Aborto (1)

Aborto – A palavra aborto vem do latim, abortum, do verbo abortare, com o significado de “pôr-se o sol, desaparecer no horizonte e, daí, morrer, perecer”.

Aborto “é a expulsão espontânea ou provocada do feto antes do sexto mês de gestação, isto é, antes que o feto possa sobreviver fora do organismo materno.

 

🎯 Embrião

O termo embrião é usado para definir um organismo que está nos primeiros estágios de desenvolvimento.

Ele é formado 24 horas após a fecundação. Durante as primeiras oito semanas de vida, o embrião (que corresponde ao fruto da junção de um óvulo e um espermatozoide) ainda não tem os traços do corpo definidos, mas já é considerado um ser vivo do ponto de vista médico.

É uma pessoa em formação, em potencial. Da primeira à oitava semana (2 meses), completam-se todos os órgãos, apresentando inclusive as impressões digitais.

A alma e o espírito são colocados por Deus no embrião, com a concepção (Zacarias 12.1; Isaías 57.16).


🎯 Feto

Ser humano que se encontra em desenvolvimento no útero, após a conclusão do terceiro mês de gestação, até ao seu nascimento.

Nos humanos, a partir da oitava semana depois de ocorrida a fertilização do óvulo pelo espermatozóide, o concepto  que recebia o nome de embrião passa a ser chamado de feto, permanecendo com este nome até o final da gestação.


A Bíblia ensina que o feto humano é uma pessoa, mesmo antes do nascimento.

Isaías diz: "O Senhor me chamou desde o ventre" (Isaías 49.1).

Paulo diz: "Deus, que me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou pela sua graça" (Gálatas 1.15).

João Batista foi "cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe" (Lc. 1.15).

O salmista usa o pronome "me", referindo-se a si mesmo como uma pessoa no momento da concepção, e diz: "Em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51: 5).

Também no Salmo 139: 13 diz: "cobriste-me no ventre de minha mãe".

E o Senhor disse ao profeta Jeremias: "Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, e o consagrei e constituí profeta às nações" (Jr 1. 5 – Nova Almeida Atualizada).

1. O posicionamento da Ética Cristã sobre o aborto

Sendo o feto uma pessoa, praticar o aborto é praticar o homicídio. E os homicidas não entrarão no Reino de Deus. Leia Apocalipse 21.8; 22.15; I Timóteo 1.9.

2. O posicionamento da Ética Cristã sobre os bebês

2.1 Os bebês que ainda não nasceram são chamados de crianças pequenas, ou criancinhas, a mesma palavra (grego: brephos) utilizada para infantes ou crianças muito novas (por exemplo, em Lc 1.41, 44; 2.12, 16; Ex 21.22), e às vezes, para se referir até mesmo aos adultos (por exemplo, em 1 Reis 3.17). 

2.2 Os bebês ainda não nascidos são criados por Deus (SI 139.13), da mesma forma que Deus criou Adão e Eva à sua imagem (Gn 1.27).

2.3 A vida do bebê ainda não nascido é protegida pela mesma punição destinada à injúria ou morte (Êx 21.22) destinada a ofensas praticadas contra adultos (Gn 9.6).

2.4 Cristo era humano (o Deus-homem) desde o momento da sua concepção no útero de Maria (Mt 1.20,21; Lc 1.26,27).

2.5 A imagem de Deus inclui “macho e fêmea” (Gn 1.27), sendo um fato científico que a masculinidade ou a feminilidade (o sexo/gênero) de um ser é determinada no momento da concepção.

2.6 As crianças ainda não nascidas possuem atributos pessoais distintivos de seres humanos, tal como o pecado (SI 51.5) e a alegria (Lc 1.44).

O pai da Fetologia moderna, o Dr. Albert W. Liley (1929-1983) observou que é “do mesmo bebê que cuidamos antes e depois do nascimento, o qual, antes do nascimento pode estar adoentado e precisa de diagnóstico e tratamento da mesma forma que qualquer outro paciente” (“CAA” in LS, citado em Wilke, AQA, 52). E como se trata do mesmo bebê e do mesmo paciente tanto antes, quanto depois do nascimento, ele, portanto, é igualmente humano antes e depois do nascimento (Geisler e Beckwith, MLD, 90).

 

A vida humana não para, e depois recomeça — existe um fluxo contínuo e ininterrupto da vida humana de geração a geração, de pai para filho. Uma nova vida humana individual aparece por intermédio da concepção. Logo, a vida recém-formada é tão plenamente humana quanto à vida dos seus pais.

🔍 Veja mais termos com a letra A, Acesse Aqui

💻 Site: www.cristaoalerta.com.br

Compartilhar:

👇 Destaque do mês

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !