R. A. Torrey: Educador, evangelista e avivalista

Reuben Archer Torrey (1857-1928), mais conhecido como R. A. Torrey, foi um dos maiores nomes do evangelicalismo no final do século 19 e início do século 20. Ele se destacou tanto como educador cristão quanto como evangelista e avivalista.

Veja também:

👉 A Educação Cristã e a Tecnologia – Clique Aqui

👉 Organização e Administração da Escola Dominical – Clique Aqui

👉 O que é o Superintendente da Escola Dominical – Clique Aqui

Torrey formou-se em Teologia pela Universidade de Yale, sendo ordenado em seguida pastor pela Igreja Congregacional, tendo servido em Ohio. Em 1879, ele se casou com Clara Smith, com quem teve cinco filhos. Entretanto, logo depois, ele prosseguiu com seus estudos nas universidades alemãs de Leipzig e Erlangen.

 

Torrey reunia em seu ministério erudição bíblico- -teológica e paixão pelas almas, razão pela qual, logo após voltar aos Estados Unidos após concluir seus estudos na Alemanha, ele se uniu ao célebre „exangelista Dwight Lyman Moody. Torrey foi um fiel companheiro do grande evangelista norte-americano nos últimos dez anos de ministério deste.

 

Trabalhando com Moody, o ministério de Torrey ganhou projeção internacional. Ele assumiu a direção do Instituto Bíblico da Sociedade de Evangelização de Chicago, hoje conhecido como Instituto Bíblico Moody, ajudando na formação teológica de uma geração de obreiros nos EUA. Em 1894, ele se tornou também pastor da Igreja da Avenida Chicago, agora conhecida como Igreja Moody. Em 1898, Torrey foi capelão da Associação Cristã de Moços durante a Guerra Hispano-americana e depois capelão do exército norte-americano na


Primeira Guerra Mundial.


Nos anos de 1902 e 1903, ele pregou em quase todas as partes do mundo de língua inglesa, e também conduziu cultos de avivamento na Grã- -Bretanha de 1903 a 1905. Durante este período, ele também visitou a China, Japão, Austrália e índia. Torrey conduziu uma campanha semelhante em cidades norte-americanas e canadenses não anos de 1906 e 1907.

 

Em 1907, Torrey aceitou um doutorado honorário do Wheaton Colleqe. De 1912 a 1924, serviu como reitor do Instituto Bíblico de Los Angeles, agora Umiversidade de Biola. R. A. Torrey foi também um dos três editores da obra "Os Fundamentos", uma série de 12 volumes que daria nome ao movimento chamado "fundamentalismo", que se opunha ao liberalismo teológico que começava a grassar nas universidades norte-americanas.

 

Em 26 de outubro de 1928, aos 73 anos, depois de ter pregado em todo o mundo e escrito mais de 40 livros, Torrey partiu para a Eternidade. Em homenagem a ele após sua morte, um instituto foi criado com seu nome na Universidade de Biola.

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !