O Deus da Bíblia Cuida Até dos Pardais

Apesar de os pardais não terem o canto mais bonito, canta, canta e canta. A vida dos pardais é cantar. Eles louvam diariamente o Seu Criador.

O nosso texto bíblico encontra-se em Lucas 12.7 que diz: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais”. Nesse capítulo Jesus está falando para milhares de pessoas. Conforme podemos ler Jesus faz várias admoestações. E uma delas é sobre os medos e os temores da vida.

O Senhor sabia o quanto o medo tem feito mal para as pessoas. Então, para ensinar usa a metáfora do pardal. Um pássaro das terras da palestina. Para Jesus as figuras são as melhores maneiras de descrever as verdades eternas.

I - Deus cuida dos pardais

1. O que a Bíblia fala sobre os pardais

Que os pardais são aves sem muito valor. Não se pagava muito pelos pardais. Na Bíblia Viva lemos: “Qual é o preço de cinco pardais? Uns dois centavos, apenas!”. Os pardais era aves desprezíveis. A sociedade não estimava muito os pardais. Contudo, Bíblia diz que, Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas para reduzir a nada as que são (1Co 1.28).

2. A simplicidade dos pardais

Os pardais são simples e pequenos de mais para serem assados. Mediam mais ou menos uns cinco a seis centímetros. Eram comuns de mais para se tornarem aves de estimação. O canto deles é muito monótono. Tinham grande prole. Hoje eles teriam dificuldades para encontrar aluguel.

3. A alegria dos pardais

Apesar de os pardais não terem o canto mais bonito, canta, canta e canta. A vida dos pardais é cantar. Eles louvam diariamente o Seu Criador. Os pardais nunca têm problema com a depressão. Visto que os que cantam seus males espantam.

4. Deus não esquece dos pardais

Eles são na verdade de pouco valor. Mas estão citados na Bíblia. Isso deve nos ensinar algumas verdades espirituais. Quando lemos as Escrituras notamos que o pardal foi lembrado pelo Senhor Jesus. Prezado leitor Cristo nunca se esqueceu de você. Tenha bom animo e vá em frente. Jesus não te abandonou.


II - O cuidado minucioso de Deus

1. Deus do Seu povo

Se Deus cuida dos pardais, não cuidará de cada um de nós? Seria Deus injusto para com o Seu povo? Deixando-os a mercê deste mudo? Não! Deus é fiel e cuida do Seu povo. O pardal depende exclusivamente de Deus para sobreviver. Assim também deve acontecer conosco (At 17.28).

2. Deus valoriza o Seu povo

Jesus disse que valemos muito mais que os pardais (Lc 12.7). E às vezes pensamos que não valemos nada. E achamos que ninguém se importa conosco neste mundo. Entretanto, nenhuma pessoa está no esquecimento diante de Deus. Todas as pessoas têm valor para Deus. Ele tem um plano maravilhoso de salvação e cuidado para cada que se achega a Ele por meio de Cristo.

3. Deus ama o Seu povo

Não somos ninguém, somos alguém. Somos pessoas amadas e cuidadas pelo Pai. Um velho pastor disse: “Quando servimos a Jesus de todo o nosso coração, Deus cuida de nós”. No plano da salvação, está incluso o cuidado de Deus. Então tenhamos confiança em Deus. Creiamos na Sua Palavra.

4. Deus nos livra dos temores

Então nada de medos e temores. Jesus prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28.20). Talvez você se sente abandonado. Esta palavra então é para você. Aprenda com o pardal. No grego a palavra pardal está no diminutivo. Mas apesar disso, ela é considera uma ave sábia (SI 102.7).

III - Áreas que abrangem o cuidado de Deus

1. Deus cuida de Seu povo
Isso é a mais pura verdade (1Pe 5.7). Deus cuidou no passado, presente e futuro o povo de Israel. O Senhor cuida da Sua Igreja. E cuida individualmente de cada um de nós. Portanto deixemos de lado os temores da vida. E vivamos felizes com o nosso Deus.

2. Deus cuida da nossa família

Basta lermos os salmos 127 e 128 para constatarmos esta verdade. O Senhor cuida dos cônjuges. Ele cuida do nosso casamento. E cuida de nossos filhos. E cuida também que toda a nossa família seja salva (At 16.31). Ainda que lutem para destruírem a família. Ainda assim ela subsistirá. Porque Deus cuida dela.

3. Deus cuida de nossa saúde

A nossa saúde faz parte do cuidado de Deus. A cura das enfermidades faz parte da salvação. Deus tem cuidado para que o Seu povo desfrute de saúde física, mental e espiritual. Ele nos livra das pragas (SI 91.6). Caso você está doente prezado leitor, ore ao Senhor e confie nele. Leia agora (Tg 5.14).

4. Deus cuida da nossa salvação

Deus arquitetou a salvação, Jesus consumou a salvação e o Espírito Santo aplica a salvação. O Pai cuidará para que sejamos arrebatados (1Co 15.51.52). O Senhor cuidará da nossa eternidade junto dele e do Seu Filho Jesus. Permanecemos firmes! Porque Jesus cuidou em ir preparar um lugar no céu para nós (Jo 14.1-3). Imaginemos o quão lindo e maravilho é o céu. E tudo isso com a presença de Jesus.

Conclusão

O pardal pode nos ensinar muitas lições preciosas. Mas podemos citar apenas duas, a confiança e louvor ao Deus Criador. Com ele aprendemos a pedagogia do cuidado divino. Deus é um Pai cuidador. Este é o ensino geral das Escrituras. Ora, se Deus cuida de algo tão barato! Não cuidará do salvo, pessoa tão cará? Na verdade, o pardal não tem a graça dos homens, mas tem o cuidado de Deus. E isso deve nos animar. E se somos filhos de Deus, então estamos cuidados. Jesus cria no cuidado minucioso de Deus. Ele sabia que os olhos do Senhor estavam sobre os pardais. Então, Jesus diz para cada um de nós hoje: “Não temais! Bem mais faleis do que muitos pardais”.

Site: Cristão Alerta { www.cristaoalerta.com.br}
Referência: LIMA, João Fernandes de. O Cuidado de Deus com o seu povo. Mensageiro da Paz, dezembro de 2018

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !