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A Cruz, o símbolo máximo da cristandade

A cruz, por estar relacionada ao Senhor Jesus Cristo, tornou-se o símbolo máximo da cristandade. A cruz, como instrumento de execução de condenados, veio a substituir outros instrumentos mais simples, como árvores ou forcas (Gn 40.19; Dt 21.23).
Descobertas arqueológicas realizadas em Jerusalém, em 1968, descobriram, analisando a ossada de um crucificado, que os pregos eram cravados nos punhos dos condenados, já os cravamentos dos pregos nos pés davam-se de maneiras diversas. A cruz, no contexto cristão, é um símbolo de verdades espirituais a serem aplicadas em nossas vidas em nossa relação com Deus.

" [...] hegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram,
e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda" (Lc 23.33).
A cruz é primeiramente uma ação de Deus.

A humanidade criada por Ele estava habilitada a participar da Sua comunhão gratuitamente, pois o ser humano estava sob a ação vivificante e santificante de Deus. Renunciar ou romper voluntariamente com esse estado de graça, implicava em morte (Gn 2.16,17). Como Deus não realiza ações que contrariam Seu ser, era necessária a aplicação da pena sobre o ofensor.


Os termos aplacar, satisfação, propiciar, relacionados a Deus, em última análise, significam: reconhecer a glória de Deus; pode também ser entendido como reconciliação. Não pode haver tensão ou convulsão no ser de Deus. A cruz é, portanto, necessária. Neste caso, a cruz de Jesus, é a justiça de Deus.

A cruz, como justiça divina, está também direcionada aos seres humanos pecadores. Ninguém pode se aproximar de Deus por si mesmo. Estar junto a Deus sempre será um ato da misericórdia divina. O pecador em sua culpa nada poderia fazer para reconquistar a comunhão com Deus. A justiça da cruz é o remédio que traz a cura ao pecador. A justiça de Deus-em-Cristo na cruz revela o outro lado da ação divina: o amor de Deus pelos pecadores. O amor de Deus consiste em que o pecador impossibilitado de se aproximar perante Ele, foi justificado gratuitamente por Sua justiça por meio da obra de Seu Filho. A cruz é o lugar máximo do auto esvaziamento de Deus (Fp 2.5-11).

A cruz como instrumento de autoconscientização, quer dizer que vivemos em um mundo espiritualmente afastado da vontade diretiva de Deus, isso implica que viver uma vida agradável a Deus requer renúncia por parte do fiel, renúncia, se possível, até a morte (Ap 2.10). Há um conflito (ideológico, moral) entre os que estão unidos a Deus e os que vivem afastados dEle (Ef 6.1-18). Não podemos nos submeter às regras de condutas do mundo afastado de Deus (1Jo 2.15-17). Assumir compromisso com Deus no meio de uma sociedade caída é assumir a cruz.

A proclamação da comunidade da fé, a Igreja, afirma que a cruz é o lugar onde Deus e o homem se encontram e se reconciliam. A cruz é o lugar do sacrifício infinito do Filho de Deus pelo ser humano. A cruz ainda é considerada como escândalo (ICo 1.23), pois os cristãos, na cruz, se encontram com Deus em condições humanas, ou em carne (Hb 2.14; 5.7), Deus crucificado.

É na cruz que a vontade de Deus e a humana se tornam una. A cruz, pois, é um lugar onde educamos nossa vontade para ser submissa a vontade de Deus. A cruz nos faz consciente de que estávamos separados de Deus. Estávamos andando segundo o príncipe das trevas (Cl 1.13), cumprindo os desejos da carne (Cl 3.5). Éramos, por natureza, filhos da ira (Ef 2.3), mas na cruz fomos libertos do poder do pecado (Rm 6.6,7), fomos libertos da potestade infernal (Cl 2.15), fomos salvos na cruz (Rm 5.1).

Hoje, no mundo cristão se cumpre esta profecia: “ [...] porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR [...]” (Hc 2.14); mas uma multidão de cristãos não está vivendo o Evangelho da cruz de Cristo.

🔍 Publicação: Uikisearch
Referências: GOMES, Francisco Gonçalves da Costa. O que a cruz nos diz, Mensageiro da paz, agosto/2019

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