Cântico Bíblico e vigoroso

🎯 A música já existia na mente e no coração de Deus de maneira plena e consistente, e tenho certeza de que tudo o que conhecemos não se aproxima do que Deus planejou. Ainda estamos no “cantochão” da música divina. A Bíblia registra no livro de Jó um expressivo diálogo poético entre Deus e Jó, no qual o Senhor afirma que, antes da fundação do mundo, já havia música no Céu, pois “os anjos alegremente cantavam” para glorificar ao Criador. Portanto, podemos afirmar que a música tem origem divina, sendo primeiramente executada no Céu. Deus, o Todo-Poderoso, criou a música e o primeiro concerto foi realizado num palco celestial!

Falaremos especificamente do Cântico congregacional. Essa prática litúrgica nos parece tão comum, tão corriqueira, que com certeza posso afirmar que muitos leitores não se lembram dos hinos congregacionais cantados no culto de domingo passado. Faça um esforço de memória e tente se lembrar. Se você não conseguiu se lembrar, deixo algumas questões:

💥 Por que nos esquecemos tão rapidamente?

💥 Por que esses hinos não nos impactam, a ponto de se perderem em nossas lembranças?

💥 Será que não nos preparamos para cultuar?

💥 Será que estamos desconsiderando que culto quem celebra somos nós, evidenciando, com isso, que tudo o que nele transcorrer deve ter o mais alto significado em nossa vida, a ponto de não nos esquecermos tão facilmente?

💥 Afinal, porque cantamos no início de nossos cultos? Isso segue algum modelo bíblico? Tem importância espiritual, física e emocional? Temos mesmo que nos preparar para cultuar?

🔍Saiba mais:

 🔊 Requisitos bíblicos para o genuíno louvor na Igreja

 🔊 O louvor com excelência

🔊 Finalidade da na Música na Igreja

I - Modelo bíblico

Em 1 Coríntios 14.26, Paulo nos ensina: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós de salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. Note que o ensino neotestamentário nos leva a aprender que devemos começar nossos cultos com cânticos (“salmos”).


A ordem das atividades colocadas na Bíblia não deve ser trocada, pois poderemos ter grandes prejuízos. Por exemplo: quando a Bíblia nos diz “vigiai e orai”, não devemos jamais inverter essa ordem, pois poderemos sofrer grande dano se começarmos a orar sem antes vigiar. O modelo está dado pela Palavra de Deus. A liturgia de um culto é principiada cantando louvores ao Senhor.


II - Importância espiritual

Note que a oração do “Pai Nosso” ensinada por Jesus é iniciada com expressão de reconhecimento, júbilo e adoração. “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o vosso nome...”. Isso vem corroborar os ensinos de Paulo ao iniciarmos nossos cultos a Ele com cânticos de adoração, pois com isso demandaremos coerência em nossa reverência ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Esse comportamento aliado a outros elementos de adoração, tais como o preparo antecipado para o culto, falar conscientemente as palavras sagradas (“Aleluia!”, “Glórias ao Senhor!”) e não por costume, corações avivados e atitudes reverentes em meio à congregação gerarão no Senhor Deus, que está sendo adorado, um sentimento paterno tão intenso que imediatamente estará se entronizando em meio aos louvores e por conseguinte aos adoradores, e se comunicando de forma carinhosa através da pregação da Palavra, que é um dos elementos da liturgia do culto, prescrito em 1 Coríntios 14.26 (“doutrina”).


O Cântico Congregacional se comporta espiritualmente como veículo que envia ao Pai celestial o estado de espírito que naquele momento flui de nosso ser. Se comporta como representante de nossa exultação, gratidão, afeto, crença, admiração, devoção, submissão e, acima de tudo, adoração. E o único momento da liturgia onde todos, exclusivamente todos, fazem a mesma coisa. Pastores, obreiros, músicos, introdutores, recepcionistas, crianças, adolescente, jovens e inclusive, os convidados daquele culto, aos quais devemos prover a leitura dos hinos.


O Cântico Congregacional, além de ser veículo a conduzir nossa devoção ao Senhor, tem a função e a bênção de preparar os corações de quem canta para absorver o que Deus vai responder através da exposição de Sua Palavra. Ele sempre responde. Deus é extremamente sensível a um Cântico Congregacional vigoroso e consciente, ou seja, onde o adorador coloca tudo o que há em si em função de sua devoção em forma de cântico. Deus se comove e se move em Seu trono, e passa a dialogar com a congregação. Isso é real! Isso acontece?! Prove isso!


Estimulo os condutores do Cântico Congregacional a estarem bem preparados espiritualmente, tecnicamente, de forma presencial (postura ao cantar) e com uma forte dose bíblica de incentivo com rápidas palavras animadoras, utilizando, para isso, algum texto bíblico coincidente com os hinos ou até mesmo uma rápida observação dos autores dos hinos, ou a história que relata como foram compostos. Nunca ultrapasse o limite que o bom senso nos apresenta.

🎯 O estímulo não deve se constituir em um sermão. Deve ser rápido e conciso. Todavia, acredite, vai afetar a congregação, que tocará Deus, e Deus tocará a igreja!

III - Físico e emocional

Nós, seres humanos, somos excepcionais como seres psicomotores. Nosso cérebro comanda nossos movimentos, nossos pensamentos, nossas emoções, nossas atitudes; enfim, de acordo com o que o nosso cérebro recebe de estímulos externos, ele nos provoca reações em toda nossa estrutura.


Nosso organismo armazena em seu interior gorduras, ácidos, hormônios e outros elementos químicos, se comportando como um laboratório ambulante. A música, fisicamente, através de ondas de pressão atravessando o ar rarefeito contido no espaço entre a emissão sonora e o ouvinte, penetra no conduto auditivo, passando pelos tímpanos (membrana elástica), que se constituem nos únicos órgãos do corpo humano a vibrar com a mesma frequência do som que foi emitido, atingindo outros elementos do ouvido (martelo, cóclea) e sendo conduzido por condutos elétricos, chegando por fim ao córtex auditivo, onde ali é decodificado passando de uma linguagem elétrica para uma linguagem inteligível, conforme somos conhecedores quando ouvimos alguém falando ou cantando.


Somos seres emocionais. E como tal, de acordo com as situações que nos são impostas, nosso cérebro entra em ação e procura corresponder alimentando ou protegendo-nos conforme nossos conceitos morais, religiosos etc.


Diante disso, nosso corpo reage, tencionando ou relaxando regiões importantes, provocando muitas vezes dores incômodas e às vezes crônicas. A medicina rotula esse processo de somatização. Quantas e quantas vezes vamos para nossas igrejas para cultuar ao Senhor e entramos no templo numa situação como essa. Parece que há um fardo muito grande sobre nossos ombros. O nosso corpo sofre, nosso semblante é de quem está enfermo e necessita de um pronto atendimento. Como ouvir Deus falar, se nossa condição é tão precária? Que força de vontade pode aclarar nossos ouvidos?


Ah, aí é que entra a presciência de Deus. Ele é o criador da música! Ele a preparou para ser produzida no início de nossa devoção, justamente porque a música tem a capacidade de aliviar, de provocar o estado de relaxamento em todas as partes de nosso corpo, preparando-nos para, diligentemente, com um coração anelante, ouvi-lo falar. O Cântico Congregacional física e psicologicamente livra nosso corpo de tensões, nossa mente de angústias do dia-a-dia e prepara nossos corações para a adoração e a recepção daquilo que o Senhor tem preparado para nos entregar.


IV - Preparo ao culto

🔥 O culto na vida do crente é ininterrupto. A diferença é que há o culto individual, o doméstico e o coletivo.

🔥 Culto individual e ininterrupto é devoção, é celebração, é comunhão, é adoração, é entrega do nosso ser; enfim, é estar sempre conectado com o Criador, exaltando-O, dignificando-O, honrando-O através de todas as nossas atitudes, de todos os nossos comportamentos.

🔥 Culto doméstico (em casa com a família ou na casa de alguém) ou coletivo (na congregação) requer de cada um a conscientização de que ali haverá a rendição a Deus de todo o ser em devoção e isso deve provocar antecipadamente oração altruísta para que o Senhor esteja recebendo nossas ofertas de louvor, sejam cânticos, palavras sagradas ou ofertório, para que Ele, independente de nossas limitações, receba nossa adoração, por mais singela que seja. E saiba, estimado leitor: Ele é justo e sabe muito bem reconhecer um coração sincero.

🔥 Não só nosso interior deve ser preparado, mas também nossa postura visível e nossas ações comportamentais. Isso fala de buscarmos nossas melhores condições no vestir, no pentear, no perfumar; e fala também cm sermos possuidores de gentil presença nos relacionamentos entre nossos irmãos. Fala em sermos receptivos, afáveis, nunca negar um cumprimento, jamais deixar de sorrir, porque, afinal, a Bíblia nos diz que somos um povo feliz! Busque com carinho alterar seu comportamento, se for o caso, e vá no próximo culto diferente. Ao sinal do condutor, coloque tudo o que há em si e cante entusiasticamente e conscientemente, e aguarde os acontecimentos. Um Cântico Congregacional vigoroso toca Deus e Deus toca quem louva!


Artigo: Pr. Nilton Didini Coelho | Reverberação: www.cristaoalerta.com.br


VEJA TAMBÉM ESSAS PUBLICAÇÕES:

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !