O rio Jordão

O Jordão, por seus caprichosos rodeios, percorre mais de 300 km. Compreende-se, com isso, a rapidez com que ele se precipita na enorme fenda que lhe serve de leito. Seu nome significa precisamente ou exatamente aquele que desce.

O rio Jordão é único rio importante da Palestina, ele nasce no Hermom, e depois de formar lagos El Hule e Tiberíades deságua no mar Morto e morre nele, sem chegar a despejar-se no oceano. Desde a confluência de seus vários mananciais até o lago de El Hule, o Jordão percorre uns 40 km.


1. O lago de El Hule

Ao longo de seu percurso, o rio Jordão forma três lagos de diferentes dimensões: ao norte, forma o lago que foi chamado antigamente de Merom, o qual os árabes chamam hoje de El Hule. O lago de El Hule, cuja profundidade varia de 3 a 5 m, mede cerca de 6 km de comprimento.

2. O lago de Tiberíades

Ao sair lago de El Hule, o rio Jordão, depois de uma rápida descida de 17 km, forma o lago de Tiberíades, chamado antigamente de Genesaré ou mar da Galiléia. Esse lago, de forma quase oval, tem uma largura máxima de 12 km e 21 km de comprimento. E a grande reserva hídrica de Israel.


3. O rio Jordão de Tiberíades até desaguar no mar Morto

A partir do ponto em que deixa o lago de Tiberíades até desaguar no mar Morto, o Jordão percorre 109 km, embora seu curso real ultrapasse o dobro por causa da tortuosidade do seu leito. Em suas origens, o Jordão tem uma largura média de 25 m e uma profundidade de 2 a 3 m, deslizando entre margens cobertas de uma vegetação silvestre. Mas, a 10 km do mar Morto, a vegetação diminui, a água se torna salobra, e a corrente menos profunda e mais larga uns 75 m.


4. O vale do Jordão

O vale do Jordão atravessa a Palestina de norte a sul e tem o rio Jordão como sua artéria. O rio corre paralelamente às duas cadeias de montanhas à direita e à esquerda. Em uma característica, é único no mundo: extraordinariamente tem sua fonte principal ao pé do grande Hermom, a 563 m acima do nível do mar, e quando deságua no mar Morto atinge 392 m abaixo do nível do mar. Isso dá uma diferença de quase mil metros de sua origem até sua desembocadura, numa distância de menos de 150 km em linha reta. Mas essa distância se alonga consideravelmente por infinitos caminhos, sobretudo depois que o rio sai em direção ao lago de Tiberíades, embora entre este lago e o mar Morto não haja mais do que 100 km de distância em linha reta.

Em sua margem esquerda, o Jordão recebe dois afluentes principais: o Hieromax ou Yarmuk, em sua saída do grande lago da Galiléia, e o Jaboque ou Nahr-ez-Zerka. Depois das chuvas do inverno e da primavera, quando as neves do monte Hermom começam a derreter, o Jordão transborda habitualmente, mas sem causar danos, por causa da forma do seu leito em sua parte mais meridional.


o Jordão corre por um verdadeiro vale de 13 a 20 km de largura, com terraços escalonados aos seus lados que, pouco a pouco, foram formados pelas águas que escavam o solo e arrastam as terras. Os árabes têm-lhe dado o nome de Ghor (fenda). O leito do rio tem apenas 20 m de largura. Próximo às suas margens, cresce densíssima vegetação formada de tamarindos, álamos e outras árvores. No período da seca, pode-se atravessá-lo em vários pontos, dos quais existe um em frente a Jericó.


Referência: FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da vida de Jesus 2ª edição: março/2008, Central Gospel.


Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !