SUBSÍDIO Lição 2: O Propósito dos Dons Espirituais

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblico Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Qual é o propósito principal dos dons do Espírito Santo? São capacidades espirituais concedidas com o propósito de edificar a igreja de Deus, por meio da instrução dos crentes e para ganhar novos convertidos (Ef 4. 7-13).

1. A EDIFICAÇÃO DE TODA A IGREJA DE CRISTO.

A Igreja é comparada a um “edifício”. Paulo toma a figura da edificação de um prédio, que, desde tempos imemoriais, possui a ideia ou o projeto; os alicerces ou suas bases ou fundamentos; sua estrutura vertical e horizontal; e sua superestrutura. “Vós sois.... edifício de Deus” (ver 1 Co 3.9). E adverte: “veja cada um como edifica sobre ele” (1 Co 3.10).

 

Os dons do Espírito Santo são manifestações espirituais que devem ser úteis à edificação da igreja local. Diz Paulo: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1 Co 12.7).

 

2. A EDIFICAÇÃO ‘INDIVIDUAL’, ALÉM DA COLETIVA.

O propósito principal de todos os dons espirituais é edificar a igreja e o indivíduo (1Co 14. 3,4,12,17,26).

 

Os dons são concedidos aos crentes para a sua própria edificação e para a edificação da Igreja (1 Co 14.3,4,5,17). A edificação deve ser efetuada na base do amor, que é o equilíbrio dos dons concedidos por Deus aos crentes (1 Co 8.1; 10.23; Ef 4.16).

 

Na comunidade cristã, os salmos, as doutrinas, as revelações, as línguas, a interpretação de línguas, tudo serve; tudo se destina à edificação da própria comunidade e dos membros, individualmente (1 Co 14.26).

 

3. SIGNIFICADO DE EDIFICAR.

"Edificar" (gr. oikodomeo) significa fortalecer e promover a vida espiritual, a maturidade e o caráter santo dos crentes. Essa edificação é uma obra do Espírito Santo através dos dons espirituais, pelos quais os crentes são espiritualmente transformados mais e mais para que não se conformem com este mundo (Rm 12.2-8), mas edificados na santificação, no amor a Deus, no bem-estar do próximo, na pureza de coração, numa boa consciência e numa fé sincera (1Co 13; Rm 8.13; 14.1-4,26; Gl 5.16-26; Ef 2.19-22; 4.11-16; Cl 3.16; 1 Ts 5.11; Jd 20).

 

4. TEXTOS BÍBLICOS SOBRE EDIFICAÇÃO.

Romanos 14.19: Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.

 

 👉1 Coríntios 14.3: Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.

 

👉1Coríntios 14.5: E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

 

👉1 Coríntios 14.12: Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

👉1 Coríntios 14.26: Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

👉Efésios 4.29: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

 

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !