O que é o Superintendente da Escola Dominical

 

A palavra superintendente é originária do latim, e significa aquele que superintende. Ou seja: aquele que dirige na qualidade de chefe, que inspeciona e supervisiona.

Como sinônimos de superintendente, podemos listar também estes substantivos: administrador, dirigente, inspetor e intendente.

No caso específico da Escola Dominical, faríamos bem em declinar um outro sinônimo: diretor. Mais adiante, entraremos a discutir essa terminologia. Por enquanto, basta-nos assenhorear-nos das implicações que acarreta essa palavra.

O superintendente da Escola Dominical, por conseguinte, é o obreiro encarregado de administrar, inspecionar e dirigir o principal departamento da Igreja. É a sua função básica manter a E.D. funcionando perfeitamente para que esta venha a alcançar todos os seus objetivos.

VEJA TAMBÉM:

Lições Bíblicas 1º trimestre de 2021, Jovens CPAD

Lição 1- O que Significa Orar
Lição 2- Abraão: A vida de oração de um homem de fé
Lição 3 - Moisés: Um líder de oração
Lição 4 - Ana: A oração de uma mulher angustiada
Lição 5 - Neemias: A oração de um construtor
Lição 6 - Jeremias: A oração e o lamento de um profetas

 

Lições Bíblicas 1º trimestre de 2021, Adultos CPAD

Lição 1 - A Pessoa do Espírito Santo

Lição 2 - A Atuação do Espírito Santo no Plano da Redenção

Lição 3 - O Batismo no Espírito Santo

Lição 4 - A Atualidade dos Dons Espirituais

Lição 5 - Fruto do Espírito: o Eu Crucificado

Lição 6 - Santificação: Comprometidos com a Ética do Espírito

 

I. O SUPERINTENDENTE NO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento, a palavra hebraica phaqid é usada para descrever os seguintes cargos: inspetor, encarregado, capataz, superintendente etc. Phaqid, por conseguinte, era o encarregado de manter a Casa de Deus funcionando a contento (2 Cr 31.13; 34.10, 12,17).

O cargo de superintendente do Santo Templo teve início quando Davi e Salomão houveram por bem organizar os levitas em turnos, a fim de que estes se encarregassem dos louvores, da guarda do santuário e dos vários misteres sagrados.

Mais tarde, o rei Josias aponta superintendentes que haveriam de se incumbir da reforma do santo templo (2 Cr 34.12).

Em Daniel 2.49, deparamo-nos com os três amigos de Daniel - Sadraque, Mesaque e Abedenego - constituídos como superintendentes da província de Babilônia. Só que, nesse caso, a palavra usada não é o hebraico phaqid, e, sim, o aramaico avidah. O significado, porém, é basicamente o mesmo: administrador.

 

II. O SUPERINTENDENTE NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento, bispo é a palavra usada como sinônimo de superintendente. Haja vista ser esta a definição clássica de bispo: é o superintendente da igreja. Em português, o verbo bispar exprime com incrível precisão o que deve o bispo fazer: supervisionar, observar atentamente.

De certa forma, a palavra superintendente refere-se também ao ofício de pastor; aponta-o a Bíblia como o administrador do rebanho.

Já que pastor pode ser tido como sinônimo de superintendente, lembremo-nos do que a maioria dos manuais de Escola Dominical prescreve com respeito ao responsável pela igreja: É o pastor o real superintendente da Escola Dominical. Ou seja: por força de seu cargo, tem ele a obrigação de sustentar e apoiar, através de suas orações e ostensiva cooperação, os encarregados por esse tão importante órgão da igreja.

Outra palavra temos no Novo Testamento que significa superintendente: euniichos. Este termo não denota apenas um homem privado de sua virilidade; também designa um administrador ou intendente. Haja vista o ministro da rainha de Candace evangelizado por Filipe (At 8.27).

 

III. DIRETOR OU SUPERINTENDENTE

Disse um educador cristão, certa vez, que as igrejas brasileiras deveriam chamar o responsável pela Escola Dominical de diretor e não de superintendente. Já que esta denominação é perfeita na língua inglesa, mas imprópria em português.

Talvez tenha razão aquele educador. No Brasil, os dirigentes de escolas seculares são conhecidos como diretores e não como superintendentes. Esta última designação é própria dos encarregados por algum órgão público. Entretanto, quem pode resistir à força de certas tradições? Há décadas que o responsável pela Escola Dominical vem sendo chamado de superintendente. É uma herança que recebemos dos missionários americanos. Como essa denominação vem correspondendo às nossas necessidades, e já não violenta a nossa semântica, deixemo-la assim.

Superintendente, ou diretor, tem este obreiro uma grande responsabilidade diante do Senhor Jesus e de sua Igreja. Como já o dissemos, é ele o encarregado de fazer a Escola Dominical funcionar perfeitamente, a fim de que os seus objetivos sejam plenamente atingidos.

 

Artigo: Pr. Claudionor de Andrade | Reverberação: Portal Cristão Alerta 
Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !