👇 Subsídios Dominical👇

Quem foi Apeles?

Paulo enviou saudações a esse cristão romano, que fora testado e “aprovado em Cristo” (Rm 16.10 - ARC). 
Talvez ele tenha, como o apóstolo, sofrido perseguições; contudo, nenhuma informação adicional é dada. O cuidado pastoral de Paulo e a sua consideração por indivíduos são frequentemente destacados em suas cartas.

Ao longo de minhas pesquisas sobre ele, encontrei somente duas informações:

1. A que está registrada no texto lido (Rm 16.10).
2. A segunda vem de Eusébio de Cesareia, no início do século 4, por volta de 313.

Eusébio nos informa que a esposa dele era Filomena, e tinha sido classificada como herege. Vejo de forma positiva a classificação de sua esposa como herege, pois nessa época todo ensino que fosse contra a Igreja que se institucionalizava era considerado heresia. Houve muitos santos de Deus que foram classificados como hereges, bastando citar Wicliff, Huss, Savonarola e Lutero. Inclusive, Aubrey Burl escreve um livro sobre os cátaros e albigenses, que tem como título “Hereges de Deus”.

No entanto, temos uma informação fundamental de Paulo sobre este ilustre desconhecido: “aprovado em Cristo”. Podemos considerar três situações na vida de Apeles que possivelmente teriam ocorrido:

1. Paulo o conhecia por algum tempo. Ninguém dará um testemunho positivo sobre uma pessoa sem não conhecê-lo. Não sabemos o tempo, mas ele existiu em relação a Paulo e Apeles.

2. Certamente, Paulo observou que tudo que Apeles fazia prosperava. Certamente fazia com esmero e dedicação.

3. Possivelmente, Apeles deve ter enfrentado oposição ou perseguição em sua prática do Evangelho, e venceu a todas. Devemos nos lembrar que nesta época os cristãos já estavam sendo perseguidos. Paulo foi decapitado. O apóstolo então podia concluir: era um aprovado em Cristo.

Nas Cartas que escreveu, Paulo menciona nomes de pessoas saudando-as, mas muitas vezes destacando suas qualidades ou características no relacionamento, entre as quais estão: Feber, aquela que ministra; Priscila e Aquila, meus cooperadores; Epêneto, um dos primeiros da Ásia; Maria, que muito trabalhou; Andrônico e Junias, companheiros de prisão; Amplíato, amigo; Urbano, cooperador; Estáquis, amado; Aristóbulo, saudação; Herodião, meu parente; Narciso, saudação; Trifena e Trífosa trabalham no Senhor; Pérside, muito trabalhou; Rufo, eleito; Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, saudações; Filólogo, Júlia, Nereu e Olímpia, saudações.

De minha parte, creio que uma saudação que se destaca foi a de Apeles. Creio também que qualquer um trocaria do que tem adquirido ao longo dos anos pela declaração de aprovado em Cristo. Sermos aprovados em Cristo deve ser nossa grande meta e propósito.

Vemos Paulo, ao final de sua carreira, preso e quase sozinho. Diz ele: “[...] Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para Dalmácia. Só Lucas está comigo [...] Tíquico [foi enviado] a Éfeso [...] Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males [...] ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam [...]” (2Tm 4.10-16).

Facilmente se percebe no texto acima aqueles citados pelo apóstolo Paulo que não receberiam a declaração de “aprovados no Senhor”. Em 1 Coríntios 9.27, o apóstolo declara: “subjugo o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo, a ser reprovado”. Também disse para o filho na fé, Timóteo: “procura apresentar-te a Deus aprovado” (2Tm 2.15).

Publicação: Uikisearch
📚 Referências:
- SANTOS, Vantuil Gonçalves dos. Jornal Mensageiro da Paz, maio, 2019
- GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. A história de todas as personagens da Bíblia

🔍VEJA TAMBÉM🔍:
📚 Uikisearch - Este é o site ideal para quem deseja fazer pesquisas cristãs e Escolares.

Compartilhar:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !