Pode um Ateu crítico da Bíblia ser Salvo?

📝Artigo: Pr. Elinaldo Renovato de Lima

💻Reverberação: www.cristaoalerta.com.br

A questão, tema deste artigo, foi suscitada em razão da morte trágica do conhecido jornalista Ricardo Eugênio Boechat, no dia 11 de fevereiro de 2019. Ele era natural da Argentina, mas radicou-se no Brasil, onde constituiu família, e se tornou um nome bem conceituado, na mídia, tendo sido jornalista premiado, apresentador de TV, âncora e locutor de rádio. Trabalhou em jornais de grande expressão no país. Sua morte ocupou grande parte do noticiário nacional, em todos os meios de comunicação e também, nas redes sociais.

1. Ateísmo crítico

Num vídeo, na internet, o jornalista tece comentários críticos, de certa forma desrespeitosos, sobre os cristãos, que acreditam na existência de Deus, como Criador do Universo, da vida e do ser humano. Nesses comentários, ele chegou a debochar do relato bíblico da criação do homem, sugerindo que o criacionismo seria uma ideia ou concepção ridícula para explicar a origem do homem, e que “a serpente” não seria o diabo, mas órgão genital masculino. Por causa desse posicionamento ateísta, muitos crentes usaram as redes sociais para afirmar que ele não poderia ter sido salvo.

2. Crítica a igrejas evangélicas

Outro motivo, envolvendo a observação de alguns evangélicos, foi um episódio, ocorrido no ano de 2015. Em programa, na rádio Band News, resolveu denunciar que igrejas neopentecostais contribuíam para uma série de crimes contra pessoas de outras religiões, quando teciam comentários sobre a natureza maligna de diversos movimentos religiosos de matriz africana. Ele fez referência a um episódio lamentável citando uma criança de 11 anos, filha de pais adeptos de religião afro.


Segundo noticiado, na imprensa, um pastor brasileiro tomou a iniciativa de dar resposta ao jornalista Boechat, demonstrando que o mesmo houvera sido injusto em seus comentários acerca da intolerância contra movimentos religiosos, pois houvera feito declarações que generalizavam o comportamento dos evangélicos. Houve troca de palavras duras entre o jornalista e o pastor, os quais, depois, se retrataram. Mas evangélicos lembraram esse episódio para afirmar que Deus puniu Boechat com a trágica morte pelo fato de ter xingado “um servo de Deus”.


2. Teria Boechat ido para o céu?

Para completar a polêmica sobre a morte de Boechat, respondendo a um internauta se o jornalista, sendo ateu, poderia entrar no céu, outro pastor respondeu que sim, e justificou seu entendimento, alegando que o mesmo praticara muitas boas obras, mais do que muitos crentes.


No entender dele, o jornalista praticou o bem, ajudou os necessitados, conforme Jesus ensinou em Mateus capítulo 2 5, e que Deus recebeu Boechat, como bendito do Pai. Finalmente, disparou: “Eu estou indo encontrar meu amigo Boechat lá no céu. Se você quiser vir junto, chegue". Com tais afirmações, o pastor incrementou ainda mais as discussões polêmicas sobre o destino de Boechat, na eternidade.

🔍 Saiba mais:

👉A Relação da Fé com a Salvação

👉A Salvação de Crianças à Luz da Bíblia

3. Respondendo à questão

3.1 Quanto ao seu ateímo.

De maneira simples e objetiva, podemos dizer que ateísmo é a declaração expressa e aberta, negando a existência de qualquer divindade. O ateu não admite sequer, na dúvida, se existe qualquer deus. Muito menos, o Deus dos cristãos e dos judeus, que, “no Princípio”, criou “os céus e a terra”, os astros, as estrelas, as galáxias, o sol, a Terra e os bilhões de corpos celestes; o ateu não crê no Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente, que criou “o homem”, à “sua imagem”, conforme à “sua semelhança” (Gn 1.26).


E por que não crê no Deus Criador e Sustentador do Universo? Por uma simples razão. Não aceita a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus. Entende que é um mito. Prefere acreditar que “o acaso” deu origem a todas as coisas. Sequer consegue ver, na complexidade e organização do Universo, da vida, das células, que não pode ter sido “obra do acaso”.


Não crendo na Bíblia, não crê que “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho Unigénito, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna...” (Jo 3.16).


Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. E ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). Logo, se Boechat não creu em Deus, não aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador, não pode ter tido acesso aos céus.


3.2 Quanto a ter sido punido com a morte por ter xingado um servo de Deus.

O pastor da questão, ao tomar conhecimento de que simpatizantes de seu ministério afirmavam que Boechat fora castigado por Deus por tê-lo xingado, declarou: “Não trabalho com um Deus que se vinga porque alguém me xingou. Então tinha que morrer um monte aí, sou caluniado a todo o momento” (Folha de S. Paulo). Até onde pude ver declarações de Boechat sobre as coisas de Deus, não vi propriamente escarnecimento, mas, sim, profunda ignorância e desconhecimento da Verdade, emanada das Sagradas Escrituras. Um vídeo, gravado em 2011, em que Boechat lê “uma notícia” sobre o Apocalipse não foi de sua autoria, mas do apresentador de um programa, na TV Bandeirantes.


3.3 Quanto a ir ao céu por causa das boas obras.

A resposta ao item 1) já demonstra que, para o céu só há um caminho: Jesus Cristo. Fora dEle não há salvação. Neste aspecto, respondemos ao terceiro item, no qual, o outro pastor, que, em sua visão “compreensiva” da salvação, declara de modo explícito: “Eu estou indo encontrar meu amigo Boechat lá no céu. Se você quiser vir junto, chegue". E exalta a prática de boas ações que o falecido jornalista praticou.


Porém, a resposta mais clara, objetiva e conclusiva está na Bíblia: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.8-10 - grifo nosso).


Ninguém é salvo por praticar boas obras. Mas tem o dever de praticar boas obras porque já é salvo. A sem as obras “de salvo” é morta (Tg 2.17).

🔥 Referência: LIMA, Elinaldo Renovato de. Pode um ateu crítico da bíblia ser salvo. Mensageiro da Paz, abril de 2019.

🔥 Publicação: www.cristaoalerta.com.br


Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !