mas um ato de submissão e dependência total dEle, essencial para vencer as batalhas espirituais.

3. Submissão e renovação da mente.

Nós não podemos nos conformar com este mundo, mas ser transformados pela renovação da nossa mente. Esse processo de renovação é parte integral da submissão a Deus, pois nos permite alinhar nossos pensamentos, desejos e ações com a vontade dEle. Ao permitir que a Palavra de Deus transforme nossa mente, fica mais fácil resistirmos ao Diabo e às suas tentações, pois estamos fundamentados na verdade de Deus. A renovação da mente é um processo contínuo que requer fidelidade a Deus, disciplina e dedicação, mas é crucial para viver uma vida submissa ao Senhor e vitoriosa contra as forças do mal.

Tiago destaca que uma fé genuína exige um coração puro e arrependido, comprometido com a santidade.

PENSE!

Existe alguma área da sua vida em que você está permitindo que os valores mundanos influenciem suas decisões e ações?

PONTO IMPORTANTE!

A verdadeira submissão a Deus envolve resistirão Diabo, buscar um coração puro e viver de acordo com a vontade divina.

SUBSÍDIO 3

Professor (a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: "Como podemos vencer as tentações?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação tornando a aula mais interativa. Explique que Tiago fornece aos crentes instruções importantes e necessárias para vencer as tentações deste mundo, entrar no Céu e receber a coroa da vida que está reservada para aqueles que são fieis ao Senhor. Ele convida os seus leitores e a nós, a nos submetermos a Deus e resistirmos ao Diabo (v. 7). Enfatize que no grego, a palavra resistir, é uma atitude voluntária de não ceder, não cooperar. Jamais devemos nos esquecer de que a submissão a Deus é o primeiro passo para vencer as tentações e os ataques do Inimigo. O Diabo está por trás de cada tentação, mas os crentes têm poder para resisti-lo.

CONCLUSÃO

Nesta lição estudamos a respeito dos perigos da amizade com o mundo e as consequências de se tornar inimigo de Deus. A natureza dos desejos carnais leva a conflitos e distanciamento de Deus, enquanto a verdadeira submissão a Ele resulta em uma vida de pureza e devoção. Como crentes, somos chamados a viver uma fé autêntica, rejeitando as paixões mundanas e buscando um relacionamento íntimo com Deus. A submissão ao Senhor e a purificação do coração são essenciais para uma vida que glorifica a Deus e reflete seu amor e santidade no mundo. Ao nos afastarmos das influências mundanas encontramos a verdadeira paz e a satisfação espiritual.

HORA DA REVISÃO

1. Segundo a Carta de Tiago, de onde vêm as guerras e pelejas?

Tudo é resultado das paixões carnais, das obras da carne (Gl 519-21).

2. As disputas que os crentes estavam enfrentando eram resultado de quê?

Tiago explica que as disputas e discussões que os crentes estavam enfrentando era resultado de desejos maus, da velha natureza.

3. Quem pode nos ajudar a ter uma vida piedosa, longe dos conflitos?

Somente o Espírito Santo pode nos ajudar a ter uma vida piedosa, distante dos conflitos e disputas.

4. Cite as consequências das paixões desse mundo.

Ignorar o zelo de Deus, orgulho e o distanciamento de Deus.

5. Segundo a lição, o que é essencial para receber a vitória na luta contra o inimigo?

A submissão a Deus é essencial para vencer as tentações e os ataques do Inimigo e resistir ao Diabo.

Compartilhar:
Revista Cristão Alerta: Nova

Revista Digital Cristão Alerta

baixar revista cristão alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Participe do nosso canal no WhatsApp!

Fique por dentro das últimas atualizações e conteúdo exclusivo. Clique no botão abaixo para acessar diretamente o nosso canal no WhatsApp:

Acesse o Canal no WhatsApp

Fazer Pesquisas 🔍

LEIA TAMBÉM 👇

Nova edição em defesa da fé cristã