João Lundgren, pioneiro da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul

Ruben Johannes Lundgren

Pastor Ruben Johannes Lundgren

O pastor Ruben Johannes Lundgren, mais conhecido como João Lundgren, foi um dos pioneiros da Assembleia de Deus no estado do Rio Grande do Sul. Filho de missionários suecos, dedicou toda a sua vida ao serviço cristão e ao desenvolvimento da obra pentecostal no Brasil.

1. Origem e nascimento

João Lundgren nasceu em 1º de outubro de 1926, na cidade de Santos (SP).

Era filho dos missionários suecos Charles Leonard Simon Lundgren e Lineia Leontina Lundgren, que estavam envolvidos na obra missionária das Assembleias de Deus no Brasil.

Desde a infância, cresceu em um ambiente profundamente cristão, acompanhando seus pais nas atividades da igreja e nos trabalhos evangelísticos da denominação.

2. Conversão e juventude

Criado dentro das Assembleias de Deus, João Lundgren teve uma experiência pessoal com Cristo ainda muito jovem. Aos oito anos de idade, sentindo-se pecador diante de Deus, entregou sua vida a Jesus Cristo, iniciando sua caminhada de fé.

Durante a juventude, envolveu-se ativamente nos trabalhos da igreja. Nesse período, participou da primeira banda de música organizada na Assembleia de Deus em São Cristóvão (RJ), fundada pelo missionário norueguês Jahn Sorheim. Na banda, ele tocava instrumento de sopro, contribuindo com o ministério musical da igreja.

3. Chamado ministerial

Com o passar dos anos, sua dedicação à obra do Senhor tornou-se evidente.

1952 – Foi consagrado ao ministério de evangelista.

28 de fevereiro de 1954 – Foi ordenado ao ministério pastoral na cidade de Maringá (PR).

Após sua ordenação, foi designado para pastorear a igreja em Londrina (PR), após a emancipação da Assembleia de Deus da cidade de Ibiporã.

4. Ministério pastoral e liderança

Posteriormente, João Lundgren foi enviado para o Rio Grande do Sul, onde desempenhou um papel fundamental no crescimento da igreja. Ele tornou-se líder da Assembleia de Deus em Caxias do Sul (RS), função que exerceu desde 1966. Sua liderança foi marcada por dedicação pastoral, compromisso com a doutrina pentecostal e zelo pelo crescimento espiritual e organizacional da igreja.

Em reconhecimento à sua contribuição para a denominação, recebeu o título de presidente de honra da Convenção das Assembleias de Deus do Rio Grande do Sul.

5. Família

O pastor João Lundgren foi casado com Maria de Lourdes Malinovski. O casal constituiu uma família e teve quatro filhos, sendo que um deles veio a falecer. Sua família sempre esteve envolvida no contexto da obra cristã e do ministério pastoral.

6. Legado

João Lundgren deixou uma importante contribuição para a história das Assembleias de Deus no Brasil, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.

Seu ministério foi marcado por:

1) fidelidade ao evangelho pentecostal

2) dedicação à igreja local

3) compromisso com a obra missionária

4) influência na formação de líderes e

5) no crescimento da denominação

Conclusão

Por sua atuação pastoral e administrativa, é lembrado como um dos pioneiros da Assembleia de Deus gaúcha, tendo desempenhado papel relevante na consolidação da igreja na região sul do país.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz (Novembro de 2008)

Acervo Pessoal: J Alves

LEIA TAMBÉM 👇

Lição 10 – Espírito Santo — O Capacitador - Escola Bíblica Dominical, 1° Trimestre 2026 – CPAD

Lições Bíblicas Adultos Professor 1º Trimestre 2026 CPAD

Kit de Slides – Escola Dominical | 1º Trimestre 2026

Kit de Slides 2° Trimestre 2026 | Escola Dominical

Lição 9 – Espírito Santo — O Regenerador - Escola Bíblica Dominical, 1° Trimestre 2026 – CPAD