Aprenda a otimizar sua aula

Aprenda a otimizar sua aula da Escola Dominical

O segredo de uma aula ministrada de maneira eficiente passa pela busca constante por treinamento e capacitação. Otimizar a prática de ensino significa melhorá-la ao máximo conduzindo-a ao nível do ideal. Ninguém é tão bom no que faz que não precise melhorar. Independente do estágio de vida e da experiência, todos devemos querer galgar um degrau a mais no ensino bem-sucedido da Palavra de Deus.

Não basta aos educadores cristãos conhecerem bem as Escrituras Sagradas e demonstrarem bom domínio dos temas ligados à teologia. Eles precisam conhecer melhor e dominar a arte da utilização de recursos educacionais.


Os recursos educacionais são todos e quaisquer objetos utilizados pelo professor numa aula, a fim de que seu ensino flua naturalmente e seu aluno realmente aprenda. São os meios físicos dos quais o professor lança mão no sentido de facilitar a aprendizagem do aluno.


A aprendizagem ocorre por meio dos órgãos dos sentidos. O modo tradicional de educação, centrado no domínio cognitivo, isto é, a educação direcionada ao intelecto de modo unilateral (chamada por especialistas de "educação do pescoço para cima"), deixa a desejar, pois apela unicamente para a audição. Por isso, é senso comum que a preleção utilizada de maneira isolada reduz as possibilidades de aprendizagem. O aluno aprende de forma mais eficiente quando a mensagem considera os demais órgãos dos sentidos.


Jesus ministrou um ensino riquíssimo em termos de recursos educacionais. Às vezes, Ele evocava a natureza, dizendo: Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam (Mt 6.28).

Ao passar por uma figueira infrutífera, o Mestre disse: Nunca mais nasça fruto de ti (Mt 21.19). Falando sobre o Reino de Deus, Ele o comparou a uma pérola de extremo valor. Jesus utilizou os animais, as aves, os peixes, símbolos e muitos outros recursos no sentido de tornar a Sua mensagem clara para as pessoas que o ouviam.


A aprendizagem acontece a partir da combinação de fatores internos e externos. Os fatores internos pertencem ao aluno e estão ligados ao seu nível de motivação e interesse. Os fatores externos ficam por conta de quem ensina, e o ensino será tão eficiente quanto o educador for capaz de utilizar uma variedade maior de recursos educacionais. Estes são os meios físicos pelos quais o professor predispõe seu aluno internamente para a aprendizagem.


Os recursos educacionais podem ser: quadro de giz, livros, apostilas, gráficos, mapas, figuras, murais, cartazes, fantoches, álbum seriado, filmes, voz, textos, gestos, televisão, microfone, Power Point, Data Show, aparelho multimídia, computador etc.


Segundo Turra (1975), aprende-se 10% do que se lê, 20% do que se escuta, 30% do que se vê, 50% do que se vê e escuta, 70% do que se ouve e logo se discute, 90% do que se ouve e logo se realiza.


Estes dados são muito claros em indicar caminhos para o trabalho eficiente no tocante ao ensino, que será mais bem-sucedido à medida que a utilização diversificada de recursos didáticos for valorizada.


Entre as muitas contribuições concernentes aos recursos educacionais, destacam-se as seguintes:


■ Mantêm o aluno em estado de atenção.

■ Tornam a aprendizagem mais fácil e natural.

■ Reduzem o nível de abstração, colocando o aluno diante de situações concretas.

Indicam o lado objetivo da mensagem, permitindo ao aluno aplicá-la em sua vida prática.


Hoje, com o advento das tecnologias, há uma gama enorme de novos recursos educacionais, que devem ser utilizados em sala de aula tendo em vista as necessidades de aprendizagem dos alunos e a busca de maior eficiência no ensino.


Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14.28


Artigo: Gilmar Chaves


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !