VEJA TAMBÉM:

As Declarações da Verdade de Deus

👍 A primeira declaração: Criação.
Eu sou Deus. Eu falei, para trazer o mundo à existência, e transmiti as minhas palavras de maneira tão precisa, para que possas conhecer-me e à minha verdade. Eu te criei à minha semelhança, com o propósito de ter um relacionamento de amor contigo. Com esse relacionamento, encontrarás alegria, ao saber quem és, por que estás aqui, e para onde vais. No entanto, não confiaste no que eu te disse. Pecaste, ao desobedecer à minha verdade, e o pecado te trouxe a morte — uma separação de mim. Esta separação resultou na deformação de minha imagem e semelhança em ti, e como resultado, sofreste imensamente. Por ser eu um Deus de relacionamentos, isso partiu o meu coração.

Com base nesta declaração, afirmamos e cremos nestas três verdades incontestáveis:

1. A verdade de que Deus existe.

Deus é o criador pessoal. Ele criou os seres humanos, porque queria que tivéssemos um relacionamento de amor com Ele. E por meio desse relacionamento que encontramos a integridade que resulta em sentir verdadeira alegria e felicidade.

2. A verdade sobre a Palavra de Deus.

Deus quer um relacionamento em que nos conheçamos, um ao outro, intimamente. Ele nos deu a Sua Palavra para se revelar a nós, para que possamos conhecê-lo — senti-lo em toda a Sua plenitude.

3. A verdade sobre o pecado original.

Infelizmente, esse relacionamento de amor entre Deus e os homens terminou, porque a desobediência dos homens a Deus trouxe a morte — a separação entre nós. A natureza de-formadora do pecado causou a morte física e também espiritual, resultando em grande dor e infelicidade, que, em última análise, resultam na morte física de todos os humanos. Deus não queria que a morte fosse o nosso fim definitivo, e iniciou um plano de redenção.

👍 A segunda declaração: Encarnação.
Como eu sou também um Deus de redenção e quero reconquistar o meu relacionamento contigo, propiciei a única solução para o teu problema: o pecado e a morte. Eu vim ao mundo em forma humana, com a missão de redimir-te e transformar-te de volta à minha imagem. Isto exige que eu expie o teu pecado, entregando a minha vida humana. Se aceitares a minha provisão para a tua salvação, que eu ofereço com amor e graça, tu e eu poderemos novamente ter um relacionamento, um com o outro.

Com base nesta declaração, nós afirmamos e cremos nestas quatro verdades incontestáveis:

1. A verdade sobre Deus se tornar humano.

Antes que o mundo fosse formado, Deus planejou redimir os humanos pecadores. Ele fez isso, vindo ao nosso mundo sob forma humana — e o Seu nome era Jesus.

2. A verdade sobre a expiação do pecado por Cristo.

A desobediência e o pecado contra um Deus justo e santo tiveram que ser expiados. Jesus, o Cordeiro de Deus, sem pecado, pagou a nossa dívida de pecado, para que pudéssemos ser reconciliados com Deus.

3. A verdade sobre a justificação pela fé em Cristo.

Pela morte de Jesus, podemos ser declarados justos perante o justo e santo Deus. Pela Sua misericórdia e graça, podemos ser justificados diante dEle, quando depositamos a nossa fé em Jesus. Nós somos salvos pela graça, por meio da fé no Filho de Deus.

4. A verdade sobre viver uma vida transformada.

Graças a Jesus, nós passamos da morte para a nova vida, em um relacionamento com Deus. Ele nos transmite a Sua natureza e nós começamos o processo de estar em conformidade com a imagem de Cristo, Seu Filho. Na semelhança de Cristo, a nossa alegria é perfeita.

👍 A terceira declaração: Nova criação.
Eu não posso cumprir a minha missão, de te redimir eternamente, a menos que vença a morte, pela ressurreição de Cristo, e estabeleça o meu reino eterno, em um novo céu e uma nova terra. Tu deves unir-te a nós — o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que te capacita — em nossa missão, para estabelecer o nosso reino, em primeiro lugar, nos corações e nas mentes de homens e mulheres. Nós cumpriremos esta missão por meio do corpo de Cristo, a igreja; e no Seu retorno, todas as coisas serão eternamente restauradas ao meu desígnio original. Eu farei isto, porque também sou um Deus de restauração.

Com base nesta declaração, nós afirmamos e cremos nestas cinco verdades incontestáveis:

1. A verdade sobre a ressurreição física de Jesus.

A morte de Jesus foi necessária. Mas Ele também teve que ressuscitar dos mortos, para nos ressuscitar da nossa condição de morte espiritual. E Ele o fez. É a ressurreição de Cristo que traz significado e o poder de salvação à nossa fé nEle.

2. A verdade sobre a Trindade.

Deus é um relacionamento. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Deus Pai nos amou o suficiente para enviar o Seu Filho. O Seu Filho nos amou o suficiente para se sacrificar. O Espírito Santo nos amou o suficiente para entrar em nossas vidas e tornar real o nosso relacionamento com Deus.

3. A verdade sobre o reino de Deus.

Jesus veio para estabelecer o Seu reino, para resgatar a raça humana de Satanás, aquele que governa o reino das trevas. Estabelecer o Seu reino não é apenas parte da missão de Cristo, é também a nossa perspectiva. Esse reino deve estar, antes de mais nada, nos corações e nas mentes de homens e mulheres, e então, posteriormente, deve se tornar o nosso destino eterno.

4. A verdade sobre a igreja.

O estabelecimento do reino de Deus não foi concluído por Jesus. A Sua missão foi transmitida a cada um de nós, individualmente, e coletivamente, como a Sua igreja. Funcionando como o Seu corpo com a Sua missão, nós cumprimos o Seu plano de salvação para o mundo.

5. A verdade sobre o retorno de Cristo.

Um dia, Cristo retornará, literalmente, para estabelecer o Seu reino na terra — um reino sem fim. Embora devamos sofrer a morte física, o Seu plano é nos ressuscitar, com novos corpos, que viverão para sempre. Esta é a nossa herança eterna. E um reino em que viveremos juntos, com Deus e os nossos entes amados, em Cristo, livres do pecado e da morte, por toda a eternidade.

Adaptação: Site Cristão Alerta
Referência: MCDOWELL, Josh; MCDOWELL, Sean. Verdade Incontestável. 12 pontos essenciais de uma fé relevante. 1ª edição, 2015, CPAD, Rio de Janeiro.

Compartilhar:

VEJA PUBLICAÇÕES EM DESTAQUES ⤵️ :

️ RECEBER NOVIDADES DO PORTAL CRISTÃO ALERTA
👍 Cadastre grátis seu e-mail para que possamos lhe enviar as novidades e lhe avisar sempre que o Portal Cristão Alerta publicar novos Estudos Bíblicos.
👍 Passos:
1) Digite seu MELHOR e-mail e clique em CADASTRAR;
2) Em seguida abra o seu E-mail clique no link de confirmação que lhe enviaremos, afim de confirmar seu cadastro.

De PCA