A Cidade Bíblica de Ziclague

🎯 A Cidade foi o local de refúgio de Davi doado por rei filisteu quando fugia do rei Saul.

A histórica cidade de Ziclague, mencionada em 1 Samuel 27.6 como sendo um local do território filisteu doado pelo rei Aquis a Davi e seus soldados, foi descoberta por uma equipe internacional de arqueólogos. A informação foi veiculada no dia 8 de julho, a localização da cidade ainda era desconhecida. Apesar dos anos de pesquisas e vários locais alternativos terem sido sugeridos, sem atender os critérios exigidos, contudo, as escavações em Khirbet a-Ra’i, iniciadas em 2015, apontaram indícios de assentamentos contínuos.
As escavações em Khirbet a-Ra’i desenterraram várias cerâmicas que os arqueólogos identificaram como sendo da antiga Ziclague, cidade que serviu como refúgio para Davi durante seu exílio em território filisteu.

As informações divulgadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Universidade Macquarie de Sydney, na Austrália, deram conta de que Khirbet a-Ra’i, no sopé da Judéia, entre Qiryat Gat e Laquis, no sul de Israel é o verdadeiro local da cidade de Ziclague.

“O local mostra sinais de uma comunidade filistéia e um assentamento judaico da era do rei Davi, atendendo aos critérios exigidos por Ziclague. Além disso, o sítio arqueológico mostra evidências de ter sido destruído por um incêndio maciço — a Ziclague judaica foi derrubada pelas mãos dos amalequitas”, explicaram os especialistas envolvidos com a descoberta. 0 evento mencionado pelos arqueólogos pode ser conferido na passagem bíblica de 1 Samuel 30.1.

A equipe arqueológica empenhou-se e após sete escavações, foram encontrados cerca de mil metros quadrados e estruturas maciças de pedra, estruturas típicas e artefatos culturais dos filisteus, incluindo 100 vasos de cerâmica para armazenamento de óleo e vinho.

Os especialistas contabilizaram jarros e tigelas com um acabamento “vermelho escorregadio e polido a mão”. De acordo com o professor Yosef Garfinkel, chefe do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, os objetos são característicos do período davídico. Os integrantes da equipe disseram que esses artefatos, incluindo as ferramentas de pedra e metal, são semelhantes aos encontrados nas demais cidades filistéias, incluindo Asdode, Ascalão, Ecrom e Gate.

A cidade de Ziclague serviu como esconderijo e, ao mesmo tempo, como um local onde Davi e seus homens evitariam possíveis ataques de inimigos e a vigília contumaz dos filisteus (1 Sm 27.5,6). O futuro rei de Israel morou no local até a morte de Saul (2Sm 1.1).

Referências: Jornal Mensageiro da Paz, ano 89, n° 1612, p. 13

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !