A Condição dos Gentios sem Deus

Em Efésios 2,11,12, Paulo concentrou-se nos gentios, apelando aos cristãos gentios para que se lembrassem da sua condição anterior.
Na carta aos Efésios 2.11,12 (ARC), vemos qual era a condição dos gentios sem Deus, “cinco coisas são ditas sobre o nosso passado: (1) naquele tempo estávamos “sem Cristo”, não tendo direito às esperanças messiânicas de Israel por sermos gentios; (2) éramos “separados da comunidade de Israel, não tendo parte na herança do povo escolhido; (3) éramos “estranhos às alianças da promessa”, não participando das provisões da aliança com Israel pelo nascimento; (4) não tínhamos “esperança”, pois era separado desse Messias-Salvador, não havia esperança para o homem em geral ou para os homens como indivíduos; e (5) estávamos “sem Deus no mundo”, por não possuir o verdadeiro conhecimento de Deus.”[1]Éramos verdadeiros “gentios”!

🎯 Saiba Mais:



1. O conceito de “gentios”.

A palavra grega ethnê (como seu equivalente hebraico goyim) ora é traduzida por "nações", ora por "gentios", ora por "pagãos".[2]O termo gentio deriva-se da palavra latina para “nações”; no uso comum, aqueles que não eram judeus (Exemplos Bíblicos: Salmos 2.8; Isaías 11.10; Lucas 2.32; Atos 9.15; 10.45; 11.18; Romanos 2.14; Gálatas 3.28; Efésios 2.11-19; Apocalipse 7-9).[3]

TOME NOTA
Gentios (Ef 2.11-12). Este termo é usado no Novo Testamento para identificares não judeus, ou seja, um “gentio” era qualquer pessoa que não fosse um judeu. (grifo nosso). No século primeiro, os judeus representavam 10% da população do império romano. O que os tornou especiais foi o seu relacionamento único com Deus através de seus antepassados: as promessas da aliança concedidas a Abraão e a lei transmitida a Moisés. Essas duas heranças profundamente diferentes criaram um sentimento de superioridade dos judeus e de hostilidade por parte de muitos gentios. Manifestações anti-semitas não são novas. Nos dois primeiros séculos antes de Cristo, muitas cidades da Ásia e da Europa vivenciaram tumultos e rixas contra os judeus (Guia do Leitor da Bíblia – CPAD).

Os gentios eram politeístas e idólatras, acreditavam e adoravam muitos “deuses”, mas estavam sem o conhecimento do Deus que se havia revelado a Israel (Êx 30.2). No seu paganismo, viviam em total desconhecimento do Deus único e verdadeiro.[4]

2. A situação espiritual dos gentios antes e de pois de Jesus Cristo.

a) O que os gentios eram?
O comentarista Wiersbe relata que os gentios “eram estrangeiros, e não "o povo de Deus". Eles eram estranhos, não tinham esperança[5]nem a verdade de Deus no mundo. Os judeus gozavam de uma posição de grande privilégio perante Deus (Rm 9.4-5). Já os gentios eram apenas um estrangeiro. Para poder adorar o verdadeiro Deus, tinha de se converter ao judaísmo (como fizeram, por exemplo, Raabe e Rute).

O problema dos gentios, em particular, era a distância em que estavam de Deus e de suas bênçãos, ao mesmo tempo que o dos pecadores, em geral, era a morte espiritual (Ef 2. 1-10)”.
Os judeus chamavam os gentios de incircuncisos (Ef 2.11). Isso queria dizer que não traziam na sua carne o sinal físico que distinguia os israelitas como o povo com quem Deus fizera uma aliança.

As palavras “incircunciso”e “incircuncisão” eram termos de desprezo étnico semelhantes àqueles usados hoje em dia para se referir a nacionalidades que os homens menosprezam. A força dessa palavra pode ser sentida na frase dita por Davi sobre o gigante Golias: “Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1Sm 17.26). Em contraste com isso os judeus chamavam-se os circuncisos.Tinham muito orgulho desse nome, pois os identificava como um povo separado de todas as demais nações da terra.

TOME NOTA
Circuncisão (Ef 2.11) é a remoção cirúrgica do prepúcio do órgão sexual masculino. Foi prescrito como sinal externo de quem pertencia ao povo da aliança com Deus. Essa era a marca do Pacto Abraâmico e deveria ser rigorosamente observada por todos do sexo masculino (Gn 17.10-11). O procedimento era realizado no oitavo dia de vida dos nascidos em Israel ou estrangeiros comprados a dinheiro (Gn 17.12; Lv 12.3). Quem não era circuncidado era considerado “incircunciso” e, portanto, excluído da aliança (Gn 17.14). O significado religioso apontava para a pureza espiritual e a santificação (Êx 19.5,6).

b) O que Deus fez por meio de Cristo em relação a situação espiritual dos gentios (Ef 2.13-16)?
“Agora, porém, estão em Cristo Jesus. Antigamente, estavam distantes de Deus, mas agora foram trazidos para perto dele por meio do sangue de Cristo. Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. Ele acabou com o sistema da lei, com seus mandamentos e ordenanças, promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. Assim, ele os reconciliou com Deus em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles” (Ef 2.13-16 – NVT[6]).

Nos primórdios do cristianismo, a Igreja era, principalmente, composta de judeus. Mas, pela ação do Espírito de Deus, os cristãos testemunharam sobre Jesus aos gentios (At 10), que se converteram e excederam o número de membros judeus.

3. Aplicações do termo gentio em o Novo Testamento.
No NT, o conceito também tem uma ampla utilização. Em muitos casos, o termo traduzido como “gentio” pode também ser compreendido como “nação”. Em geral, este vocábulo refere-se aos não israelitas, da mesma maneira que no A.T.

As vezes refere-se a uma região que não faz parte de Israel (Mt 4.15). Frequentemente é usado como um termo de contraste étnico e cultural. Se os gentios fazem algo, é uma maneira de dizer que o mundo realiza aquilo também (Mt 5.47; 6.7, 32; Lc 12.30). Muitas vezes, quando este vocábulo é usado dessa maneira, é como exemplo negativo ou uma observação de que tal comportamento não é comum nem recomendável.

O termo pode ter também a força de designar alguém que não faz parte da Igreja (Mt 18.17). Às vezes descreve os que ajudaram na execução de Jesus ou opuseram-se ao seu ministério (Mt 20.19; Lc 18.32; At 4.25- 27).

Cornélio é uma figura que ilustra o relacionamento dos gentios com Deus (At 10 e 11). Esse centurião é apresentado como a pessoa escolhida para revelar a verdade de que o Senhor agora alcança pessoas de todas as nações e que as barreiras étnicas foram derrubadas, por meio de Jesus. Assim, a quebra dos obstáculos culturais é a ação à qual Lucas constantemente se refere em Atos, ou seja, a maneira como a Igreja trata da incorporação dos judeus e gentios na nova comunidade que Cristo tinha formado (At 15.7-12). Ao trazer a salvação aos gentios, Deus levou sua mensagem até os confins da Terra (At 13.47).[7]

CURIOSIDADE ESCATOLÓGICA
Quantos judeus e gentios morrerão durante a grande tribulação?
Ø    Quantos judeus?
Talvez, dois terços serão mortos pelo anticristo, o dobro do número que foi morto por Hitler (Zc 13.8; Mt 24.9)!

Ø    Quantos gentios?
1. Os fatos envolvidos.
a) Um quarto da humanidade morrerá durante o quarto selo (Ap 6.7,8).
b) Um terço morrerá durante a sexta trombeta (Ap 9.15).
2. Os números envolvidos.
a) Vamos supor que quatro bilhões sejam deixados para trás no arrebatamento.
b) Um bilhão será morto durante o quarto selo, sobrando três bilhões.
c) Um bilhão será morto durante o terceiro selo, sobrando dois bilhões.
d) Outro bilhão perecerá como resultado de muitos outros julgamentos mortais como guerra, fome, doença, terremotos, saraiva, pestilência etc., deixando apenas um bilhão. Em outras palavras, 75% da população mundial expirará durante a terrível tribulação! (WILLMINGTON, Horold L. Guia de Willmington para a Bíblia: Método Teológico. Vol. 2. 1ª edição de 2015, Central Gospel).


Autor: Evangelista Jair Alves
Publicação: Uikisearch
💻Site: www.uikisearch.org


[1] J. Sidlow Baxter
[2] F. F. Bruce.
[3] Guia Cristão de Leitura da Bíblia - CPAD
[4] BAPTISTA, Douglas. A Igreja Eleita - Redimida Pelo Sangue de Cristo e Selada com o Espírito Santo da Promessa. 1ª edição de 2020 - CPAD. Rio de Janeiro.
[5]A palavra esperança significa “confiança”, e o seu principal uso nas Escrituras é de confiança nas promessas divinas (Sl 130.5; Jr 17.7).
[6][6]NVT – Nova Versão Transformadora
[7]Quem é quem na Bíblia Sagrada: a História de todas as personagens da bíblia. Editado por: Paul Gardner, Editora Vida.

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