Os Pilares do Sucesso de Esdras como Pregoeiro

A igreja hodierna atravessa dias tenebrosos, existem, muitas ameaças externas, porém a mais perigosa das ameaças é interna, os púlpitos das nossas igrejas estão sendo ocupados por homens descompromissados com Deus, são profissionais da fé, “vendem” milagres, distorcem o texto sagrado a bel prazer, para seu próprio benefício, com suas hermenêuticas e revelações particulares.

Nas páginas do santo livro, encontramos uma personagem que contrasta os pregadores contemporâneos, Esdras cujo nome significa “ajuda”, surge na narrativa bíblica após o exílio de Judá na Babilônia, e ao lado de Neemias, ajudou a restaurar uma nação, Esdras era hábil pregador, escriba, da linhagem sacerdotal, profícuo escritor e homem piedoso.

O texto sagrado nos revela os três pilares do sucesso de Esdras como pregoeiro, traçando assim, um perfil bíblico de um pregador.

🔥 Pilar um do Sucesso de Esdras

Em primeiro lugar o texto diz, “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor”, a palavra de Deus é a fonte da pregação, sem ela nossas prédicas são meras palestras, que podem até comover o auditório, mas não atingirá sua alma, nem causará mudanças e transformações de vidas. O maior desafio da nossa geração de pregadores é resgatar o amor pelas Escrituras, estamos substituindo a palavra de Deus por coisas secundárias.

Esdras amava as sagradas letras, elas eram seu objeto de estudo, em dias em que o povo de Deus estava distante da Lei do Senhor, Esdras preparou seu coração para buscar a palavra, preparar o coração é fazer do estudo da bíblia uma devoção, Esdras não começava suas preleções de pé, mais de joelhos, vessando o terreno para produzir frutos que sarariam uma nação doente.

🔥 Pilar dois do Sucesso de Esdras

Em segundo lugar o texto em apreço diz, “...e para cumpri-la”, Esdras vivia o que pregava seus discursos não eram meramente teatrais e homiléticos, sua Teologia estava em equilíbrio com sua vida, pregadores que vivem o que pregam é uma espécie em extinção no evangelicalismo brasileiro, existem sermões que são uma peça de teatro, tudo é encenado, técnico e sem experiência própria, muitos pregadores são ortodoxos de cabeça e hereges de conduta.

O que presenciamos hoje em dia, são “profetas” da conveniência, conhecem a palavra, mais não tem raiz na mesma, o que dizem na tribuna está em desacordo com suas ações. Esdras não pregava só aos ouvidos, mas pregava também aos olhos, sua ortodoxia estava alinhada com sua ortopraxia.

🔥 Pilar três do Sucesso de Esdras

Em terceiro e último lugar o texto diz, "... e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”, Esdras era um homem extraordinário, sua dinâmica de pregação consistia em conhecer a palavra, viver a palavra e ensinar a palavra.

A compreensão desses princípios nos manterá fieis ao padrão de Deus para o ministério da pregação, Esdras modificou o rumo da história de um povo, quando lhe ensinou todo o conselho de Deus, que possamos ser “ajudados” por Esdras, retornemos para as escrituras, a nação brasileira sucumbe em imoralidade, corrupção e ceticismo, que Deus levante pregadores semelhantes a Esdras em nosso tempo, pois só a Palavra de Deus pode mudar este cenário. Ora vem Senhor Jesus!

👍 Saiba mais:

Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra

Esdras e Neemias combatem o casamento misto

 


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 

Artigo: Geovane Leite | Reverberação: www.cristaoalerta.com.br


VEJA TAMBÉM ESSAS PUBLICAÇÕES:

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !